Home / Beleza / Cabelos / Acredite: seu cabelo também envelhece!

Acredite: seu cabelo também envelhece!

Publicado por Monique Garcia
em 5 de janeiro de 2017

Alguns fatores podem roubar a vitalidade dos seus fios. Descubra quais são eles

Não é só a pele que envelhece, não. Quando sofrem desgastes, os cabelos enfraquecem, ficam quebradiços e perdem todo o brilho. A dermatologista Claudia Marçal, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SP), atribui esses prejuízos a quatro fatores que você confere a seguir:

Danos químicos

Os processos de coloração e descoloração são os mais comuns. É que, quando pintamos o cabelo, ocorre a perda de proteínas causada pela oxidação de aminoácidos no fio. Com a diminuição dos níveis de queratina, ele perde força e tem seus pigmentos naturais removidos. A maciez e o brilho também ficam comprometidos.

Danos mecânicos

O simples ato de pentear as madeixas com o utensílio errado pode comprometê-las. “Pentes de borracha alteram o ponto isoelétrico do cabelo, o que leva ao desgaste da cutícula, que é a parte externa do fio, e à consequente exposição do córtex, parte intermediária”, comenta Claudia Marçal.

Danos térmicos

São consequentes do uso de chapinha e secador sem a aplicação prévia de um produto termoativo, responsável por proteger os fios do calor emitido pelos aparelhos. “A exposição da fibra capilar a altas temperaturas compromete sua estrutura e favorece a perda de água”, afirma a médica.

Danos solares

Quando expostos por muito tempo, os fios sofrem um processo oxidativo por conta da ação dos raios UV, o que afeta a cutícula do cabelo e catalisa a degradação das proteínas. Cuidado: a perda de força e brilho estão entre os prejuízos.

Ei, tem mais! Inspire-se com nossas sugestões de penteados com lenço:

Este texto foi escrito por @moniquezg e editado por @cicaarra

Continue com a gente:

Gostou? Tem mais

Dificuldades em ter orgasmos?Encontramos um remédio, confira

Dificuldades em ter orgasmos?Encontramos um remédio, confira

Dificuldades em ter orgasmos?Encontramos um remédio, confira Dificuldades em ter orgasmos?Encontramos um remédio, confira

Você vai se identificar com essa mãe multitarefa Você vai se identificar com essa mãe multitarefa

Essa é a melhor performance de Toxic num avião Essa é a melhor performance de Toxic num avião

Comentários