Home / Comportamento / Carreira

Deixe seu perfil do LinkedIn mais atraente e conquiste o emprego dos sonhos

by Karen Carneti ,
Deixe seu perfil do LinkedIn mais atraente e conquiste o emprego dos sonhos© iStock

Cada vez mais as empresas têm optado por buscar no LinkedIn os profissionais que se encaixam em seus requisitos. Para ser escolhida e angariar a vaga que tanto deseja, ensinamos aqui como bombar seu perfil na rede social

Summary
  1. · Foto de perfil: diga xis!
  2. · Invista no resumo profissional
  3. · Não subestime os grupos
  4. · Recomendações podem ser preciosas
  5. · Seja ativa e venda seu peixe
  6. · Carta na manga: seja global
  7. · Trabalhe em seu networking
  8. · Precisando de inspiração no trabalho? As frases abaixo podem lhe ajudar:
  9. · Continue no taofeminino :)

Se você precisa se reposicionar no mercado, deseja trocar de área ou almeja uma promoção, provavelmente já sabe as atitudes que precisa tomar. Talvez cursos, uma pós-graduação e até mesmo uma atualizada no currículo estejam na lista. Mas há algo simples que você pode fazer agora mesmo para dar o primeiro passo rumo ao sucesso: melhorar seu perfil no LinkedIn.

A rede de networking profissional já possui mais de 400 milhões de usuários no mundo todo – no Brasil, são 25 milhões de cadastrados, e o país é o terceiro maior mercado da empresa, atrás apenas dos Estados Unidos (128 milhões) e Índia (35 milhões). Sendo assim, não é difícil entender a importância de ter um bom perfil no site, que funciona como seu cartão online de visitas.

Para Sirley De Carvalho, diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos Nacional (ABRH-Nacional), o processo seletivo no LinkedIn é uma mão na roda para os recrutadores, tanto por ser mais dinâmico quanto pelo fator networking – está todo mundo de olho no QI, o famoso "quem indica".

Pronta para bombar seu perfil na rede social? Então siga estas dicas e prepare-se para as entrevistas de emprego que surgirão. Boa sorte!

Foto de perfil: diga xis!

A foto é a primeira coisa que o recrutador verá em seu perfil, e é certo que páginas com fotos são mais vistas. Por isso, é preciso escolher cuidadosamente a imagem. Para Paulo Paiva, coach e especialista em gestão de pessoas, a foto deve passar uma imagem profissional, relacionada com a sua área de atuação, considerando a sua personalidade. É necessário que seja nítida, com boa qualidade, e atual. “Uma dica que sempre dou para meus clientes e coachees na hora de tirar a foto para o perfil é de escolher um ambiente neutro e com luminosidade, como, por exemplo, um escritório”, explica Paulo.

Fique ligada, também, no que evitar:

⇢ Fotos em grupos. O recrutador precisa saber quem você é!
⇢ Aquele clique com as amigas na balada, no qual você saiu bonita e deu um zoom no rosto. Mostra que você não se empenhou para ter uma foto legal
⇢ Fotos "misteriosas". Evite luz baixa, muitas sombras ou imagens abstratas
⇢ Foto no espelho. Bom, essa não precisa nem explicar, né? Deixe a selfie para o Instagram!

cachorro-sorrindo

Invista no resumo profissional

Ao escrever seu resumo, tente descrever suas habilidades e suas atividades relevantes, porém sem ser muito sucinta. Evite descrever atividades genéricas, como “geração de relatório”, “emissão de guia”, “contato telefônico”. Essas são "experiências" intrínsecas a quase todos os trabalhos e não agregam, podendo dar a impressão que não existem atividades relevantes exercidas e a pessoa apenas tentou aumentar a lista. É o que afirma Helio Donin Junior, responsável pela área de Recursos Humanos da Donin Contabilidade. Seja objetiva e valorize os diferenciais.

Ficou meio perdida e não sabe por onde começar? Sempre pelo seu background: experiências ricas anteriores, que mostram o que você já conquistou e "o que de fato consegue entregar", explica Sirley. Não se esqueça, também, de incluir os projetos que você suou para completar e dos quais se orgulha. Você só ganha mais pontos positivos e visibilidade.

Não subestime os grupos

Talvez você não saiba e nem dê bola para eles, mas os grupos do LinkedIn são uma ferramenta poderosa para que as empresas lhe encontrem e saibam o que você pensa. Participar deles torna o seu perfil mais conhecido e com mais força.

Só tome cuidado ao escolher em quais grupos entrar, já que eles devem ter relação com a área desejada. Depois, não se esqueça de ser ativa neles, para que os recrutadores e participantes saibam mais sobre sua opinião e conhecimento sobre determinados temas.

Recomendações podem ser preciosas

Credibilidade é tudo, ainda mais na vida profissional. Por isso, é legal ter recomendações de seu chefe, ex-colegas, parceiros etc. Mas, como nada nessa vida é de graça, comece escrevendo recomendações e comentários para os seus contatos e é só esperar que eles provavelmente irão retribuir.

Já aquelas recomendações de competências, que a própria rede social oferece, não são tão interessantes, já que costumam ser tendenciosas. Quanto mais genéricas, menos relevantes.

mulher-dançando-em-frente-ao-laptop

Seja ativa e venda seu peixe

De nada adianta ter um perfil maravilhoso e deixá-lo abandonado. Encontrou uma notícia interessante que envolve o seu mercado e sua área? Escreva uma atualização sobre o assunto.

Poste, também, sempre que concluir um projeto ou se orgulhar de algo que fez. Pode ser texto, vídeo, áudio...o que importa é se expor. Além de mostrar que você está atualizada, seu perfil ganha mais visitantes e você vai lentamente mostrando que é expert no que faz.

Carta na manga: seja global

Além de, claro, citar as línguas que você fala em seu resumo profissional, que tal criar um currículo inteiro em outro idioma? Isso pode ser um diferencial e tanto, principalmente se for uma língua pouco comum, já que muitas empresas contratam pessoas que dominam o idioma originário de sua matriz no exterior.

Além disso, um recrutador de uma empresa multinacional, por exemplo, pode visitar o seu perfil e se comunicar com recrutadores de filiais de outros países.

Trabalhe em seu networking

Na correria do dia a dia, talvez a gente acabe esquecendo que o LinkedIn é uma rede de conexões. E elas são muito importantes! Por isso, não hesite em adicionar ao seu perfil as pessoas mais relevantes de sua área de atuação.

E não se esqueça de manter contato com elas, para não cair no esquecimento. A dica de Paulo é que, ao ver um post daquela pessoa, você comente, compartilhe, interaja. Em datas comemorativas, deixe uma mensagem para ela. E, quando possível, marque um café ou convide para um evento ou uma palestra, para que a relação tenha continuidade.

serena-e-blair-tomando-cafe

Precisando de inspiração no trabalho? As frases abaixo podem lhe ajudar:

Veja também: Frases para aumentar sua motivação no trabalho
Frases para aumentar sua motivação no trabalho © iStock
Frases para aumentar sua motivação no trabalho
See album

Este texto foi escrito por @karencarneti e editado por @cicaarra.

Continue no taofeminino :)

Mais dicas para bombar sua carreira você encontra aqui:

8 dicas essenciais para ser uma mulher bem-sucedida
Como organizar o tempo: dicas úteis para não brigar mais com o relógio
5 jeitos de bombar a criatividade
Como alavancar sua carreira em 5 passos
4 razões pelas quais você deveria criar laços com suas colegas de trabalho

Karen Carneti
you might also like