Home / Lifestyle / Casa / decoração

Home sweet office: para trabalhar em casa com conforto e charme

by Redação taofeminino ,
Home sweet office: para trabalhar em casa com conforto e charme© Reprodução/Pinterest

Ideias e dicas para fazer da sua casinha o melhor escritório que há. Por Mirela Mazzola

Summary
  1. · Como escolher o espaço mais adequado para o escritório em casa
  2. · Na medida
  3. · Como compor o home office como resto da decoração
  4. · Adora decoração? Então fica mais um pouco!

Nem todo mundo se acha capaz de administrar a jornada de trabalho dentro da própria casa (Pai, afasta de mim o Netflix, ​a Sessão da Tarde... ) Sim, há dias que até a pilha de louça na pia é mais atrativa que o laptop.

Claro que nem todas as profissões e empresas permitem a prática de home office, mas, de alguns anos pra cá, essa possibilidade – que é o sonho de muita gente – tem ficado cada vez mais perto, nem que seja só uma vez por semana.

Mas ninguém aqui está falando em day-off, ok? A caixa de e-mail continua pipocando, os prazos não mudam e o volume de trabalho pode ser até maior. Por isso, é fundamental ter organização, para não extrapolar no horário e perder minutos preciosos para sair um pouco ou mesmo curtir a casinha (na função moradia, e não escritório!).

Tão importante quanto aprender a administrar o tempo, um espaço adequado, aconchegante e, por que não, charmoso, também ajuda na hora de melhorar a produtividade.

Para que seu cantinho de trabalho não seja um um ambiente meio esquecido ou um convite à procrastinação, a gente levantou dicas preciosas com a designer de interiores Ana Paula Guimarães, do escritório Manarelli Guimarães Arquitetura. Anote e reproduza:

Como escolher o espaço mais adequado para o escritório em casa

"A localização é o que faz o home office funcionar da maneira correta", diz Ana Paula. Em primeiro lugar, é preciso conhecer o seu perfil de trabalho: prefere estar integrada ao movimento da casa ou em silêncio absoluto? Em um ambiente exclusivo, com portas, ou em um cantinho em outro cômodo? Isso só depende do que você considera mais confortável e do se encaixa às suas funções no trabalho. Usa muito o telefone e o Skype? Talvez seja melhor um ambiente mais reservado.

"Também há home offices que fazem parte do conceito da sala, em uma mesa atrás do sofá, por exemplo. Em geral, é interessante ele estar em conexão com a área de convivência da casa", completa a designer de interiores.

Na medida

Desde que seja confortável e comporte o material necessário, não existe restrição ou tamanho ideal para o cantinho de trabalho. Na maioria das vezes, uma mesa com espaço para impressora, uma estante ou gaveteiro e uma boa cadeira bastam.

Como compor o home office como resto da decoração

Segundo Ana Paula, uma boa solução é o mobiliário do home office estar integrado à decoração. "A mesa atrás de um sofá é uma alternativa", sugere a designer. Se o móvel tiver personalidade, pode servir de bufê ou mesmo mesa-bar em dias que não estiver sendo usado para trabalhar. O mesmo vale para cadeiras (de madeira ou com o rodízio com capinha, por exemplo) e luminárias estilosas. A regra é clara: quanto menos cara de escritório, maior a versatilidade.

Ideia de home office © Pinterest
Ideia de home office
See album

Adora decoração? Então fica mais um pouco!

Na decoração, cinza é o novo branco!
Você vai amar estas ideias de papel de parede
Quarto de casal estiloso AND confortável? Sim, você pode!
Ideias para aproveitar ao máximo (e com muito estilo) uma cozinha pequena
Parede pelada não! Descubra como decorá-las

Redação taofeminino
you might also like