Home / Bem-Estar / Saúde / dicas de alimentação

Saúde 24h: 17 dicas para uma rotina mais saudável

by Fernanda Guimarães ,
Saúde 24h: 17 dicas para uma rotina mais saudável© iStock

Você bem que tenta adotar uma rotina saudável só que não tem tempo nem para preparar seu almoço ou ir para a aula de ioga. Adaptar-se a grandes mudanças realmente não é tarefa fácil, mas é incrível o que alguns pequenos ajustes podem fazer por você e pela sua saúde

Definir metas surreais quando o assunto é saúde pode ser uma grande armadilha. Começamos a dieta e vamos bem até que... cedemos às tentações. Até começar uma nova dieta e tudo se repetir. E a culpa não fica só na consciência - e aparece na forma de retenção de líquidos e falta de ânimo. Seguindo as 17 dicas a seguir, uma vida mais saudável te espera.

6h: Beba água morna com limão

Não existe nada melhor do que acordar e tomar uma xícara de café (que também tem seus benefícios). Mas a melhor maneira de "acordar" seu corpo é com uma caneca de água morna e suco de limão. O limão tem poderosas propriedades antibacterianas - que infelizmente não estão no café com leite - e dão um boost no sistema imunológico. Esprema meio limão fresco em uma xícara de água aquecida e espere pelo menos 10 minutos para comer alguma coisa.

7h: Esfoliação ayurvédica

Um dia zen pede uma esfoliação ayurvédica, que limpa e livra o corpo e ainda faz maravilhas pela sua beleza. Conforme envelhecemos, nosso organismo torna-se menos eficaz na renovação celular. Se dê esse presente: esfolie suavemente o seu corpo, em movimentos longos para cima, usando uma bucha vegetal, luva ou escova. Isso vai ajudar a abrir e ativar os poros, fazer o sangue circular e incentivar a pele a expulsar as células mortas da pele.

8h: Ir para o trabalho também é academia

Se você costuma dirigir para o trabalho veja se existem outras formas de transporte disponíveis e convenientes. Dá para ir pedalando? Pegar o trem, ônibus ou caminhar? Todas as opções exigem mais atividade física do que dirigir - e você liquida os 30 minutinhos diários de atividade física que os médicos tanto recomendam.

9h: Pense positivo!

Foi um pesadelo chegar ao trabalho? Está atrasada? Da próxima vez que você pisar no escritório, crie o hábito de reiniciar a sua mente com pensamentos positivos. Você vai ter um dia mais produtivo e se sentir muito mais motivada se imaginar coisas boas acontecendo (não só no trabalho mas em todos os aspectos da vida). Pode confiar!

10h: Aperitivo fit

Você vai estar batendo um papo caloroso com o seu estômago às 10h (se tomou café da manhã antes de sair de casa). Este é o momento em que seus níveis de energia caem um pouco. Nem pense em atacar um snack cheio de calorias: prefira beliscar coisas saudáveis. Quer um exemplo? Nozes e amêndoas. Em pequenas porções, elas saciam e ainda têm gorduras boas.

11h: Ouça música

Dê o play: Beyoncé, Katy Perry, Lady Gaga podem ser bem inspiradoras. Foi comprovado que ouvir música reduz a pressão arterial, o estresse, aumenta o bom humor e ajuda a diminuir a dor lombar crônica (por essa você não esperava). Então, da próxima vez que você tiver alguma tarefa daquelas bem chatas e burocráticas, aumente o volume dos fones de ouvido e respire fundo.

12h: Beba água. MUITA água!

Não negligencie a hidratação diária do seu corpo! Água é muito importante na eliminação de toxinas e para mantê-la energizada. A gente recomenda: o Waterin é um aplicativo esperto que vai ajudá-la a alcançar números perfeitos na sua tabelinha de hidratação diária!

13h: Evite a maionese no almoço

E também molhos industrializados. Para deixar a saladinha mais apetitosa a saída é temperar bem com uma misturinha com limão e azeite, por exemplo. Maionese, molhos prontos e outros condimentos industrializados oferecem poucos benefícios nutricionais, têm alto teor de açúcar, ingredientes artificiais e gordura.

14h: Faça um minibreak

Olhar fixamente para a tela do computador durante horas só faz mal. Faça pequenas pausas durante o dia para evitar problemas comuns como estresse visual, dor nas costas e cansaço. Levante-se e tome um chá - o verde é rico em antioxidantes - ou aproveite para bater um papo rápido com o seu colega.

15h: Organize o dia seguinte

Faça uma lista das atividades do dia seguinte. Você terá um panorama geral da situação, se organizará melhor e a reduzir a chance de esquecer algo importante. Assim que a tarefa for concluída, risque-a da relação - a sensação de dever cumprido vai tomar conta!

16h: Pico de açúcar

Pode ir tirando os olhos do pacote de biscoitos, mocinha! Quando aquela necessidade de açúcar bater, derrote-a mantendo uma tigela de frutas na sua mesa. A melhor opção é ter snacks com índice glicêmico baixo, como maçã e melancia. Elas substituem as delícias do mal e ainda dão um shot de energia no cérebro. Nos dias mais, digamos, críticos, apele para um chocolate amargo.

17h: Use as escadas

Se você pega o metrô ou trem e as filas para as escadas rolantes estão maiores do que as para ver o Papa, encare os degraus! Na verdade, mesmo sem fila, use as escadas. Você vai se surpreender com o que alguns passos podem fazer pelo seu bumbum.

18h: Segunda-feira vegetariana

Fazer um dia vegetariano por semana pode mudar completamente a sua alimentação. Mesmo com o flexitarianismo -- uma espécie de semi-vegetarianismo -- em alta, a dieta ocidental ainda contém grandes quantidades de carne, o que significa que estamos deixando muito menos espaço para frutas e legumes. Se você tentar estabelecer esta regra talvez consiga chegar a 5 dias por semana meat free!

19h: Mão na massa

Queimadora de panelas ou chef gourmet, todo mundo consegue cozinhar alguma coisinha (e não é só macarrão instântaneo, tá?). Não precisa ser um menu degustação 3 estrelas-Michelin -- um monte de receitas fáceis que não vão roubar mais do que 30 minutinhos do seu tempo estão aqui!. Esqueça as refeições prontas de supermercado e abrace a comida caseira e seu preparo. Se você não vive sozinha, aproveite e faça do momento da cozinha mais uma hora de diversão com a sua família/marido/room-mates.

20h: Prepare-se para amanhã

Pode parecer sua mãe falando, mas se você fizer um esforço extra para se preparar, por exemplo, quais roupas vai usar no dia seguinte, você vai riscar mais uma tarefa para realizar de manhã. Saber controlar seu tempo fará suas manhãs tão relaxantes que sair da cama não vai parecer uma obrigação!

21h: Meditação para limpar a mente

Meditar é muito mais fácil do você acha. Um pouco de cura espiritual pode ajudar a acalmar a mente através da criação de um nível superior de consciência e calma. O ritual noturno perfeito antes de dormir? Tão fácil como entoar o mantra: "Ommm"

22h: Durma mais!

O sono é vital para a sua saúde e beleza. Todos trabalham em horários diferentes, mas por volta das 22h comece a relaxar a cabeça e se preparar para dormir. É um bom momento ler um livro ou revista. A falta de sono pode causar uma série de problemas para a sua vida sexual, bem-estar, memória e peso. Está na hora de começar a dormir bem e aproveitar os benefícios das horas na cama!

Tem alguma dica bacana para deixar a rotina mais saudável? Conta para gente lá no Twitter: @taofeminino!

Leia mais:
+ O superdossiê da vitamina C

Fernanda Guimarães
you might also like