Home / Lifestyle / Comida

6 receitas salgadas com farinha de tapioca

by Luciana Console ,
6 receitas salgadas com farinha de tapioca© Comsaborperfeito

Dá pra fazer várias coisas diferentes com esse ingrediente tipicamente brasileiro!

Summary
  1. · Pizza de tapioca
  2. · Lasanha de crepioca
  3. · Empada fit
  4. · Barquinha de tapioca com guacamole
  5. · Wrapp de tapioca roxa
  6. · Disco de tapioca com chia, pasta de grão de gico e romã
  7. · Deu fome? Então aproveita e olha essas outras receitas!

Quando falamos em tapioca, automaticamente pensamos na receita clássica do disco de tapioca dobrado com recheios diferentes, não é? Acontece que a farinha de tapioca pode ser usada em muitas outras receitas deliciosas. Que tal aprender algumas delas e sair do básico?

Extraída da fécula de mandioca, com o nome de origem tupi e oriunda do Nordeste, a farinha de tapioca é um dos alimentos que representam a culinária brasileira. É natural, de fácil digestão, sem gordura e com baixo teor de sódio.

A tapioca não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten que colabora para o aumento da inflamação do organismo e da gordura abdominal. Rica em carboidratos simples, um dos seus maiores benefícios é fornecer energia de maneira rápida e prática. "Apesar de possuir alto índice glicêmico, a tapioca pode fazer parte de uma dieta saudável ou para a perda de peso desde que seja consumida com moderação e acompanhada de recheios leves. Não existem malefícios, mas com a farinha de mandioca é pobre em fibras o ideal é combiná-la com alimentos que possuam essa propriedade melhorando assim seu índice glicêmico e valor nutricional", informa a nutricionista Tereza Porazza. Ela e a chef Renata Macena, do atelier Gluten Free, sugerem as receitas a seguir.

Pizza de tapioca

Ingredientes:
- 3 colheres de sopa de goma de tapioca (tapioca hidratada)
- 2 colheres de sopa de molho de tomate
- 3 colheres de sopa de ricota amassada
- Orégano, Azeite e Sal a gosto

Modo de preparo:
Em uma frigideira coloque a goma de tapioca, quando já estiver pronta, espalhe o molho de tomate e cubra com a ricota e o orégano. Deixe tapada por 2 minutos em fogo baixo e está pronto.

Lasanha de crepioca

Ingredientes:
- 3 ovos
- 6 colheres de sopa de goma de tapioca
- 1 berinjela
- 1 cenoura
- 2 xícaras de molho de tomate
- 250 g de peito de frango cozido e desfiado
- Queijo ralado pra finalizar
- Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Misture o frango desfiado com o molho de tomate. Corte a berinjela e a cenoura em fatias bem fininhas. Bata os ovos com a goma de tapioca e uma pitada de sal. Aqueça uma frigideira antiaderente e prepare 3 panquecas com a massa. Em um refratário comece a montar a lasanha: primeiro o molho, depois a massa, depois uma camada de berinjela, outra de cenoura (se quiser pode temperar a camada de legumes com sal e pimenta - e vá intercalando as camadas e finalize com um pouco que queijo ralado e algumas ervas, se quiser). Leve ao forno já preaquecido no grau máximo até gratinar.

Empada fit

Ingredientes:
- 1 ovo
- 2 colheres de sopa de goma de tapioca
- 1 colher de requeijão light
- Sal e orégano a gosto
- Frango desfiado
- Tomate e azeitona picados

Modo de preparo:
Em uma vasilha bata o ovo, a goma de tapioca, o requeijão o sal e o orégano. Depois coloque no fundo de forminhas de empada o recheio (frango, tomate e azeitona misturados) e complete com a massa. Leve ao forno médio por cerca de 20 minutos ou até estar com a casca bem dourada.

Barquinha de tapioca com guacamole

Ingrediente barquinha:
- 1 xícara de chá de goma de tapioca

Ingredientes Guacamole:
- 1 avocado pequeno
- ½ cebola roxa picada
- 1 tomate pequeno picado
- ¼ pimenta dedo de moço picada
- ¼ xícara (chá) de cheiro-verde
- 1 colher (sopa) de amaranto em flocos
- Suco de ½ limão
- Pimenta-do-reino preta a gosto
- Sal rosa a gosto

Modo de preparo:
Faça rolinhos de papel alumínio e reserve. Em uma frigideira antiaderente faço a disco de tapioca. Coloque os discos de tapioca sobre os rolinhos de papel alumínio, de forma que fiquem em formato de telha , leve ao forno pré-aquecido a 190°C por 5 minutos. Reserve. Com um garfo, amasse a polpa do abacate. Junte a cebola picada, o tomate, a pimenta dedo de moça, o cheiro verde, o amaranto em flocos e o suco de limão. Acerte sal e pimenta e sirva com as barquinhas de tapioca.

Wrapp de tapioca roxa

Ingredientes Wrap:
- 5 colheres sopa de goma de tapioca
- 2 ½ colher de chá de suco de beterraba*

*Suco de beterraba
- ½ beterraba pequena
- Água suficiente para bater

Ingredientes recheio:
- 1/3 xíc. chá de tofu soft ou ricota sem lactose
- 1/3 xíc. chá de agrião
- 2 colher (sopa) de salsinha picada
- 1 colher (sopa) de azeite
- Pimenta-do-reino preta a gosto
- Sal rosa a gosto

Modo de preparo:
Bater os ingredientes do suco no liquidificado e coar, reserve. Amasse o tofu com a ajuda de um garfo, tempere com azeite, sal e pimenta. Junte a salsinha picada. Rasgue o agrião com as mãos e junte ao tofu. Em um recipiente junte a goma te tapioca e o suco de beterraba. Mexa com as mãos ate formar um massa em flocos. Peneira a massa, e preencha toda a superfície de uma frigideira. Deixe dourar de uma lado, vire do o lado e deixe dourar. Retire, espalhe o recheio por toda a tapioca. Enrole e sirva

Disco de tapioca com chia, pasta de grão de gico e romã

Ingredientes Discos:
- ½ xíc. (chá) de goma de tapioca
- 1 colher (sopa) de semente de chia

Ingredientes Recheio:
- ¼ xíc. chá de grão de bico
- 2 colher (sopa) de azeite
- 1 dente de alho
- Suco de ½ limão
- ½ tomate picado sem semente e sem casca
- Pimenta-do-reino preta a gosto
- Sal rosa a gosto
- Romã a gosto

Modo de preparo:
Em um recipiente misture a tapioca e a chia. Espalhe porções dessa mistura, sobre uma frigideira, formando pequenos discos. Quando a massa ficar unida, vire e cozinhe do outro lado. Reserve. Lave bem os grãos-de-bico e, depois, deixe-os de molho por 12 horas. Escorra a água e transfira os grãos para uma panela de pressão.Cubra com água, tampe e leve ao fogo. Assim que começar a chiar, conte 25 minutos.Deixe o vapor interno sair totalmente da panela para destampá-la. Retire os grãos-de-bico cozidos e transfira-os para um processador de alimentos.Junte o restante dos ingredientes e bata até formar uma massa uniforme. Coloque 1 colher (sopa) da pasta de grão de bico nos discos de tapioca e finalize com romã.

Deu fome? Então aproveita e olha essas outras receitas!

Luciana Console
you might also like