Home / Lifestyle / Comida

Tomate recheado: prático e saboroso. Vem cá aprender!

by Maria Cecília Arra ,
Tomate recheado: prático e saboroso. Vem cá aprender!© Getty Images

O tomate não precisa ser pré-cozido antes de ganhar o recheio e faz as vezes de entrada ou de prato principal numa boa. Água na boca, sim ou com certeza?

Temos uma sugestão para a próxima vez que você se aventurar na cozinha. Que tal um tomate recheado? Bons motivos para te incentivar: rico em vitamina A e C, esse fruto (tomate não é legume, hein?) tem propriedades antioxidantes e licopeno, substância protege o sistema imunológico. Tá, agora chega de blá-blá-blá porque o assunto aqui é comida! A receita de tomate recheado que você lê abaixo é de autoria do time do aufeminin, o irmão francês do taofeminino.

Ingredientes (para 4 pessoas)
- 4 tomates grandes ou 8 pequenos
- 400g de carne moída (patinho)
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 ovo
- 1 pão francês cortado em pedacinhos pequenos e embebido em leite
- Ervas frescas (salsa, cebolinha, manjericão) a gosto
- 4 colheres (sopa) de azeite
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Óleo para untar

Modo de preparo
Refogue rapidamente a carne moída, meia cebola e meio alho na manteiga. Deixe esfriar. Enquanto isso, bata o ovo com um garfo, como se fosse preparar uma omelete, e reserve. Pique finamente o restante da cebola , do alho e as ervas frescas. Em uma tigela, misture o refogado, o pão embebido em leite, o ovo, as ervas e tempere com sal e pimenta do reino. Corte a "tampa" de cada tomate e retire a polpa o suficiente para conseguir preenchê-lo com a mistura preparada. Recheie os tomates e acomode-os numa assadeira untada com óleo. Regue os tomates com o azeite e leve ao forno preaquecido a 180º C por 20 minutos. Sirva quente.

Dicas úteis!
→ Use tomates maduros - mas não muito! Os frutos firmes não correm o risco de desmanchar quando aquecidos.
→ Para que os tomates não soltem muita água durante o cozimento, polvilhe um pouco de sal grosso após tirar a polpa.
→ Não jogue a polpa fora: a partir dela, você pode fazer um molhinho com azeite e orégano para acompanhar torradinhas. Hummmm.
→ Tente encaixar os tomates na assadeira de modo que não sobre espaço entre eles, assim eles não vão cair durante o cozimento.

Este texto foi escrito por @cicaarra

Fica, tem mais receita gostosa!

Maria Cecília Arra
you might also like