Home / Beleza / Cabelos

5 erros que você comete ao cuidar do cabelo

by Karen Carneti ,
5 erros que você comete ao cuidar do cabelo© iStock

Talvez você nem desconfie, mas aquele truque capilar – tipo encostar o bico do secador nos fios para ~teoricamente~ acabar com o frizz – boicota a saúde das madeixas. Aqui, experts desvendam os mitos a excluir definitivamente da rotina

Summary
  1. · Erro #1: Máscara após condicionador
  2. · Erro #2: Encostar o bico do secador nos fios
  3. · Erro #3: Exagerar no óleo reparador de pontas
  4. · Erro #4: Começar uma escova com os cabelos muito molhados
  5. · Erro #5: Passar a tinta da raiz às pontas de uma só vez

Lavar o cabelo com xampu, passar o condicionador e, por fim, aplicar uma boa máscara de hidratação. Foi assim que você aprendeu que deveria fazer, certo? Errado, cara leitora. Aliás, erradíssimo, nas palavras do premiado hairstylist britânico Lee Stafford: "Quando você lava os fios com xampu, as cutículas abrem. Esta é a melhor hora para o cabelo receber o tratamento desejado". Não esperava por essa? Pois a lista dos errinhos (não tão) inocentes que cometemos a torto e a direito na melhor das intenções não para por aí.

Erro #1: Máscara após condicionador

Na matemática da beleza capilar, a ordem dos fatores altera o resultado, sim. Como comentamos acima, Lee Stafford recomenda que você respeite as etapas: #1 xampu, #2 máscara de tratamento e #3 condicionador: "O condicionador deve finalizar o processo porque sela as cutículas". Agora você já sabe.

Erro #2: Encostar o bico do secador nos fios

Nem pense em domar aqueles fiozinhos laterais com um jato de ar quente. “Ao encostar o bico do secador no cabelo, você pode queimar a fibra, que é muito delicada”, explica Alex Moraes, do salão Marcos Proença, em São Paulo. Sabemos que você quer o look pronto o mais rápido possível, mas mantenha o secador a uma distância segura – pelo menos, 15 centímetros. Ah, e antes de ligar o aparelho, é preciso proteger a cabeleira com um produto específico.

Erro #3: Exagerar no óleo reparador de pontas

Se, na sua cabeça, a melhor forma de evitar as pontas duplas e finalizar seu penteado é enchendo a palma da mão de óleo de argan, esqueça! Finalizadores ou reparadores de pontas podem acabar com a lavagem e pesar nos fios. Uma bolinha de produto do tamanho de uma pérola é mais do que suficiente.

Erro #4: Começar uma escova com os cabelos muito molhados

Cabelo ensopado não dá pra modelar. Sem contar que essa combinação de ar quente e água deixa os fios mais suscetíveis à quebra. Seque o máximo possível com uma toalha (as finas fazem o trabalho melhor do que as felpudas) e só depois ligue o secador. Você economiza energia e a saúde dos fios agradece.

Erro #5: Passar a tinta da raiz às pontas de uma só vez

Ao colorir as madeixas, comece a passar a tinta pelas pontas – ou corra o risco de ter raizes mais claras do que o desejado. Por conta da temperatura na região do couro cabeludo, o produto acaba agindo mais rapidamente por ali. A dica de Alex Moraes é "compensar" a variação invertendo a ordem de aplicação.

Mais dicas top para o cabelón:

Penteados retrô que continuam atualíssimos
Raízes com glitter: nova mania capilar. Pega ou não pega?
40 ideias de cabelos loiros direto do mundo das celebridades

Mais beleza:

Os 17 mandamentos da pele bonita e saudável
Bons e baratos: produtos de beleza que custam até R$ 50
#crueltyfree: veja 42 marcas brasileiras de cosméticos que não testam em animais

Karen Carneti
you might also like