Home / Comportamento / Carreira

Você precisa parar de pedir desculpa no trabalho – eis aqui o porquê

by Karen Carneti ,
Você precisa parar de pedir desculpa no trabalho – eis aqui o porquê© iStock

Dizer "sinto muito" é coisa séria e não deve se tornar algo banal na rotina

Mulheres se desculpam demais. Se é um meio de preencher um espaço vazio que precisa de uma resposta ou porque fomos criadas assim, achando que somos inconvenientes, não importa: isso precisa parar.

Você pode se desculpar quando fizer uma besteira muito grande. Fazer uma pergunta, por exemplo, não se encaixa nessa categoria, Ou quando alguém tropeça em você. Não há, de fato, um motivo para pedir desculpas? Então, não diga. "Sinto muito" e "Me desculpe" são expressões poderosas para mostrar arrependimento, mas, quando usadas como muleta, uma resposta automática para sua existência, se tornam um insulto para a mulher que as fala.

A mania do pedido de desculpas é ainda mais praticada no trabalho. O problema é que somos rápidas para nos desculpar por coisas que estão fora do nosso controle. O computador está quebrado, então ela pedimos desculpas ao técnico; pegamos o último lugar disponível na sala de conferência para a grande reunião, e sentimos muito; na pausa para o almoço, o atendente diz que eles estão sem guacamole e pedimos desculpas por isso, também. Quer dizer, por quê? Por que VOCÊ sente muito por qualquer uma dessas coisas? Não é culpa sua se seu computador deu pau, que você chegou na hora certa para a reunião ou que todo mundo adora guacamole, por isso o restaurante estava sem. Pense nisso.

"Sinto muito por não sentir muito"

Outro ponto importante: desculpar-se constantemente é como consentir que seu poder vá embora, e em nenhum lugar o poder é mais necessário do que durante o expediente. A desigualdade de gênero ainda é galopante no mundo dos negócios (o que dizer sobre as disparidades salariais?), então, cada vez que você pede desculpas, está se apresentando como uma pessoa humilde que não apenas sente muito pela situação em que está como também por ser uma mulher. Isso leva as mulheres para baixo e nos reduz a um nível de servidão. Ao dizer "Sinto muito", uma mulher despe-se de qualquer responsabilidade, qualquer igualdade, e acaba levando a questão de gênero décadas para trás. É uma maneira de suavizar o golpe de apontar para seus colegas e chefe que você existe, algo do qual você nunca deve se arrepender.

De acordo com Robin Lakoff, linguista da Universidade da Califórnia e autor do livro “Language and Woman’s Place”, pedir desculpa é uma forma ritualizada que significa algo como “Espero que este seja OK contigo”. Permite que as pessoas – especialmente mulheres – fujam de dizer o que a outra pessoa não quer ouvir.

É como se você estivesse pedindo permissão, quando você deveria estar tomando uma posição e fazendo exigências. Mulheres fortes, mulheres que pegam de volta seu poder, não dizem "Sinto muito," porque não estão arrependidas e não têm tempo para jogar esse jogo. Seja uma dessas mulheres.

Embora, inicialmente, possa haver uma mudança na maneira usual de se comunicar, tente ficar um dia inteiro sem dizer "Me desculpe." Quando notar a frase chegando, sentindo-a na parte de trás de sua língua, pense sobre o porquê de você querer dizer essas palavras. Você está realmente arrependida? Ou está apenas dizendo que está arrependida porque acha que deve se desculpar por ser algum tipo de inconveniente? Se for o último caso, não diga. Você não “sente muito”. Na verdade, você nem sente muito por não sentir muito. Ao reconhecer quão culpada você é ao dizer a frase, esperamos que possa dar um fim a isso. Essa atitude pode até não fechar a lacuna salarial entre gêneros imediatamente ou nos dar mais mulheres CEOs em todo o mundo do dia para a noite, mas irá nos trazer um passo mais perto da igualdade definitiva no local de trabalho. Uma coisa que, temos certeza, todas nós queremos.

Precisando de motivação no trabalho? As frases abaixo podem ajudar:

Veja também: Frases para aumentar sua motivação no trabalho
Frases para aumentar sua motivação no trabalho © iStock
Frases para aumentar sua motivação no trabalho
See album

Este texto foi escrito por @karencarneti e editado por @cicaarra.

Continue no taofeminino :)

Mais dicas de Carreira? Aqui:

6 jeitos de trabalhar mesmo quando você não está inspirada
Etiqueta digital: é melhor você tomar cuidado com o que posta nas redes sociais
Os 9 estágios emocionais da criatividade
⚃ Como organizar o tempo: dicas úteis para não brigar mais com o relógio
⚄​ 10 qualidades que uma mulher deve ter para ser boa líder

Karen Carneti
you might also like