Home / Lifestyle / Comida

Peru, rabanada, tender e mais receitas clássicas de Natal

by Redação taofeminino ,
Peru, rabanada, tender e mais receitas clássicas de Natal© iStock

Uma ceia tradicional não precisa ser complicada. Duvida? Estão dá uma olhada na nossa seleção de delícias. Por Mirela Mazzola

Não importa se o seu estilo é moderno ou mais clássico: na hora de celebrar o Natal, uma ou outra receita tradicional acaba fazendo parte do cardápio. Ao lado de assados e de preparos mais pesadões, dá para equilibrar o menu com receitas leves e refrescantes, adequadas ao clima brasileiro. Resultado? Uma ceia inesquecível, personalizada (e deliciosa!). Ah, e muito importante: sem que você chegue à meia-noite totalmente exausta.

A seguir, selecionamos 12 receitas de Natal, da entrada à sobremesa.

(Ceia completa: ativar!)

Salada de folhas verdes com carpaccio de figo, nozes, parmesão e vinagrete de mel

​Em um jantar, nada como impressionar logo na entradinha, certo? Além de refrescante, essa receita propõe toques criativos, como um tipo de carpaccio feito de figo congelado e uma vinagrete de mel. Para finalizar, nozes e queijo parmesão. Sucesso!

Salpicão de frango

Se muitas das nossas receitas de Natal foram importadas da gringa, a exemplo do peru, eis uma delícia tipicamente brasileira. Quem aí resiste a essa mistura agridoce de frango, maionese, maçã e uvas-passas? Aprenda a fazer no site do GNT.

Arroz com champagne e passas

O arroz de cada dia não pode faltar, mas na ceia de Natal vale incrementá-lo com um toque festivo. Para isso, champagne e passas são uma ótima pedida! Receita, aqui.

Farofa de castanhas portuguesas

Castanhas são a cara do Natal. Então que tal trazê-las para essa verdadeira paixão nacional, a farofa?

Tender ao molho de laranja

Outro clássico natalino, a receita de tender é bem fácil de preparar. Sabe aqueles pratos que você deixa no forno e enquanto ele assa você consegue fazer outras coisas?

Lombo assado com batatas

Se preferir uma carne suína um pouco mais leve, aposte no lombo. Essa receita já inclui o acompanhamento: batatas bem macias e que acabam incorporando o sabor do assado. Nhami!

Peru de Natal

Em uma ceia clássica não pode faltar essa ave natalina supertradicional. Se quiser uma versão inusitada da receita, esta aqui tem perfume de tangerina e sálvia.

Pernil suíno assado

Receitas com carne de porco podem parecer pesadas para a ceia, mas, se for preparado na véspera, esse pernil assado é uma ótima opção para ser servida no almoço do dia 25.

Leitoa assada

Outra delícia para o almoço de Natal, essa receita de leitoa dá um trabalhinho, mas vale o esforço. Que tal testar sua evolução na cozinha com ela?

Rabanada

A receita tradicional de rabanada é bastante calórica (a fritura leva pão, ovo e açúcar refinado), mas que atire a primeira fatia quem nunca perdeu a linha - e ganhou medidas - no Natal.

Rosca natalina

Ideal para o café da manhã ou da tarde, essa receita é inspirada nos cinnamon rolls, rolinhos de massa com canela comuns na América do Norte.

Consommè de frutas vermelhas e panetone

Que tal incrementar um daqueles panetones que você ganhou e transformá-lo em uma sobremesa com nome sofisticado e preparo fácil, fácil? Essa receita, da renomada chef Roberta Sudbrack, consiste em uma sopa fria de frutas vermelhas com pedaços de panetone e sorvete. Perfeita para o nosso verão natalino!

Aqui tem mais receitas!

Redação taofeminino
you might also like