Home / Beleza / Pele

Adeus, pele ressecada no inverno. Olá, hidratação!

by Isabella Villalba ,
Adeus, pele ressecada no inverno. Olá, hidratação!© Thinkstock

Ah, inverno. É só o termômetro cair um pouquinho para os primeiros sinais de ressecamento aparecerem (e ganharem força já que, geralmente, bebemos menos água e tomamos banhos mais quentinhos). É o fim da cútis de pêssego? Não! A repórter Isabella Villalba investigou o assunto e preparou o dossiê da pele hidratada, consultando a dermatologista das estrelas Ligia Kogos

Summary
  1. · Como cuidar da pele do rosto no inverno?
  2. · Pele de porcelana, ativar!
  3. · Corpitcho hidratado do pescoço para baixo
  4. · Lista de compras

Fato: com a chegada do inverno, relaxamos na rotina de beauté - passar hidratante depois do banho vira tortura. Para completar, sentimos menos sede e bebemos pouca água. E assim, a pele fica ressecada e vai perdendo viço. “As pessoas de pele clara e aquelas com tendência a desenvolver alergias respiratórias sofrem mais no frio, quando a perda de água para o ambiente é mais favorecida”, comenta a dermatologista Ligia Kogos, que cuida de belas como Ana Hickmann e Eliana. Além do aspecto sem brilho, o problema pode evoluir para coceiras, rachaduras nas mãos e lábios e descamação. Credo! ​A parte boa é que há, sim, maneiras de evitar o ressecamento ou revertê-lo.

Como cuidar da pele do rosto no inverno?

O rosto merece atenção especial. No Brasil, a maioria das mulheres tem pele mista – caracterizada por uma leve oleosidade na região T da face (testa, nariz e queixo) e textura normal a seca nas bochechas. “Nestes casos, a pele pode se ressentir com o uso de hidratantes muito oleosos. Como resultado, podem aparecer cravos, espinhas e rosáceas”, comenta Ligia.

O hidratante deve ser aplicado duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, depois de lavar o rosto. Se você utiliza um protetor solar separado, o ideal é passá-lo depois de uma fina camada de hidratante.

A pele da boca também inspira cuidados. Os protetores labiais, com textura matificada, são ideais para acabar com o aspecto rachado. A receita da dermatologista para quem está com o lábio desfolhado é passar sabonete e com uma toalha, causar uma leve abrasão, tirando a pele morta. Depois, é preciso passar o protetor na hora.

Pele de porcelana, ativar!

O combo lavar + hidratar continua sendo a melhor solução para um rosto lisinho. Siga as instruções de acordo com o seu tipo de pele:

Pele mista e oleosa
Antes do hidratante, lave o rosto com um sabonete anti-acne, não-oleoso e com ingredientes calmantes. Use uma loção adstringente. Os hidratantes mais indicados são os oil free. A fórmula deve conter vitamina C, hidroviton e dimethicones - ingredientes que contribuem para uma pele mais exuberante. Procure no rótulo.

Pele normal a seca
Use um sabonete suave para lavar o rosto e, em seguida, tonifique - produtos com substâncias calmantes, vitamina E ou ceramidas são boas opções. Na hora de hidratar, aposte em cremes mais encorpados, como manteigas. Dê preferência para composições à base de óleos de oliva e cártamo, pantenol e glicerina.

Corpitcho hidratado do pescoço para baixo

​Saiu do banho? Creme no corpo djá! “Mesmo que dê trabalho é importante cuidar de regiões como mãos, pés, cotovelos e joelhos, pois nessa época mais fria, nossa pele sofre com a perda de água para o meio ambiente”, recomenda Ligia Kogos.

​Embora haja médicos que recomendem ao paciente diminuir a temperatura da água do chuveiro, a especialista acredita que o banho é um importante momento de relaxamento. Por isso, ela indica um truque básico: pingar gotinhas de essência de eucalipto na parede do box. “Com isso, as vias respiratórias são desobstruídas e as alergias que podem afetar a pele melhoram”.

​Mais uma sugestão da especialista é deixar os pés mergulhados em água quente por três minutinhos. Depois, você pode massageá-los com hidratantes com ácido glicólico na composição. “Desse modo, é possível evitar as rachaduras”, garante.

​Os ingredientes interessantes para a pele do corpo são: ureia, silicone (que impede a evaporação da água para o ar e cria uma película protetora na pele), óleos naturais (macadâmia, avelã e amêndoas doces), manteiga de karitê e illipê. Para evitar as indesejáveis coceiras, produtos com pantenol, vitamina B, glicerina e lanolina ajudam. Para pés e mãos, o ácido glicólico é mais eficiente para combater rachaduras, já que penetra profundamente.

Lista de compras

Próxima parada? A farmácia, o supermercado ou shopping mais próximo! Produtos eficientes e com precinhos camaradas

Rostinho de boneca com produtos top

Mais cuidados para a você chegar cada dia mais perto da pele dos sonhos:
- O passo a passo de uma limpeza de pele caseira
- Nossa seleção de poderosos cremes hidratantes para as mãos
- Adeus, aspecto melecado! Os protetores solares ideais para a pele oleosa

E para quem quer continuar lendo sobre beleza:
- Sabe como passar delineador em menos de 5 minutos? A gente ensina!
- Famosas ruivas: os tons de vermelho dos cabelos das celebridades

    Gostou? Então curte o taofeminino lá no Facebook
Isabella Villalba
you might also like