Home / Comportamento / Carreira / 10 palavras que você não deveria usar no CV

Comportamento

10 palavras que você não deveria usar no CV

by Geovana Pereira Published on 24 de julho de 2017

Você sabia que só tem cerca de 10 segundos para impressionar a pessoa que está lendo o seu currículo? Portanto, é importante evitar palavras irrelevantes. Aqui está uma lista de adjetivos que você provavelmente já usou em seu currículo, mas deveria eliminar o mais rápido possível

Nós já falamos em outras ocasiões sobre como fazer um bom currículo, mas desta vez vamos nos aprofundar um pouco mais. Quando se trata de escrita o importante é escolher as palavras certas e certeiras. A questão é: como podemos utilizá-las para causar uma boa primeira impressão em poucos segundos? De acordo com o Linkedin, a maior rede de emprego no mundo, o ideal não é descrever nossas habilidades, mas mostrá-las com exemplos. A empresa desenvolveu um ranking de 10 palavras “desnecessárias” frequentemente utilizadas em currículos. Aqui estão elas:

© iStock

A cada ano, o Linkedin prepara esse ranking com palavras que podem nos atrapalhar na busca de um job. "Apaixonada" e "criativa" são dois adjetivos que nunca faltam na lista. O motivo? São palavras positivas, mas que não deixam margem para um pouco de humildade. Pense nisso: o fato de que você colocar em seu currículo que você é realmente criativa não a define exatamente como tal.

Por que nós usamos essas palavras?

O Linkedin reflete a opinião de Christopher Sandford, jornalista especialista no campo, que explica a razão pela qual todos (sim, todos) usam estas palavras. Os motivos residem em quatro razões principais:

1. Facilidade: usar palavras “curinga” é mais rápido e não requer muita reflexão ao escrever nosso currículo.
2. Todo mundo faz: simplesmente vemos escrito assim nos perfis de outros colegas de trabalho. E soa tão "profissional", que copiamos.
3. Por associação: acreditamos que usar esses termos nos aproxima de um determinado tipo de emprego.
4. Insegurança: às vezes usamos essas palavras porque nos sentimos inseguras. É sempre difícil escrever sobre nós mesmas e listar o nosso sucesso profissional, portanto nos escondemos por trás de clichês, ficamos no lugar-comum.

O que devemos fazer então?

Em primeiro lugar, rever os nossos currículos e excluir as palavras-clichê dele. Quando fizer o upload do seu CV no Linkedin, não use adjetivos para descrever a si mesma, em vez disso, utilize exemplos concretos (documentos, links, imagens...) que descrevem seu trabalho ou suas realizações. Não basta falar (ou descrever), mostre!

Ainda não acabou

Temos mais dicas aqui:

📈 5 respostas para não dar em uma entrevista de emprego
📈 As profissões que são promessa de sucesso nos próximos anos
📈 Viajar o mundo sem largar o emprego é possível

taofem ♥ Pinterest

by Geovana Pereira

você também vai <3: