Home / Beleza / Cabelos / Acredite: seu cabelo também envelhece!

© iStock
Beleza

Acredite: seu cabelo também envelhece!

por Monique Garcia Publicado em 5 de janeiro de 2017
78 compartilhamentos

Alguns fatores podem roubar a vitalidade dos seus fios. Descubra quais são eles

Não é só a pele que envelhece, não. Quando sofrem desgastes, os cabelos enfraquecem, ficam quebradiços e perdem todo o brilho. A dermatologista Claudia Marçal, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SP), atribui esses prejuízos a quatro fatores que você confere a seguir:

Danos químicos

Os processos de coloração e descoloração são os mais comuns. É que, quando pintamos o cabelo, ocorre a perda de proteínas causada pela oxidação de aminoácidos no fio. Com a diminuição dos níveis de queratina, ele perde força e tem seus pigmentos naturais removidos. A maciez e o brilho também ficam comprometidos.

Danos mecânicos

O simples ato de pentear as madeixas com o utensílio errado pode comprometê-las. “Pentes de borracha alteram o ponto isoelétrico do cabelo, o que leva ao desgaste da cutícula, que é a parte externa do fio, e à consequente exposição do córtex, parte intermediária”, comenta Claudia Marçal.

Danos térmicos

São consequentes do uso de chapinha e secador sem a aplicação prévia de um produto termoativo, responsável por proteger os fios do calor emitido pelos aparelhos. “A exposição da fibra capilar a altas temperaturas compromete sua estrutura e favorece a perda de água”, afirma a médica.

Danos solares

Quando expostos por muito tempo, os fios sofrem um processo oxidativo por conta da ação dos raios UV, o que afeta a cutícula do cabelo e catalisa a degradação das proteínas. Cuidado: a perda de força e brilho estão entre os prejuízos.

Ei, tem mais! Inspire-se com nossas sugestões de penteados com lenço:

Veja também: Penteados com lenço: ideias aqui!

Penteados com lenço © Pinterest

Este texto foi escrito por @moniquezg e editado por @cicaarra

Continue com a gente:

por Monique Garcia 78 compartilhamentos