Home / Comportamento / Carreira / Ser zen no trabalho é possível – e necessário. Descubra como aqui

Comportamento

Ser zen no trabalho é possível – e necessário. Descubra como aqui

por Karen Carneti Publicado em 29 de agosto de 2016

No trabalho, assim como na vida pessoal, as coisas acontecem muito rápido. Como evitar ser atropelada pelos acontecimentos? Reunimos algumas dicas

Primeiro de tudo: respire!

Sobrecarregada? Fazendo gestão de crise? Exasperada por um de seus colegas? Isso acontece com todas nós. Tire um momento para respirar! Quando você respira profundamente dez vezes, seus níveis de estresse e ansiedade automaticamente diminuem, o que ajuda você a gerenciar suas emoções. Inspire pelo nariz para preencher o diafragma e, em seguida, expire pela boca. Repita.

sheldon-respirando-saquinho

Arrume seu espaço de trabalho

Limpe a sua área de trabalho e remova objetos desnecessários que estão atravancando seu espaço. Depois de ter arrumado o escritório, você pode se concentrar mais em suas tarefas e ser mais produtiva. Um ambiente sujo cria bloqueios. Pense sobre como organizar os arquivos no seu computador, também.

Mexa-se

Sempre vale a pena repetir que a atividade física é benéfica para a saúde física e mental. Embora possa parecer contraditório, gastar energia realmente lhe faz ganhar mais dela! Incorpore uma corrida matinal em sua programação ou dê a si mesma uma meta de ir à academia, fazer ioga, ou CrossFit pelo menos 3 vezes por semana.

ursinho-puff-fazendo-exercício

Diminua a importância dos problemas

Você cometeu um erro e está sendo repreendida pelo chefe? As coisas não estão indo de acordo com o plano? Não é o fim do mundo! Se você enfrentar suas falhas de forma clara, tendo em mente que a vida vai continuar, você será mais eficaz.

Pense positivo

Aprenda a ver as coisas de uma perspectiva melhor. Situações desagradáveis e estressantes estarão sempre presentes, mas você tem o poder de mudar a maneira de perceber e lidar com elas. É claro que mentir para si mesma não é a solução, nós apenas aprendemos a limpar os obstáculos no caminho da vida.

Beba água

Como a água é o principal componente do corpo humano, temos que mantê-lo hidratado! Isto permite uma melhor oxigenação do cérebro, ao mesmo tempo que lhe fornece energia e melhora o humor. Se você achar que a água pura é muito sem graça, pode adicionar uma fatia de limão, gengibre fresco, ou fatias de pepino para dar-lhe algum sabor.

hanna-pll-colocando-água-no-copo-de-drink

Organize sua agenda

O acúmulo de tarefas é um dos maiores fatores de estresse, especialmente quando o tempo é curto. Para ter uma ideia melhor das tarefas que lhe esperam e avaliar suas chances de realizá-las, organize sua agenda a fim de visualizar o seu trabalho e reduzir ambiguidades.

Tire um momento para si mesma

Sim, pode ser difícil ajustar isso em um dia agitado, mas um momentinho já ajuda. Dê uma volta lá fora, apenas para mudar o entorno, ou saboreie um café ao ler algumas páginas de uma revista, por exemplo. A ideia é tirar os olhos da tela do computador ou de seus arquivos, a fim de voltar revigorada e mais produtiva.

Medite

Sim, a ideia pode soar clichê, mas a meditação é realmente benéfica! Às vezes, é difícil esvaziar sua mente, mas, enquanto estiver no trabalho, tentar seguir seus pensamentos algumas vezes ao longo do dia. Isso ajuda a limpar estados nocivos da mente, como raiva, ansiedade ou medo. Tire proveito do processo de aprender mais sobre si mesma.

mulher-meditando

Precisando de inspiração no trabalho? As frases abaixo podem lhe ajudar:

Este texto foi escrito por @karencarneti e editado por @cicaarra.

Continue no #taofem :)

+ O que é preciso para ser uma empreendedora? Inspire-se com nossas frases!
+ #MulheresnoPoder: empresas lideradas por elas são mais rentáveis, diz estudo
+ Deixe seu perfil do LinkedIn mais atraente e conquiste o emprego dos sonhos
+ Diferenças entre homens e mulheres no trabalho: por que elas ainda existem?
+ Como alavancar sua carreira em 5 passos

por Karen Carneti

você também vai <3: