Home / Lifestyle / Casa

Escolha uma cabeceira e lhe diremos quem és

by Redação taofeminino ,
Escolha uma cabeceira e lhe diremos quem és© Reprodução/Pinterest

Para te inspirar, dicas de uma designer de interiores e 26 ideias do Pinterest. Por Mirela Mazzola

Quase sempre em destaque, por causa do tamanho e da posição no cômodo, a cama costuma ser um dos elementos centrais na decoração do quarto. Por isso, além de enxoval em ordem e de almofadas bacanas, aderir à cabeceira valoriza ainda mais esse móvel tão importante (e amado por todas nós).

“Além de trazer mais um elemento estético para dentro do quarto, as cabeceiras têm outra função importante: proteger a cabeça da superfície gelada da parede”, diz Nicole Santini, cenógrafa e designer de interiores da marca de móveis Oppa. Em ambientes pequenos, por exemplo, ela acaba sendo um belo toque de décor, com a vantagem de quase não ocupar espaço.

Cabeceira: já pode comprar?

Em primeiro lugar, considere o tamanho da cama (e se ela já não tem cabeceira, claro). Como os modelos box têm sido bastante usados, a procura por esse item tem aumentado bastante. Depois, pense na altura que prefere (e que o tamanho do quarto permite): existem cabeceiras a partir do chão e da altura da cama. Quanto à largura, elas podem ultrapassar o limite da cama para incluir nichos e criados-mudos, por exemplo. Dá uma olhada nessas ideias:

Às vezes, a cabeceira pode preencher quase toda a parede atrás da cama. Nesse caso, atenção redobrada com outros elementos decorativos do ambiente. “Como a cabeceira é um dos focos da decoração do quarto, é importante pensar nela como peça-chave na hora de compor o conjunto”, diz Nicole.

Para a designer, é possível encontrar cabeceiras que reúnem funcionalidade, conforto e estética em uma mesma peça, mas o mais importante na hora de escolher é considerar o espaço disponível. “Hoje, as pessoas têm optado pela cama queen-size, o que deixa o dormitório mais apertado”, afirma. Por isso, vale considerar cabeceiras com tecnologia integrada para iluminação e conexão USB, por exemplo.

Cuide da sua cabeceira

Os modelos estofados em capitonê, em madeira ou MDF e em laca estão entre os mais comuns. Esse último, apesar de fácil de limpar, pode riscar com mais facilidade. Ao optar por modelos em tecido, Nicole sugere as versões sintéticas, mais simples de limpar. “Porém as mais duráveis são as de madeira, que também têm manutenção fácil e os riscos podem ser reparados de forma mais eficiente”, diz a designer. Em geral, pano úmido é o mais indicado na hora de limpar. Muito cuidado com produtos de limpeza, em especial os abrasivos e os que contêm álcool e solventes, que podem manchar e danificar sua querida cabeceira.

A seguir, a gente selecionou as cabeceiras mais lindas do Pinterest, espia só:

Cabeceira de alvenaria © Pinterest
Cabeceira de alvenaria
See album

Não vai embora, não! Tem mais ideias de decoração:

Redação taofeminino
you might also like