Home / Lifestyle / Casa

9 truques para eliminar os maus odores da casa

by Luciana Console ,
9 truques para eliminar os maus odores da casa© Istock

Porque ninguém merece conviver com cheiros desagradáveis

Summary
  1. · Perfumar a casa com aspirador de pó
  2. · Cheiro de cigarro
  3. · Odores de cozimento
  4. · Na tubulação
  5. · Cheiro de tinta
  6. · O micro-ondas e seus aromas
  7. · Na geladeira
  8. · Umidade nos móveis
  9. · Lixeiras malcheirosas
  10. · Quer mais dicas para a casa?

Por mais limpo que nosso lar esteja, certos lugares sempre vão ter um cheirinho ruim de vez em quando. Mas sem paranoia, isso é completamente normal. Felizmente, há muitos truques que podem nos ajudar nessas situações.

Como tirar cheiro de cigarro? E como evitar que aquela parede recém-pintada da sala te impeça de ver TV por uma semana? Reunimos aqui nove dicas que podem ser a solução para seus problemas.

1. Perfumar a casa com aspirador de pó

Não, você não leu errado! O aspirador de pó pode ter outra função além de sugar a poeira. Como? Borrife em algumas folhas de papel toalha, aqueles de cozinha, um perfume que te agrade. Depois, coloque-os no depósito do aspirador (com ele completamente limpo, claro, portanto, faça isso depois da faxina geral). Pronto, é só começar a “aspirar” a casa e rapidamente ela vai ser inundada pelo aroma que você escolheu.

aspirando o pelo do cachorro

2. Cheiro de cigarro

Sabemos que o cheiro de cigarro pode impregnar nas roupas e nos ambientes, e, se incomoda muito quem não fuma, acredite: os fumantes também reclamam. Para eliminar os vestígios de tabaco, o vinagre é ideal. Umedeça uma esponja com o líquido, deixe-a no ambiente por algumas horas e verá que o vinagre neutraliza o cheiro do cigarro.

moças fumando

3. Odores de cozimento

Já percebeu como fica a sua cozinha quando você prepara brócolis ou couve-flor? Pois é. Há certos alimentos que, ao serem cozidos, liberam um cheiro um tanto desagradável. Para suavizar esse odor, tente adicionar nozes ou avelã com casca na água do cozimento. Elas vão absorver todo o cheiro que se espalharia pelo ambiente. Peixe é outro alimento que também costuma exalar um odor forte. Nesse caso, adicione um pedaço de gengibre fresco e quando for fazê-lo no forno, coloque-o sobre um papel alumínio junto de cascas de laranja ou limão.

cheirando folha da panela

4. Na tubulação

Um costume que muita gente tem mas é ruim para a casa e péssimo para o meio ambiente é derramar o óleo de cozinha usado no ralo da pia. O óleo gruda na tubulação e faz com que a sujeira se acumule por lá. Resultado? Pia com cheirinho de restos de alimento. Para evitar isso, procure jogar água fervente na pia com frequência e, pelo menos uma vez por mês, jogue um pouco de desinfetante no ralo e deixe agindo durante toda a noite.

Mas o ideal mesmo é não jogar óleo no ralo. Coloque-o em uma garrafa e leve-a aos locais apropriados para descarte. Sua cozinha e a natureza agradecem.

mulher mexendo na tubulacao

5. Cheiro de tinta

Para você, a ideia de pintar as paredes é garantia de condenada ao cheiro de tinta por dias? Há um truque muito simples (e inesperado!) que você pode testar na próxima vez que resolver mudar a cara de um ambiente: misturar um pouco de essência de baunilha com a tinta. Ah, você acabou de pintar as paredes? Experimente colocar um potinho com grãos de café moído em algum canto do cômodo.

pintando a parede

6. O micro-ondas e seus aromas

Preferido dos que moram sozinhos, esse pequeno eletrodoméstico é muito utilizado e justamente por isso tende a acumular odores desagradáveis. Sabe aquela pipoca com manteiga que você resolveu fazer no sábado à noite? Pois é, ela é uma das mestras em empestear micro-ondas. A gente tenta deixar a portinha dele aberta para ver se o cheiro se dissipa, mas sabe que nunca dá muito certo. Na próxima vez que o micro-ondas ficar “cheiroso”, coloque para aquecer um copo de água com o sumo de um limão por 30 segundos na potência máxima.

micro-ondas explodindo

7. Na geladeira

Não adianta ter uma cozinha superestilosa se o cheiro da geladeira espanta as visitas. Lave o eletrodoméstico com água quente e vinagre e deixe a mistura agindo por cerca de 20 minutos. Depois, enxague bem com água. Para manter o frescor por mais tempo, você pode cortar um limão e colocar as metades nas prateleiras da geladeira.

cachorro dentro da geladeira

8. Umidade nos móveis

Alguns móveis, especialmente aqueles mais velhos, podem reter umidade e exalar um cheiro desagradável. Se esse problema estiver acontecendo em sua casa, limpe o interior dos móveis usando um pano umedecido com uma mistura de água gelada e bicarbonato de sódio (cuidado para não encharcá-lo!). Depois, espalhe café recém-moído por dentro, feche o móvel e deixe o pó atuando por toda a noite. Remova com aspirador no dia seguinte.

boneco verde levando água na cabeça

9. Lixeiras malcheirosas

Para eliminar o cheiro de lixo, esvazie as lixeiras da casa com frequência e limpe-as com água sanitária, ao menos uma vez por semana. Se quiser evitar o mau cheiro de vez, coloque um punhado de areia sanitária para gatos no interior dos cestos, assim os maus odores serão absorvidos, enquanto não ocorre a troca do saco de lixo.

furao dentro da lixeira

Quer mais dicas para a casa?

Luciana Console
you might also like