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20 nutrientes essenciais para um cabelo saudável de A a Z

por Ana Paula Sanches Publicado em 3 de julho de 2015
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O que você come influencia diretamente na saúde dos fios

Se você lava, hidrata e corta o cabelo regularmente, mas mesmo assim sente que ele não está saudável como deveria, atenção: o problema pode estar na alimentação. Assim como o restante do corpo, seus fios precisam de diversos nutrientes para se manter fortes, e esses só podem ser adquiridos por meio de refeições balanceadas que incluam vitaminas, minerais e proteínas.

A dermatologista especializada em cabelos Inaê Cavalcanti, de São Paulo, divide uma lista incrível de nutrientes que são indispensáveis para deixar os seus cabelos do jeitinho que você sempre sonhou. Já solta o cabelo e vem com a gente, gata.

Para estimular o crescimento dos fios

Quer ficar com um cabelo de Rapunzel o mais rápido possível? Aposte em:

Aminoácidos: sem eles, o ritmo do crescimento dos cabelos diminui. Os aminoácidos essenciais são encontrados em peixes, carnes, derivados do leite e soja, por exemplo.

Colágeno hidrolisado + aminoácidos sulfarados: o consumo de 5g por dia estimula o crescimento, aumenta a hidratação e o diâmetro das madeixas. Você pode encontrar o colágeno hidrolisado em farmácias por todo o País, mas lembre-se que é fundamental que um médico a oriente antes do consumo.

Proantocianidinas: também têm ação benéfica sobre o crescimento capilar. Estão presentes na uva, por exemplo.

Proteínas: responsáveis pela síntese, manutenção e crescimento de novas células e tecidos – ou seja: tudo o que você precisa nos seus fios! Carnes são alimentos ricos em proteínas.

Zinco: participa da síntese de proteínas, estimula a multiplicação das células e favorece o crescimento e fortalecimento dos cabelos. Ostras, nozes e castanhas têm bastaaante zinco.

Nutrientes que evitam a queda de cabelo

Queda de cabelo? Na-na-ni-na-não! Já te ensinamos como evitá-la com massagens e tratamentos, e agora vamos mostrar quais alimentos vão te ajudar nessa empreitada de conquistar uma cabeleira volumosa:

Ácido fólico: além de evitar a queda, aumenta a resistência do organismo e o efeito da vitamina B12. Feijão e lentilha, por exemplo, são alimentos ricos e ácido fólico.

Cistina: mulheres com deficiência de cistina tendem a apresentar uma queda de cabelo maior do que as demais. A cistina está presente em ovos, carnes, leite e cereais.

Ferro: mesmo que você não esteja com anemia, a deficiência do ferro pode ocasionar a queda difusa dos cabelos – tudo o que queremos é evitar isso! Você o encontra no feijão, por exemplo.

Taurina: protege os folículos capilares e, por esse motivo, evita a queda. Alimentos como peixe e frutos do mar são ricos em taurina.

Vitamina H (biotina): vitamina hidrossolúvel, faz parte da família do complexo B. É essencial para o crescimento das células e, quando ausente, acentua a queda dos cabelos. Os alimentos que mais contêm essa vitamina são as carnes de fígado e rim, feijão de soja e gemas de ovos.

Quer fortalecer seus cabelos? Eis a solução

Seu cabelo cresce rápido, mas os fios não são fortes como você gostaria? Hora de resolver esse problema de uma vez por todas:

Cálcio - a baixa quantidade dele no organismo faz com que o cabelo fique frágil e quebradiço. Para aumentar os níveis de cálcio do seu corpo, consuma tofu, brócolis e aveia.

Cobre: o cobre ajuda na formação de colágeno e elastina, que protegem o fio contra a quebra. Está presente em alimentos como caju, fígado e cereais.

Enxofre: é um componente da proteína de queratina do seu cabelo e é encontrado em carnes, ovos, frutas secas, leite e vários outros.

Silício: estimula as fibras de sustentação como colágeno e elastina, resultando em fios mais grossos. Você o encontra em cereais integrais, amêndoas e castanhas.

Vitamina E: atua contra os radicais livres, previne danos celulares decorrentes do envelhecimento e melhora a microcirculação do couro cabeludo. Para adquiri-la, ingira cereais e óleos vegetais.

Vitamina F: sua carência prejudica o processo de queratinização do couro cabeludo, propiciando o aparecimento da caspa e deixando o fio mais fino e frágil. Evite que isso aconteça: consuma abacate, nozes e semente de girassol.

Nutrientes para deixar seus cabelos mais brilhantes e hidratados

Agora sim! Depois de ajudar as suas madeixas a crescer com mais facilidade, fortes e com pouca queda, é hora de cuidar e fazer a manutenção desses resultados. Brilhe, querida leitora!

Água: não podíamos deixá-la de fora, não é!? Responsável pelo transporte de todos os demais nutrientes pelo corpo, ela ajuda a deixar seus fios mais hidratados e cheios de vida. Tome pelo menos 2,5L por dia.

Potássio: controla a quantidade de água nos fios, o que torna o cabelo mais flexível e fácil de pentear (ou seja, nada daqueles nós que quebram rapidinho). É encontrado na banana, por exemplo.

Selênio: antioxidante, ajuda no combate aos radicais livres que causam envelhecimento dos fios. A castanha do Pará é o alimento com a maior concentração do nutriente.

Vitamina A: interrompe a degeneração das células capilares causada pela oxidação e controla a oleosidade dos fios. Presente em carne de fígado, cenoura e mamão, por exemplo.

Por falar em cabelos, que tal dar uma mudada no visual, hein!?

Projeto Rapunzel, ativar!

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