Home / Moda / Acessórios

Parecem livros, mas são bolsas! Conheça as clutches bordadas da marca Mrs. Chaplin

by Ketlyn Araujo ,
Parecem livros, mas são bolsas! Conheça as clutches bordadas da marca Mrs. Chaplin

Alguém segura as amantes de livros!

Foi ao folhear uma revista, dando de cara com as famosas bolsas em formato de livros da marca de acessórios Olympia Le Tan, que a russa Tatiana Kononova teve a ideia de fazer suas próprias versões do produto: “Meu orçamento não permitia nem debater sobre comprá-las, e então tornei-me obcecada com a questão de como fazer uma book clutch. Para uma pessoa com quase nenhuma experiência de costura e absolutamente nenhuma habilidade de bordado, parecia uma ideia maluca”, contou a designer ao FTC, site parceiro do taofeminino, sobre o nascimento da Mrs. Chaplin. Natural de Moscow e apaixonada por tudo que envolve moda, cores e literatura, Tatiana atribui como principal ingrediente de suas criações as “mãos amorosas” que bordam suas clutches.

O processo de produção, entretanto, não foi tão simples – e exigiu dela tempo e energia até que atingisse o produto final: “Comecei a pesquisar vários tutoriais de do it yourself, mas nenhum chegava ao resultado que eu queria. Comecei a pensar, então, em como preencher a lacuna de uma bolsa-livro no meu coração, sem precisar rasgar nenhum livro real”, confessa. Kononova continuou suas pesquisas pelo universo da própria Olympia Le Tan, a fim de entender como eram feitos os acabamentos das clutches, quais materiais eram usados, como eram produzidas... Para completar, a artista apostou suas fichas em aulas práticas de bordado.

Após desperdiçar alguns rolos de linhas e tomar inúmeras picadas de agulha, como ela mesma relata, Tatiana finalmente conseguiu terminar sua primeira bolsa-livro: “Não era perfeita, mas deixou todos os meus amigos sem palavras. Eles me pediram para fazer para eles, e assim nasceu a ideia de abrir uma loja”, diz.

Na Mrs. Chaplin, os “bordados” das capas são feitos de maneira totalmente artesanal, à mão, e prometem agradar leitores das mais variadas categorias. Lewis Carroll, Stephen King, Tolstói e Antoine de Saint-Exupery são alguns dos autores que marcam presença no cardápio da marca. Se você quiser uma bolsa exclusiva, também existe a opção de enviar uma foto da sua capa favorita para Tatiana, que consegue fazer a reprodução fiel do livro.

E de onde veio o nome “Mrs. Chaplin”? Tatiana não se lembra muito bem sobre sua origem, mas dá algumas pistas: “Prefiro pensar na parte ‘Mrs’ (senhora) como referência a alguém como uma avó, com seu tricô em frente a uma lareira, enquanto o ‘Chaplin’ é um sinônimo de algo clássico e divertido” - fazendo referência ao ator e humorista Charlie Chaplin, claro.

Para + infos, é só acessar o Instagram e o Etsy da marca.

Info + Fun. O FTC é um site que traz conteúdo informativo e criativo sobre moda, arte, design, cultura, decoração, tecnologia, tatuagens, gastronomia e viagens.

E para aumentar seu vício...

Ketlyn Araujo
you might also like