Home / Beleza / Pele

Adeus, ano velho! 8 resoluções de beleza para 2017

by Fernanda Guimarães ,
Adeus, ano velho! 8 resoluções de beleza para 2017© Getty

Dormir sem tirar a maquiagem e exagerar na chapinha? Alguns pecadinhos de beauté devem ver seu fim antes da virada. Atualize a lista de resoluções para o ano novo e vem que vem, 2017!

Summary
  1. · Lavar o rosto, tonificar e hidratar
  2. · Fazer as pazes com os fios
  3. · Apostar na beleza natural
  4. · Detox do nécessaire
  5. · ​5. Laboratório de make
  6. · Devorar água
  7. · Dormir maquiada? JAMAIS
  8. · Sempre usar protetor solar
  9. · Bonus track...

Resoluções de Ano Novo não são o nosso forte! Vamos, então, desenhar uma nova estratégia para não falhar em 2017? Sabe aquela história de que um hábito nasce depois de 21 dias de prática? Pois é, dê o start nas resoluções de beleza em janeiro para começar o ano lacrando!

1. Lavar o rosto, tonificar e hidratar

Os três passos mais que básicos de qualquer rotina de beleza não são novidade para ninguém, maaas a gente nem sempre faz aquilo que é certo. Aqueles minutinhos extras para cuidar melhor da pele valem a pena, acredite. O ideal é fazer todo o ritual de manhã e à noite e sempre usar produtos adequados ao seu tipo de pele. O sabonete limpa e elimina poluição, maquiagem, e resíduos. O tônico ajuda a reparar a superfície da pele e muitos deles ainda contêm ingredientes ativos como antioxidantes, retinóides ou partículas esfoliantes, que complementam a limpeza. Para fechar com chave de ouro, o hidratante regula a barreira hidrolipídica da pele, nutrindo as partes mais secas e segurando a oleosidade.

2. Fazer as pazes com os fios

Pra você, 2016 foi o ano de cabelos coloridos, chapinha batendo os 200 graus e cortes de cabelo caseiros? Então, em 2017, prometa ser mais boazinha com seus fios: cuide do couro cabeludo, inclua hidratações semanais na agenda e deixe a chapinha e o secador de folga por algum tempo. Os hábitos do chuveiro também podem ser a chave para madeixas dignas de propaganda de xampu. A gente ensina como lavar o cabelo direitinho aqui.

3. Apostar na beleza natural

Ano novo, nécessaire novo. Aproveite o final do ano e pense em substituir alguns produtos por versões mais ecológicas e cruelty free (que não fazem testes em animais). Produtos frescos, naturais e eco-friendly vêm pipocando no mercado e com certeza não vão faltar opções para você. A gente já até falou sobre os esmaltes orgânicos que são amigos do meio-ambiente e não possuem agentes tóxicos na fórmula.

Saiba mais: no site do PETA (em inglês) você encontra uma lista das empresas internacionais que realizam testes em animais.

4. Detox do nécessaire

Quando foi a última vez que você checou o prazo de validade dos produtos ou limpou seus pincéis? Ah, e esse rímel, tá na sua bolsa há quanto tempo? Essa é a hora, cara leitora. Faça uma verdadeira auditoria no nécessaire e desapegue dos produtos velhos. Dica: para limpar seus pincéis de maquiagem, dilua 10 ml de shampoo neutro (os infantis são os melhores) em uma bacia com meio litro de água. Mergulhe o pincel na mistura e faça movimentos circulares com ele sobre a palma da sua mão até que ele esteja livre dos resíduos. Enxague e deixe-o secar deitadinho. Repita a lavagem a cada quinze dias. Quer saber mais sobre como cuidar do assunto? Leia aqui: O certo e o errado na hora de lavar seus pincéis de maquiagem.

​5. Laboratório de make

Sim, está na hora de tentar técnicas além do olho esfumado marrom e do lápis preto: 2017 vem aí para você testar um batom escuro, colocar cílios postiços ou se aventurar com sombras mais coloridas. O pior que pode acontecer? Você ter de passar um demaquilante caso não goste. Sussa, né?

6. Devorar água

Não contente-se mais com só beber água. Em 2017 você vai comê-la também. A gente já sabe que beber bastante água é o melhor hábito de saúde e beleza que existe, então por que não incluir na dieta vários alimentos que são ricos em H2O? "Células hidratadas são a resposta para uma pele jovem e corpo saudável. Inclua uma porção de frutas e verduras cruas diariamente. Assim você fica hidratada por um tempo maior. E comer vegetais não ajuda só a assegurar a água no corpo, mas também inclui mais antioxidantes, fibras e nutrientes.", afirma o Howard Murad, dermatologista e professor da Universidade da Califórnia em Los Angeles.

7. Dormir maquiada? JAMAIS

Não importa a dimensão do cansaço ou quanto vinho você bebeu, nunca durma maquiada. E se o banheiro parece estar a quilômetros de distância, lance mão dos lencinhos demaquilantes e deixe a caixinha estrategicamente ao lado da cama.

Dormir de maquiagem significa bloquear seus poros, deixar todos os resíduos e sebo fazendo balada lá dentro e acordar com cravos e acne no dia seguinte. Normalmente a pele se recupera durante o sono, e dormir de maquiagem impede sua renovação, o que pode levar a um envelhecimento precoce.

8. Sempre usar protetor solar

Faça chuva ou faça sol, o protetor solar deve entrar na sua rotina djá! E a preocupação não é só o fotoenvelhecimento ou melasma mas também com a proteção contra o câncer de pele, o tipo mais comum no Brasil.

Nos dias nublados, o filtro também entra em ação. Os raios UV conseguem passar pelas nuvens e podem até não causar queimaduras, mas a longo prazo, a radiação danifica e mancha a pele. Para garantir a eficácia do seu protetor solar, use direitinho: aplique 30 minutos antes de se expor ao sol e capriche na quantidade (pelo menos uma colher de chá para o rosto e pescoço). Uma dica da dermatologista Flavia Addor, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, é apostar em bases com filtro solar que facilitam a rotina e asseguram a quantidade correta de produto no rosto.

Peles oleosas não têm mais desculpas para não se proteger. Indicamos quais são os melhores protetores solares para pele oleosa com toque seco e brilho zero.

9. Bonus track...

O melhor conselho de Queen Bey:

“Uma verdadeira diva tem graça, é talentosa, forte, corajosa e muito humilde.”
- Beyonce

passando-delineador

Gostou? Então vem que tem muito mais para o ano novo:

- Desvendamos os segredos das famosas para uma pele perfeita
- Para fazer em casa: guia prático do bronzeamento artificial
- Cachinhos, atenção! Ensinamos a fazer um penteado de festa com zero chapinha!

Fernanda Guimarães
you might also like