Home / Entretenimento / Bombando na internet

Pra ver ou pra comer? Artista faz pirulitos em formato de animais e os detalhes são impressionantes

by Geovana Pereira ,
Pra ver ou pra comer? Artista faz pirulitos em formato de animais e os detalhes são impressionantes

Arte + Doce. Tem como não gostar? O japonês Shinri Tezuka utiliza um material inusitado para fazer esculturas: açúcar.

Shinri Tezuka é um expert na arte de fazer pirulitos ultrarrealistas, sempre em formato de animais. Para criar essas verdadeiras obras de arte, ele mantém viva uma técnica conhecida como Amezaiku, antiga arte culinária chinesa, muito popular entre artistas de rua no Japão por volta do século VIII.

Não é nada fácil ser um artista de Amezaiku. É preciso ser perfeccionista e aguentar temperaturas bem altas! Os doces são feitos a partir de xarope de açúcar e amido. A massa caramelizada é aquecida a 90º C, por isso muita resistência e precisão são necessárias para moldá-la com as próprias mãos antes que esfrie e endureça. Os detalhes também são feitos rapidamente no doce quente com ajuda de ferramentas como pinças e tesouras, de forma que o tempo total da confecção não ultrapassa cinco minutos.

Como resultado temos estes pirulitos minuciosamente esculpidos, puro deleite para os perfeccionistas de plantão. Tezuka vende as criações na loja que abriu em Tóquio, a Ameshin. No mesmo local, o escultor exibe sua técnica em demonstrações ao público e ministra cursos para os interessados na arte comestível. As obras detalhistas custam cerca de R$ 30 a R$ 60. Você teria coragem de comer pirulitos tão delicados?

Artista japonês cria pirulitos em formato de animais extremamente realistas © Reprodução/followthecolors
Artista japonês cria pirulitos em formato de animais extremamente realistas
See album

Texto escrito por @compergeovana e editado por @gabrielamori.

Info + Fun. O FTC é um site que traz conteúdo informativo e criativo sobre arte, design, cultura, decoração, tecnologia, tatuagens, gastronomia e viagens.

Fica mais um pouco!

Geovana Pereira
you might also like