Home / Comportamento / Carreira / Voltando ao mercado de trabalho? Insira detalhes pessoais em seu currículo

Voltando ao mercado de trabalho? Insira detalhes pessoais em seu currículo

Publicado por Karen Carneti
em 24 de outubro de 2016

Ficou grávida, tirou um ano sabático ou se divorciou? Conte tudo em seu CV e aumente as chances de ser contratada

É um clássico que acontece com muitas mulheres ao redor do mundo. Sua gravidez – ou outro grande acontecimento – lhe deixa com um ‘buraco’ de alguns anos no currículo. E então, o que dizer para o recrutador quando você decide voltar a trabalhar?

Um estudo inédito realizado pela Universidade de Vanderbilt, nos EUA, mostra que dizer a verdade é a melhor maneira de conseguir se realocar no mercado de trabalho. Para chegar nesta conclusão, as autoras reuniram mais de 3000 pessoas para agir como “possíveis empregadores”. A única diferença entre as mulheres “procurando emprego” era sua abertura em relação a um período de dez anos sem trabalho. Algumas explicaram que a “pausa” era devida a um divórcio ou à chegada de um filho. Já as outras não davam qualquer tipo de satisfação sobre o assunto.

Os resultados assustaram até mesmo as autoras. As candidatas que ofereceram informações pessoais tinham de 30 a 40% mais chances de serem contratadas, em comparação com uma candidata equiparável que não forneceu qualquer detalhe pessoal.

"As informações pessoais não davam nenhuma indicação sobre se a mulher seria um funcionário mais ou menos produtivo. Esta informação era inteiramente neutra. No entanto, o número de pessoas que preferiam a mulher que explicou sua pausa no currículo foi impressionante”, disse Joni Hersch, coautora do estudo, ao site da Universidade.

Para ela, os indivíduos (neste caso, os empregadores) preferem riscos conhecidos a riscos desconhecidos. "Tudo se resume a isso: qualquer explicação sobre sua pausa e sua volta ao mercado de trabalho é melhor do que nenhuma explicação", acrescentou.

O estudo completo pode ser lido aqui (em inglês).

Fonte: Vanderbilt University.

Continue com a gente! :)

10 razões para se tornar uma pessoa mais produtiva
Quero sair do meu emprego, e agora?
8 dicas para você não se estressar no trabalho
Como enfrentar o primeiro dia em um novo emprego?
Ser zen no trabalho é possível – e necessário. Descubra como aqui

Gostou? Tem mais

Comentários