Home / Comportamento / Carreira / 5 dicas superúteis para ajudá-la na busca de emprego

© iStock
Comportamento

5 dicas superúteis para ajudá-la na busca de emprego

by Geovana Pereira Published on 31 de julho de 2017

Precisa voltar a trabalhar? Está pensando em dar uma alavancada na carreira? Como você já deve ter visto, normalmente não é uma tarefa fácil – mas vamos tentar facilitar um pouco

Apesar do número exorbitante de desempregados no nosso país, também temos que levar em conta aquelas pessoas que buscam uma boa oportunidade mesmo quando já estão trabalhando, a realização de seguir novos caminhos ou novos setores movem o desejo de continuar a crescer profissionalmente. Uma boa vaga no mercado é preciosa.

De qualquer forma, mudar sua vida de trabalho é um desafio e uma decisão importante. Por essa razão, Dominique Cerri, diretor geral do Infojobs, deu ao nosso irmão espanhol enfemenino, 5 dicas para encontrar o emprego que você sempre quis. Então, tome nota!

1. Prepare um bom currículo!

Se você tem interesse na famigerada resposta chamando para uma entrevista, é essencial ter um bom currículo que destaque suas habilidades. Tenha sempre em mente que a pessoa que lê não te conhece. É importante resumir as informações mais relevantes sobre a sua formação e carreira para definir quem você é, o que você faz e o que você quer. Nós já ensinamos como montar um currículo perfeito, lembra?

Em paralelo, é importante prestar atenção no visual do documento. Para alguns cargos criativos a forma pode até ser tão importante quanto o conteúdo. Sempre estruture bem as informações e evite a sobrecarga. E, claro, adapte-se a oferta! É aconselhável personalizar o seu CV de acordo com a empresa e cargo, aprofundando, assim, os requisitos da vaga.

2. Cuide e expanda o seu networking

O famoso networking. O método tradicional de ter bons contatos que podem dar uma mãozinha em momentos de dificuldade no local de trabalho. Tome conta da sua rede e trabalhe para ampliar sua reputação online e ter mais visibilidade em plataformas de emprego. Quando você está procurando trabalho, ter um bom relacionamento com o chefe de Recursos Humanos de uma empresa, pode ajudá-la a conseguir uma entrevista. Claro, não é suficiente saber o nome, você precisa ter um bom relacionamento com seus contatos, o que significa dar atenção constante e sincera, não apenas usar as pessoas.

Loading...

3. Olhe para o trabalho de forma proativa

Não se contente com "aproveitar" as oportunidades, foque em "buscar". Nada de esperar uma vaga cair do céu, tem que correr atrás DE VERDADE. Então, mãos à obra! Concentre-se em pesquisar sobre em que tipo de empresa você quer para trabalhar, se preocupe com a sua formação, analise-se para descobrir seus pontos fortes e fracos e, se necessário, mostre o seu interesse na empresa entrando em contato com o departamento de RH.

Uma vez detectada uma oferta que lhe interessa, você não pode deixar passar. A maioria das vagas concentram um grande número de candidatos que não satisfazer o perfil exigido para a posição, verifique os requisitos mínimos exigidos e certifique-se que você tem a formação e/ou experiência exigida.

4. Prepare uma boa entrevista

A entrevista é o passo final antes de obter um emprego, então você tem que se preparar bem. É importante considerar três aspectos importantes:

Boa presença. Isso depende do trabalho a ser executado, mas é valorizada pela maioria dos recrutadores. O primeiro julgamento de valor é sempre feito com base na aparência e na interação com o entrevistador. Escolha um bom outfit e tome cuidado com a linguagem não verbal.

Conheça o seu currículo. Claramente, se você vai para a entrevista, eles viram o seu currículo. Por esta razão, é preciso estar preparada para responder livremente a todas as perguntas sobre a sua experiência de trabalho, sua educação, passatempos, etc.

Ansiedade controlada. Você provavelmente já experimentou a sensação de que seus nervos estão brincando com você, passe longe disso. Relaxe e seja você mesma. Deixe o entrevistador saber como você é. Esse é o maior segredo.

5. E finalmente ... Seja paciente!

Ao sair de uma entrevista de emprego, muitas vezes nos desesperamos esperando o resultado. Mas é importante saber que, em geral, o processo de seleção pode ser longo, existem outros candidatos que foram entrevistados e os recrutadores vão levar um tempo para tomar a decisão final. Portanto, seja paciente. Se você perceber que o processo ultrapassou as datas limites, entre em contato com a empresa. Essa atitude além de te tirar da dúvida, mostra aos recrutadores seu interesse na posição. Se a resposta for negativa, entenda que a vaga pode realmente não ser tão perfeita para você e acima de tudo, nunca pare de tentar!

Ainda não acabou!

Temos mais dicas aqui:

📈 O processo de encontrar um emprego, segundo Gilmore Girls
📈 10 palavras que você não deveria usar no CV
📈 As profissões que são promessa de sucesso nos próximos anos

taofem ♥ Pinterest

by Geovana Pereira

você também vai <3: