Home / Comportamento / Carreira

A rotina é sua pior inimiga? 5 chaves para recuperar a motivação no trabalho

by Karen Carneti ,
A rotina é sua pior inimiga? 5 chaves para recuperar a motivação no trabalho© iStock

Estresse, comodidade, rotina ... há muitas razões pelas quais ficamos desmotivadas profissionalmente. Aqui, damos as melhores dicas para recuperar a motivação

Você sempre acha que precisa de um dia de folga, quebrar a monotonia do trabalho, recarregar as baterias e voltar com energia renovada para sua responsabilidade profissional. Mas, nem sempre a oportunidade chega: muitas questões pendentes para terminar, o momento não é o ideal, você não tem planos (então, parece um dia desperdiçado), você precisa combinar com seu(sua) parceiro(a) e, além do mais, mesmo se você pudesse tirar um dia off, não vê vantagem alguma, já que no dia seguinte terá que voltar à rotina.

Tudo lhe parece tedioso e você não tem o mesmo entusiasmo de quando começou? Ganhou experiência e viu muitas coisas nesta e em empresas anteriores, e se tornou um pouco cética sobre os desafios? A verdade é uma só: você entrou na desmotivação profissional e sabe que precisa de uma mudança. A questão é: o que fazer e como começar?

As chaves para recuperar a motivação no trabalho

Se dê recompensas. Procure pequenas realizações profissionais. O limite que você quer colocar no número de horas de trabalho, melhorar o relacionamento com um parceiro difícil, etc... Quando você for eliminando cada um desses desafios, estabeleça qual recompensa terá. Não há nada mais motivador do que ganhar a merecida recompensa pelo o que você conseguiu.

Facilite. Outros já irão colocar dificuldades no caminho, não faça o mesmo. Tome medidas para facilitar seu dia a dia; procure a maneira mais fácil de chegar ao trabalho; tire um tempo para relaxar antes de ir trabalhar, talvez tomando um café, um chá na companhia de um bom livro ou se deliciando com um ótimo café da manhã. A escolha é sua! Você verá como a percepção que terá ao chegar no trabalho será diferente. Aproveite a oportunidade para pedir o apoio de seu parceiro, amigos ou família para que permitam que você faça as coisas mais fáceis na parte da manhã.

Pratique a gratidão. Em vez de começar o dia pensando em como tudo será chato, comece a manhã com tudo de bom que você tem em mente. É incrível a quantidade de coisas que passam despercebidas e com as quais pode contar, mas você só observa, isto é, define o foco, em tudo o que lhe incomoda (como quando você compra um carro novo e começar a ver muitos carros do mesmo modelo). Ao fazer isso, você perde contato com a sua própria realidade e acaba inclinada apenas para um lado. O custo de pensar de uma forma ou de outra é o mesmo, mas o lado negativo acaba lhe afundando e os pensamentos positivos lhe erguem.

"Nada funcionará, a menos que você faça funcionar" – Maya Angelou

Cuide de si mesma. Preste atenção ao seu corpo e à sua mente; coma de forma saudável e com frequência, não adie uma refeição e nem coma copiosamente. Aristóteles disse: "Que o café da manhã lhe faça desejar o almoço, que o almoço lhe faça desejar o jantar e que o jantar lhe faça desejar o café da manhã." Relaxe durante a sua jornada de trabalho, encontre um tempo para si mesma e tome uma brisa de ar fresco que lhe permita continuar suas tarefas. Mantenha-se em forma e faça exercícios ao longo da semana, isso vai permitir que você se sinta ativa, flexível e com a energia necessária para toda a semana.

Estude. Em qualquer trabalho, você tem que estar em contínua formação, principalmente se você acredita que já alcançou tudo o que podia em sua atual responsabilidade. Esta é a oportunidade de buscar uma formação complementar, interessante e que permita que você progrida na sua área atual ou em uma área diferente que possa escolher no futuro. Mantenha-se em movimento e não pare; continue no circuito profissional adquirindo novos conhecimentos, atualizando tendências que existem ou virão e descobrindo outras formas de expandir sua rede. Todo estudo é válido ao longo de sua vida profissional.

A motivação que funciona é intrínseca, aquela que parte de seus próprios valores e suas respostas para a pergunta “por quê?”. Não procure em fatores externos esta motivação, porque ela vai durar um curto espaço de tempo – enquanto tudo o que se relaciona com seus valores pessoais viverá por muito tempo dentro de você mesma e refletirá em todas as pessoas ao seu redor.

*Colaborou Javier González, CEO e coach da Magna Coaching.

Aqui estão algumas frases inspiradoras que ajudarão a dar um giro na sua vida profissional se você pensa em empreender

Veja também: O que é preciso para ser uma empreendedora? Inspire-se com nossas frases!
O que é preciso para ser uma empreendedora? Inspire-se com nossas frases! © iStock
O que é preciso para ser uma empreendedora? Inspire-se com nossas frases!
See album

Este texto foi escrito por @karencarneti e editado por @cicaarra.

Mais dicas de Carreira? É pra djá!

Como enfrentar o primeiro dia em um novo emprego?
7 dicas para conciliar trabalho e família sem estresse
Ser zen no trabalho é possível – e necessário. Descubra como aqui
Deixe seu perfil do LinkedIn mais atraente e conquiste o emprego dos sonhos
⚄ Teste: Com quais amigos você deveria abrir uma empresa?

Karen Carneti
you might also like