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Precisa ter um perfil mais profissional no Facebook? Saiba como aqui

by Karen Carneti ,
Precisa ter um perfil mais profissional no Facebook? Saiba como aqui© iStock

Não é novidade que diversos recrutadores e empresas analisam atividades, postura, fotos e etc. das redes sociais de seus candidatos. Aqui, damos dicas de como ter um perfil mais profissional no Facebook para um boost imediato na carreira!

Summary
  1. · Primeiro passo: ajustando as configurações
  2. · Uma imagem vale mais que mil palavras: sua foto de perfil
  3. · Mostre quem você é
  4. · Inclua informações interessantes
  5. · Rotina digital: todo cuidado é pouco!
  6. · Continue no taofem :)

Talvez você nem desconfie, mas seu perfil no Facebook pode estar prejudicando sua carreira – principalmente se estiver de olho em uma promoção ou buscando uma nova oportunidade. Isso porque, cada vez mais, as empresas analisam os perfis das redes sociais de seus candidatos. E é aí que aquela postagem que parecia inofensiva pode complicar as coisas...

Por mais que você tenha uma página impecável no LinkedIn, não há como ignorar a rede social de Mark Zuckerberg – o site é acessado, diariamente, por um bilhão de usuários de todo o mundo. Para que você tenha um perfil mais profissional no Facebook, conversamos com especialistas e trouxemos dicas preciosas.

Primeiro passo: ajustando as configurações

Antes de mais nada, é necessário ajustar suas configurações para que você determine quem pode ver suas publicações. Para isso, clique na seta apontando para baixo que aparece no canto superior direito da tela. Depois, clique em “Privacidade”, na barra lateral esquerda, e habilite as funções necessárias. Certifique-se de analisar os seguintes itens:

• Quem pode ver suas publicações futuras: sete a opção "personalizado". Ela possibilita que você escolha quem vê suas postagens futuras, podendo selecionar conteúdo pessoal para amigos e deixar o restante público, por exemplo.

• Limitar o público para as publicações antigas na linha do tempo: passe um pente fino na sua linha do tempo, deixando postagens do passado disponíveis apenas para seus amigos.

• Se você não quer que os mecanismos de busca exibam um link para o seu perfil, desative o item que dá essa permissão.

Não se esqueça, também, dos aplicativos. Algumas ferramentas utilizam o Facebook para montar seu cadastro, e, muitas vezes, algumas informações podem ficar disponíveis para outros usuários. Na opção “Aplicativos” em suas configurações de conta, selecione as informações do seu perfil que você não deseja que sejam exportadas para aplicativos, tais como biografia, preferências políticas, fotos etc.

Por fim, mas não menos importante, limite as publicações nas quais é marcada (ou “taggeada”) pelos amigos. Se não quer que as pessoas te marquem em qualquer foto que tiraram de você, clique em “Linha do tempo e marcações". Em seguida, ative a opção de analisar as marcações antes de elas serem publicadas.

Uma imagem vale mais que mil palavras: sua foto de perfil

É preciso ser bem criteriosa ao escolher sua foto de perfil no Facebook, mas não precisa ser a 3x4 do RG. Para Cristina Gomes, coach e idealizadora do Mulher Líder, a imagem deve ser o mais natural possível, preferencialmente da cintura para cima, vestindo uma blusa clara.

Quanto aos álbuns, fotos de capa e imagens que você posta na linha do tempo, limite o que você realmente não quer que vá a público e deixe imagens interessantes disponíveis para quem quiser ver. Fotos belas de viagens ou algum registro legal do cotidiano são superpositivos – mostram bom gosto e capricho.

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Mostre quem você é

Quando um recrutador vasculha o perfil de seus candidatos, ele quer saber mais sobre a personalidade e gostos de um futuro empregado: qual seu gosto musical, literário, quais são seus filmes preferidos, que páginas você curte... Pode parecer pouco para delinear a personalidade de alguém, mas já é o bastante para ver se você tem a cara da empresa.

Por exemplo, se você está torcendo por uma vaga numa agência digital descolada, mostre que está ligada em novidades e curta páginas que tem a ver com a empresa. Garantia de pontos positivos! Não tenha medo de mostrar onde estudou e onde trabalhou, pois isso ajuda a confirmar as informações que estão no seu currículo.

Para criar postagens mais interessantes, Cristina sugere seguir mulheres que admiramos e observar qual tipo de conteúdo estas pessoas publicam. Outra dica é pensar o que a postagem vai trazer de benefício para seu objetivo de vida e se aquilo irá lhe expor negativa ou positivamente, seja para quem for.

Inclua informações interessantes

Não deixe o Facebook vazio nem limite todo o conteúdo aos seus amigos. Se você viu uma notícia interessante sobre uma nova startup com uma proposta legal de negócio – ou uma exposição diferente que vai rolar – e compartilhou o conteúdo na sua página, não o deixe escondido! Mostre que está ligada no que está rolando pelo mundo, não só no seu campo de atuação profissional, mas em outras áreas, também.

Poste vídeos, matérias, fotos interessantes. Mantenha-se sempre atualizada e leia e revise tudo o que você publica em seu perfil. Já imaginou chegar em uma entrevista de emprego, uma das perguntas ser sobre algo que você compartilhou no Facebook e você não sabe falar sobre o assunto? Nada legal.

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Rotina digital: todo cuidado é pouco!

Ao mesmo tempo em que postar bastante (bom conteúdo, claro) no seu Facebook pode ser megapositivo, dose a quantidade de publicações. Se você é junkie das redes sociais e mantém Twitter, Facebook e Instagram atualizados a cada minuto, pode parecer que passa mais tempo no Facebook do que trabalhando – a menos que você trabalhe com mídias sociais, obviamente.

Para André Luiz Dametto, coach e fundador da ALD Consultoria (RJ), a questão é relativa, já que depende da área de atuação de cada pessoa. “Em alguns setores, como Tecnologia e Comunicação, a versatilidade e dinamismo de postar conteúdos pode inclusive ser percebido como um ponto forte. Mas, um ponto é inegociável: a relevância do conteúdo. Vale muito mais publicar apenas uma postagem diária e que seja interessante, do que várias repetitivas e inoportunas”, afirma.

Anotou o que precisa mudar na sua página? Deixe seu perfil no Facebook mais profissional, mande os currículos e cruze os dedos! Por aqui, estamos torcendo por você.

Este texto foi escrito por @karencarneti e editado por @cicaarra.

Continue no taofem :)

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Karen Carneti
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