Home / Lifestyle / Casa / decoração

Curte paredes lotadas de quadros decorativos? Então faça a sua gallery wall!

by Redação taofeminino ,
Curte paredes lotadas de quadros decorativos? Então faça a sua gallery wall!© Reprodução/Pinterest

Com a palavra, uma designer de interiores e 21 ideias direto do Pinterest. Por Mirela Mazzola

Summary
  1. · Como compor quadros decorativos
  2. · Pendurar sem medir? Neva!
  3. · Como alinhar
  4. · A cor da parede...
  5. · Como escolher as molduras
  6. · Unir as molduras também pode ficar bacana, olha só:
  7. · Agora, sim! Mãos à obra!
  8. · Quer ver mais ideias?
  9. · Mais dicas de decoração? Temos!

Tendências de décor vêm e vão, mas algumas parecem ter se tornado verdadeiros clássicos! Quem não se lembra daquela parede da vovó repleta de quadros pintados à mão com moldura de madeira?

Embora hoje a pegada seja outra, a trend de cobrir a parede de quadros segue firme e forte: paisagens bucólicas deram lugar a pôsteres, flores a frases e molduras rebuscadas a linhas mais simples. E, se quiser trazer o high-low para a decoração da casa, pontuar a composição com uma ou outra obra de arte bacanuda também fica incrível!

Como compor quadros decorativos

Antes de sair furando a parede, é muito importante "fazer um estudo" sobre a composição, ou seja, como os quadros decorativos vão ficar no conjunto. "Primeiro é preciso ver se há unidade temática e de tipologia, quando houver imagens com frases, entre os quadros", diz a designer de interiores Karina Salgado, do escritório Two Design. Isso mesmo, garota: harmonia. Os quadros podem ser lindinhos individualmente, mas também precisam fazer sentido, ou na cor ou na temática, quando estiverem dentro do conjunto.

Pendurar sem medir? Neva!

Os quadros "se conversam"? Ok, então é hora de pensar no espaço: meça a parede, considerando se os quadros são proporcionais a ela. "Para isso, é importante que haja um respiro ao redor da composição", diz Karina.

Como alinhar

"Além de harmonizar a temática, a composição não pode estar muito alta", sugere Karina. A proporção também precisa ser observada: fique atenta se determinado quadro não é muito grande para a parede escolhida ou destoa dos demais.

A cor da parede...

...importa muito! Cinza na decoração costuma funcionar!

Como escolher as molduras

Assim como a temática dos quadros, a escolha da moldura é superimportante na harmonia do conjunto. "Se for misturar materiais, evite cores muito contrastantes", diz Karina.

Unir as molduras também pode ficar bacana, olha só:

Agora, sim! Mãos à obra!

Perguntamos para a Karina, afinal, por onde começar? "Uma dica legal é colocar a composição que pretende no chão e esboçá-la em um papel com o formato da parede, quadrada ou retangular, por exemplo." Outra forma, comum em tutoriais, é cortar papéis no tamanho real dos quadros e colar com fita adesiva na parede em que composição vai ficar.

Quer ver mais ideias?

Quadros decorativos na sala © Pinterest
Quadros decorativos na sala
See album

Mais dicas de decoração? Temos!

Redação taofeminino
you might also like