Home / Comportamento / Carreira

Como enfrentar o primeiro dia em um novo emprego?

by Karen Carneti ,
Como enfrentar o primeiro dia em um novo emprego?© iStock

O primeiro dia em um novo emprego não é muito empolgante, principalmente porque você tem de se lembrar o tempo todo de que as primeiras impressões contam muito. Aqui, damos algumas dicas para você começar com o pé direito

Summary
  1. · Simpatia e boa vontade
  2. · Não tenha medo de pedir ajuda
  3. · Chegue cedo
  4. · Ofereça ajuda sempre que puder
  5. · Mantenha o flerte sob controle
  6. · Vista-se de acordo com seu ambiente de trabalho
  7. · Não tenha medo de fazer mais do que pode
  8. · Mais dicas sobre Carreira você encontra aqui:

Simpatia e boa vontade

Uma vez que normalmente levamos cerca de 7 segundos para formar uma impressão sobre alguém, você deve se certificar causar um impacto positivo. Sorrir, apertar as mãos dos demais com força (não muita, né...) e se apresentar a todos que você tiver em vista será uma boa maneira de começar. Nós recomendamos que você tente se lembrar dos nomes daqueles que lhe são apresentados.

Não tenha medo de pedir ajuda

Com o tempo, tanto seus novos colegas quanto seu chefe vão saber como você trabalha, mas, até então, é preciso aproveitar 100% da sua vantagem de ser nova na empresa. É evidente que nada pode ser pior do que fazer perguntas estúpidas, mas, durante o primeiro dia de trabalho, isso é permitido (com certa cautela, claro). É compreensível que você tenha milhares de perguntas de como tudo funciona a fim de aproveitar o momento.

Chegue cedo

Mesmo se você achar que não tem nada para fazer e nem sequer sabe como fazer login no computador novo ou no seu e-mail ... não importa! Você deve chegar cedo, pelo menos durante os primeiros dias. É melhor que seu chefe lhe diga que você não precisa chegar tão cedo do que procurar por você às 9 da manhã e não lhe encontrar.

Ofereça ajuda sempre que puder

Normalmente, você é "o último dos moicanos" (uma expressão que representa muito bem essa situação – a não ser, é claro, que você seja a CEO) quando entra em um novo trabalho. Ganhar a confiança das pessoas é algo que leva tempo. Você pode chamar seus novos companheiros de equipe para um café no intervalo no meio da manhã, ou, caso esteja indo pegar algo na impressora, pode perguntar se alguém precisa que você pegue alguma impressão etc. Em suma, ser amável não custa nada!

Mantenha o flerte sob controle

Obviamente, você não chega a um novo trabalho com a intenção de flertar com ninguém, muito pelo contrário. Mas querer ser agradável e amigável com seus companheiros pode causar mal-entendidos, principalmente se alguém se sentiu atraído por você. Sendo assim, evite almoços ou cafés a sós com essa pessoa, pois isso pode ser visto negativamente por outros colegas.

Vista-se de acordo com seu ambiente de trabalho

Em um novo emprego, você deve estar sempre impecável, e seus looks devem se ajustar ao seu tipo e ambiente de trabalho – tanto dentro quanto fora do escritório, caso tenha que ir a alguma reunião. Abaixo, alguns exemplos que podem lhe inspirar ao escolher seus looks:

Veja também: Precisa de inspiração para se vestir pro trabalho? Essas famosas podem ajudar
Precisa de inspiração para se vestir pro trabalho? Essas famosas podem ajudar © Reprodução
Precisa de inspiração para se vestir pro trabalho? Essas famosas podem ajudar
See album

Não tenha medo de fazer mais do que pode

Você deve sempre pensar que pode tudo e não bloquear seus pensamentos acreditando que alguma das tarefas que lhe foram passadas vai lhe escapar das mãos. Lembre-se que foi contratada por uma razão, então deve corresponder a confiança que foi depositada em você. Não rejeite novos projetos ou funções porque acha que é muito trabalho ou que é algo grande (e que é muito cedo para isso). E, acima de tudo, não tenha medo de buscar conselhos daqueles que a rodeiam. Lembre-se que é melhor se arrepender por algo que deu errado do que por algo nunca feito.

Este texto foi escrito por @karencarneti e editado por @cicaarra.

Mais dicas sobre Carreira você encontra aqui:

7 dicas para conciliar trabalho e família sem estresse
Ser zen no trabalho é possível – e necessário. Descubra como aqui
O que é preciso para ser uma empreendedora? Inspire-se com nossas frases!
Diferenças entre homens e mulheres no trabalho: por que elas ainda existem?
Deixe seu perfil do LinkedIn mais atraente e conquiste o emprego dos sonhos

Karen Carneti
you might also like