Home / Comportamento / Carreira

5 dicas para transformar o estresse no trabalho em sucesso profissional

by Maria Cecília Arra ,
5 dicas para transformar o estresse no trabalho em sucesso profissional© iStock

E isso lá é possível? Pois é, menina

Summary
  1. · Momentos de tensão viram miras poderosas
  2. · Não acumule pequenas tarefas
  3. · Você prefere o período da manhã, da tarde ou da noite?
  4. · Motive e delegue
  5. · Pratique exercícios na hora do almoço
  6. · Precisando de motivação?
  7. · Comente!
  8. · Tem mais...

Acontece com todo mundo: deadlines apertados, uma lista longa de e-mails não lidos, horas a fio no escritório... pronto, nervos à flor da pele, sem previsão de retorno à normalidade. A boa notícia é que nem todo estresse no trabalho é necessariamente ruim. Se bem administrado, esse chacoalhão de adrenalina pode operar milagres pela carreira e virar motivação. A coach de carreira e terapeuta inglesa Judith Marples é quem nos dá as dicas para transformar a loucura do dia a dia em Sucesso, assim mesmo, com S maiúsculo.

1. Momentos de tensão viram miras poderosas

O estresse agudo dá a falsa impressão de que as coisas estão sempre fora de controle. Canalize-o de modo reverso: ao invés de entrar em pânico, treine a mente para se concentrar no alvo - um relatório que precisa ser entregue hoje ou uma apresentação para os chefes, por exemplo. "Use a energia que está correndo no corpo para planejar ações inteligentes, identificar quem envolver e comunicar-se com os colegas", explica Judith. Depois de realizar a tarefa, premie-se. Alto lá, não estamos falando de recompensas do tipo roupa nova. Um break de alguns minutinhos para um chá pode ser revigorante.

2. Não acumule pequenas tarefas

Quem nunca sentiu o desprazer de acumular pequenas tarefas - que poderiam ter sido facilmente resolvidas com um pouco mais de organização - que atire a primera pedra. Mas o fato é que jogar para escanteio problemas teoricamente simples pode ser perigoso e não há alternativa melhor do que encará-los de frente. A especialista adverte: "Quando sabemos que não fizemos alguma coisa que deveríamos, nosso subconsciente nos 'pune', promovendo mais estresse e reduzindo nossa capacidade de concentração". Enfrente cada afazer (até os menores!) como um desafio pessoal e sinta a realização invadi-la ao concluir a lista.

3. Você prefere o período da manhã, da tarde ou da noite?

Estudos indicam que conseguimos usar todo o nosso potencial em apenas duas das oito horas de expediente diário. Então, gerenciar seus próprios níveis de produtividade é um jeito de manter o estresse sob rédea curta. Judith Marples aconselha a investir energia para resolver questões mais cabeludas justamente nesse período de ápice de rendimento. Descubra em que parte do dia você é mais produtiva e use-a a seu favor, para trabalhos mais cansativos e que demandem atenção.

4. Motive e delegue

Estresse e adrenalina andam de mãos dadas, certo? Pois bem, por que não servir-se disso para motivar as pessoas em volta? Mostrar que todos estão no mesmo barco une e melhora o desempenho da equipe. "Proponha um desafio ao time ou aos clientes para entusiasmá-los", sugere Judith. Aprender a delegar e dizer "não" também são tremendos incentivos à sua produtividade. Espalhe o trabalho que pode ser dividido para tirar um proveito sadio e necessário do grupo. É o que garante Judith: "Envolver terceiros na realização de metas não deixa que o seu estresse a manipule fixando objetivos irreais".

5. Pratique exercícios na hora do almoço

Ok, nem todo mundo consegue tirar um tempinho no meio do expediente para se exercitar, mas se é o seu caso, aproveite. "A atividade física é uma ótima maneira de extravasar o estresse, liberar hormônios que farão você se sentir mais positiva para lidar com o resto do dia e espantar as tensões", diz Judith. Uma solução mais rápida e menos custosa: uma pequena caminhada pelo quarteirão já ajuda a refrescar a mente e a voltar para a mesa de trabalho renovada.

Precisando de motivação?

Sonhe grande e trabalhe duro © We Heart It
Sonhe grande e trabalhe duro
See album

Este texto foi escrito por @cicaarra

Comente!

Tem uma dica para espantar o estresse do trabalho? Compartilhe conosco nos campos de comentários abaixo

Tem mais...

... dicas, sugestões e conselhos para a sua carreira decolar:
+ Como ter um ótimo dia no trabalho (todos os dias)
+ 6 dicas de expert para se tornar uma empreendedora de sucesso
+ Você mais criativa e cheia de boas ideias
+ Mon-Fri High! 10 passos para ter motivação no trabalho

Maria Cecília Arra
you might also like