Home / Comportamento / Carreira

Então, você se formou na faculdade. E agora?

by Karen Carneti ,
Então, você se formou na faculdade. E agora?© iStock

Está com dificuldade para se tornar uma verdadeira adulta? Aqui estão 5 passos para ajudá-la no processo...

Summary
  1. · – Celebre
  2. · – Aceite o emprego para recém-formados
  3. · – Abrace seus interesses de todo o coração
  4. · – Crie um portfólio
  5. · – Faça o que for bom para a sua alma
  6. · Continue no taofeminino :-)

Então, você se formou na faculdade. E agora? Se você for como nós (e a maioria dos reles mortais), está se sentindo perdida, sem saber o que fazer – e sem direção. Você sente essa pressão incrível para “dar certo na vida”, e, ainda mais do que isso, para começar a ganhar seu próprio dinheiro. E esses sentimentos são ok. Nós estamos aqui para lhe dizer que você ficará bem.

Não há nenhuma razão para seu próximo passo (e cada passo ao longo do caminho) não envolver se concentrar em fazer o que você ama. Por que se tornar um membro produtivo e adulto da sociedade tem que ser sinônimo de chatice? Ou criativamente sufocante? Ok, ok, talvez isso tenha sido um pouco dramático.

Independentemente de qualquer coisa, ser uma sonhadora não é algo para se envergonhar, mas para ser comemorado. E talvez aquelas temidas palavras "trabalho para recém-formados" realmente não devessem lhe dar medo. Talvez elas pudessem ser algo para lhe animar. Afinal, todos nós já tivemos um começo de carreira.

Aqui vão 5 dicas importantes para comemorar suas realizações antes de se preparar para o que está por vir em seu caminho:

1 – Celebre

Em primeiro lugar, lhe dê um tapinha nas costas pelo o que você tem feito até agora. Se formar na faculdade é um grande passo, e isso significa que você está pronta para o mundo real agora ... certo? Que tal beber vinho, com ou sem suas amigas, para comemorar? Você se sentirá mais “crescida” do que indo à outra festa da (sua agora antiga) faculdade.

2 – Aceite o emprego para recém-formados

Principalmente se você não teve experiência na área durante a faculdade, consiga um emprego para recém-formados. Melhor ainda se for na área exata que você deseja trabalhar, o emprego de seus sonhos e estiver tudo certo para você continuar no seu caminho perfeitamente ajustado. Lute a boa batalha, soldado! Agora, se você ainda está procurando alguma oportunidade, tudo bem também. Na verdade, isso nos leva à próxima dica ...

3 – Abrace seus interesses de todo o coração

Por exemplo, não se sinta pressionada a continuar sua educação (tentando uma pós-graduação, por exemplo) se isso não é o que você quer. Por outro lado, não deixe ninguém lhe desanimar se isso for exatamente o que você quer para o seu futuro. No meio tempo, abrace seus interesses. Escreva. Cante. Dance. Toque um instrumento. Desenhe. Faça trabalho voluntário. E sim, saia com seus amigos! Você não vai se conhecer melhor ficando sentada em casa, deprimida porque ainda não tem um emprego de verdade.

4 – Crie um portfólio

Mais especificamente, dedique seu tempo à construção de um portfólio profissional que exiba seus interesses e mostre seus pontos fortes. No mundo de hoje, isso muitas vezes se traduz em construir seu próprio site. Caso não tenha habilidade para tanto, trabalhe em produzir um bom currículo.

5 – Faça o que for bom para a sua alma

Acima de tudo, faça mais do que é bom para a sua alma. Quando você ama o que faz e faz o que ama, é isso o que importa. O mundo sempre precisa de mais sonhadores; não deixe que ninguém lhe diga o contrário. E quando outra dessas pessoas (como você) não desiste de seus sonhos, metade da batalha já está ganha.

Este texto foi escrito por @karencarneti e editado por @cicaarra.

Continue no taofeminino :-)

Mais dicas espertas de Carreira, aqui:

✍​ 6 dicas para alcançar o emprego dos sonhos
Como alavancar sua carreira em 5 passos
Você precisa parar de pedir desculpa no trabalho – eis aqui o porquê
Etiqueta digital: é melhor você tomar cuidado com o que posta nas redes sociais
6 jeitos de trabalhar mesmo quando você não está inspirada

Karen Carneti
you might also like