Home / Lifestyle / Casa / decoração

Roube 40 ideias (e superdicas) para sua cozinha americana

by Fernanda Guimarães ,
Roube 40 ideias (e superdicas) para sua cozinha americana

Ideias para guardar nos boards do Pinterest e dicas de expert para gourmetizar a cozinha já

Summary
  1. · Quais aparelhos são indispensáveis numa cozinha americana?
  2. · Cozinha americana pequena, é possível?
  3. · E a decoração?
  4. · Como fazer uma cozinha funcional?
  5. · Decoração criativa, DIY e belezuras mil para a sua casa? Nosso Pinterest tem de sobra!
  6. · Espertezas e bonitezas para a sua casa:

Um desafio: nos próximos dias, comece a perceber em que cômodos da casa você passa a maior parte do seu tempo. Grandes chances de você constatar que, por mais que a sofá da TV + controle remoto seja o cantinho com o qual você sonha depois de um dia de trabalho intenso, a cozinha é de fato o cômodo onde você mais fica. E tem coisa melhor do que abrir uma garrafa de vinho (ou várias, depende) com amigos ou família e cozinhar? "O cliente busca um espaço para receber os amigos e tornar a sua cozinha um ponto de encontro...um ambiente amigável, com bancada ampla para que, quem estiver preparando as refeições, possa interagir com os convidados", comenta João Marcel Dupont Agostini, do time de arquitetura da Todeschini.

Estava pensando em derrubar umas paredes, dar uma recauchutada na casa? Pescamos dicas de dois experts em planejamento para você começar a pensar sua cozinha americana.

Quais aparelhos são indispensáveis numa cozinha americana?

Os componentes básicos da cozinha americana são a pia, bancada de trabalho e apoio, refrigerador e fogão (de preferência embutidos). Falando nisso, tradicionalmente o fogão fica separado do forno, mas o divórcio é opcional.
E o que não pode faltar de jeito nenhum? Coifa. Com o conceito de integração de ambientes, imagina fritar um bife e defumar a sala? "É preciso escolher uma boa coifa ou exaustor acima do fogão - a opção pelo cooktop, além de uma melhor estética, facilita a manutenção.", comenta Greice Magadan, gerente de arquitetura da Dell Anno. O restante fica a seu critério e da decoração: você pode optar por uma geladeira americana, de duas portas ou uma estilo vintage, por exemplo.

Com pegada moderna, as luminárias fazem a diferença na decoração da cozinha americana © Divulgação Todeschini
Com pegada moderna, as luminárias fazem a diferença na decoração da cozinha americana
See album

Cozinha americana pequena, é possível?

Claro! Tudo depende do projeto, é lógico, mas existem bons exemplos de cozinhas americanas pequenas para se inspirar. "Quando se tem pouco espaço, o ideal é fazer uma bancada rente a parede e paralela à parte funcional da cozinha – pia, fogão e geladeira.", explica João Marcel. Alguns macetes como portas de correr, prateleiras retráteis, organizadores ajudam bastante na economia de espaço.

Cozinha americana integrada à sala de estar em projeto de Paola Ribeiro © Paola Ribeiro
Cozinha americana integrada à sala de estar em projeto de Paola Ribeiro
See album

E a decoração?

Não só os eletrodomésticos e móveis vão fazer a diferença na decoração da cozinha americana. Vale dar atenção aos detalhes da composição dos móveis, revestimentos, etc. Tamponamentos em vidro, nichos e uma iluminação bem feita com luminárias mais baixas, como indica João Marcel, são detalhes que podem acrescentar ao décor.

Pontos de cores fortes como portas e ladrilhos hidráulicos são alguns dos favoritos aqui e agora. Para o futuro, anote as previsões do expert: "a aposta será em decorações mais rústicas, com a utilização do ferro, tijolos aparentes e que remetem o visual aos lofts de Nova York."

Azulejos e cores retrô na decoração da cozinha americana da Todeschini © Divulgação Todeschini
Azulejos e cores retrô na decoração da cozinha americana da Todeschini
See album

Como fazer uma cozinha funcional?

Para o balcão central, pivô da cozinha americana, prefira materiais que são fáceis de limpar e duradouros, como granito, mármore ou inox. Greice ainda sugere tapetes lixeiras separadas em gavetões (para eliminar o cestinho de pia), porta pratos móvel e organizadores internos de gavetas. "Deixar os talheres e os porta-temperos visíveis funciona tanto para facilitar o acesso como também para uma decoração funcional.", finaliza João Marcel.

Deixe utensílios à mão e aparentes na sua cozinha americana! Opte por prateleiras abertas ou com tamponamento em vidro fosco. © Tok Stok
Deixe utensílios à mão e aparentes na sua cozinha americana! Opte por prateleiras abertas ou com tamponamento em vidro fosco.
See album

Decoração criativa, DIY e belezuras mil para a sua casa? Nosso Pinterest tem de sobra!

Espertezas e bonitezas para a sua casa:

Fernanda Guimarães
you might also like