Home / Entretenimento / Bombando na internet

Papel reutilizável pode ser impresso 80 vezes

by Karen Carneti ,
Papel reutilizável pode ser impresso 80 vezes© Springwise

Iniciativa de universidades chinesa e americana busca diminuir a poluição e o lixo excessivo

Summary
  1. · Qual o segredo?
  2. · Baixo custo
  3. · Ainda não acabou...
  4. · Continue no taofem...
  5. · taofeminino ♥ Pinterest

Apesar de vivermos na era digital, o papel ainda é bastante presente no dia a dia das pessoas e, normalmente, vai parar em aterros ou centros de reciclagem, contribuindo muito para aumentar o lixo – quase 40% do lixo em aterros é feito de papel – e o desmatamento.

Para tentar diminuir a poluição e o desperdício, pesquisadores da Shandong University, na China, a Universidade Riverside da Califórnia e o Laboratório Nacional de Lawrence Berkeley se uniram e criaram um método para imprimir em papel utilizando apenas luz UV. Além disso, o papel pode ser apagado por aquecimento a 120°C e reescrito mais de 80 vezes – sem o uso de qualquer tipo de tinta.

Qual o segredo?

Não é feitiçaria, é tecnologia! Piada infame à parte, o negócio funciona da seguinte maneira: o papel comum é revestido por dois tipos de nanopartículas: azul prussiano – um pigmento azul barato e não tóxico que se torna incolor quando ganha elétrons – e dióxido de titânio (TiO2), material fotocatalítico que acelera as reações químicas após ser exposto à luz UV. Essa combinação química cria uma superfície “regravável” e, quando exposto à luz, o novo papel libera elétrons que tornam a superfície azul incolor.

Baixo custo

A tecnologia é muito atraente porque, além da diminuição do desperdício, tem baixo custo. Os materiais do revestimento não acrescentam quase nada ao custo de uma folha de papel comum, e o valor da impressão deverá ser menor do que o das impressoras tradicionais, já que nenhuma tinta é necessária.

Assista abaixo ao vídeo da Universidade Riverside (em inglês):

Loading...

Info + Fun. O FTC é um site que traz conteúdo informativo e criativo sobre moda, arte, design, cultura, decoração, tecnologia, tatuagens, gastronomia e viagens.

Ainda não acabou...

Continue no taofem...

⇢ ​Imagens do vilarejo mais frio do mundo – as temperaturas chegam a -71°C
Mãe adotiva manda mensagem emocionante aos pais biológicos de seu filho
Estamos apaixonadas por este casal de velhinhos que se veste combinando
Com 1 ano e 7 meses esse bebê já sabe ler perfeitamente
⇢​ Imagem com limões mostra como é o câncer de mama

taofeminino ♥ Pinterest

Karen Carneti
you might also like