Home / Comportamento / Carreira

6 coisas que podem atrapalhar sua produtividade

by Karen Carneti ,
6 coisas que podem atrapalhar sua produtividade© iStock

F-o-c-o!

Summary
  1. · Fofocas com os colegas
  2. · Uso constante do celular para assuntos pessoais
  3. · Redes sociais
  4. · Pausa para o café
  5. · Insatisfação com o trabalho
  6. · Alimentação inadequada
  7. · E então, como ser mais produtiva no trabalho?
  8. · Continue com a gente:

Se você sente que não produz o quanto deveria – ou poderia – no trabalho, saiba que não está só. Com o avanço da tecnologia, algumas coisas só pioraram o cenário. Um belo exemplo são as redes sociais e os apps de chat, que fazem sua mão coçar de vontade de pegar o smartphone a cada vez que ele apita avisando que há uma nova notificação na tela.

Com a ajuda de especialistas, listamos aqui seis coisas que podem estar atrapalhando sua produtividade – e dicas de como combatê-las:

1 - Fofocas com os colegas

A fofoca é uma das principais reclamações dos profissionais em relação aos ambientes de trabalho, de acordo com Thirza Reis, master coach da Homero Reis Consultoria, em Brasília. Se deseja ser mais produtiva, é bom deixar a fofoca de lado – ou para o fim do expediente.

2 - Uso constante do celular para assuntos pessoais

Se você pegar o aparelho para checar todas as notificações que aparecem, pode acabar perdendo a concentração no trabalho e terá uma queda na produtividade. Se você não utiliza o smartphone para trabalhar, que tal desativar os dados e o wi-fi e só consultar o aparelho na hora do almoço e ao final do dia?

3 - Redes sociais

Distrações exageradas com redes sociais – ou sites em geral na internet – podem minar sua produtividade. Tente usar a mesma “regra” do item acima para não passar dos limites.

4 - Pausa para o café

Calma, querida leitora. Não estamos falando que você deve trabalhar oito horas direto, sem pausa. Longe disso. O tempinho para o café é necessário, pois o cérebro precisa “descansar” para depois retomar a concentração no trabalho . No entanto, a pausa pode se tornar um problema quando acontece em momentos inoportunos – como quando o prazo de uma tarefa está prestes a vencer, por exemplo –, ao se tornar frequente ao longo do dia ou se o funcionário passa a fazer paradas muito longas.

5 - Insatisfação com o trabalho

A insatisfação com seu trabalho e suas tarefas diárias é outra coisa que pode prejudicar sua produtividade. “Se você está trabalhando em algo que não lhe agrada, é provável que a produtividade seja completamente abalada. Quando a pessoa gosta do que faz, há a motivação necessária para produzir mais”, acredita Cintia Souza, coach e diretora da empresa MMP Coaching, do Rio de Janeiro.

6 - Alimentação inadequada

Nada de pular refeições ou ingerir apenas petiscos. Lembre-se de que uma alimentação balanceada (com proteína, vegetais e carboidrato) é essencial para que você realize as tarefas do dia a dia. Quando você deixa de se alimentar corretamente e não oferece o combustível necessário para que seu corpo realize as atividades diárias – como trabalhar melhor –, sua energia cai. E aí a produção também diminui, porque você começa a sentir sonolência e a ter mais indisposição.

E então, como ser mais produtiva no trabalho?

O recomendado pelas especialistas é separar uma parte da manhã para organizar as tarefas diárias e definir o que é prioridade e o que pode ser feito mais tarde. Outra dica valiosa é fazer com que seu dia de trabalho comece já na noite anterior. Antes de ir dormir, vale a pena deixar separada a roupa e os acessórios que irá usar no dia seguinte, assim como sua bolsa ou pasta, fazendo com que você economize tempo.

​Na noite anterior, também é interessante já planejar as principais atividades que você não pode deixar de executar no dia seguinte (como aquelas que podem lhe prejudicar de alguma forma, seja perdendo dinheiro ou deixando seu chefe irritado, por exemplo).

Continue com a gente:

Karen Carneti
you might also like