Home / Beleza / Pele / Adeus, pele ressecada no inverno. Olá, hidratação!

Adeus, pele ressecada no inverno. Olá, hidratação!

Isabella Villalba Publicado por Isabella Villalba
em 26 de maio de 2014

Ah, inverno. É só o termômetro cair um pouquinho para os primeiros sinais de ressecamento aparecerem (e ganharem força já que, geralmente, bebemos menos água e tomamos banhos mais quentinhos). É o fim da cútis de pêssego? Não! A repórter Isabella Villalba investigou o assunto e preparou o dossiê da pele hidratada, consultando a dermatologista das estrelas Ligia Kogos

Fato: com a chegada do inverno, relaxamos na rotina de beauté - passar hidratante depois do banho vira tortura. Para completar, sentimos menos sede e bebemos pouca água. E assim, a pele fica ressecada e vai perdendo viço. “As pessoas de pele clara e aquelas com tendência a desenvolver alergias respiratórias sofrem mais no frio, quando a perda de água para o ambiente é mais favorecida”, comenta a dermatologista Ligia Kogos, que cuida de belas como Ana Hickmann e Eliana. Além do aspecto sem brilho, o problema pode evoluir para coceiras, rachaduras nas mãos e lábios e descamação. Credo! ​A parte boa é que há, sim, maneiras de evitar o ressecamento ou revertê-lo.

Como cuidar da pele do rosto no inverno?

O rosto merece atenção especial. No Brasil, a maioria das mulheres tem pele mista – caracterizada por uma leve oleosidade na região T da face (testa, nariz e queixo) e textura normal a seca nas bochechas. “Nestes casos, a pele pode se ressentir com o uso de hidratantes muito oleosos. Como resultado, podem aparecer cravos, espinhas e rosáceas”, comenta Ligia.

O hidratante deve ser aplicado duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, depois de lavar o rosto. Se você utiliza um protetor solar separado, o ideal é passá-lo depois de uma fina camada de hidratante.

A pele da boca também inspira cuidados. Os protetores labiais, com textura matificada, são ideais para acabar com o aspecto rachado. A receita da dermatologista para quem está com o lábio desfolhado é passar sabonete e com uma toalha, causar uma leve abrasão, tirando a pele morta. Depois, é preciso passar o protetor na hora.

Pele de porcelana, ativar!

O combo lavar + hidratar continua sendo a melhor solução para um rosto lisinho. Siga as instruções de acordo com o seu tipo de pele:

Pele mista e oleosa
Antes do hidratante, lave o rosto com um sabonete anti-acne, não-oleoso e com ingredientes calmantes. Use uma loção adstringente. Os hidratantes mais indicados são os oil free. A fórmula deve conter vitamina C, hidroviton e dimethicones - ingredientes que contribuem para uma pele mais exuberante. Procure no rótulo.

Pele normal a seca
Use um sabonete suave para lavar o rosto e, em seguida, tonifique - produtos com substâncias calmantes, vitamina E ou ceramidas são boas opções. Na hora de hidratar, aposte em cremes mais encorpados, como manteigas. Dê preferência para composições à base de óleos de oliva e cártamo, pantenol e glicerina.

Corpitcho hidratado do pescoço para baixo

​Saiu do banho? Creme no corpo djá! “Mesmo que dê trabalho é importante cuidar de regiões como mãos, pés, cotovelos e joelhos, pois nessa época mais fria, nossa pele sofre com a perda de água para o meio ambiente”, recomenda Ligia Kogos.

​Embora haja médicos que recomendem ao paciente diminuir a temperatura da água do chuveiro, a especialista acredita que o banho é um importante momento de relaxamento. Por isso, ela indica um truque básico: pingar gotinhas de essência de eucalipto na parede do box. “Com isso, as vias respiratórias são desobstruídas e as alergias que podem afetar a pele melhoram”.

​Mais uma sugestão da especialista é deixar os pés mergulhados em água quente por três minutinhos. Depois, você pode massageá-los com hidratantes com ácido glicólico na composição. “Desse modo, é possível evitar as rachaduras”, garante.

​Os ingredientes interessantes para a pele do corpo são: ureia, silicone (que impede a evaporação da água para o ar e cria uma película protetora na pele), óleos naturais (macadâmia, avelã e amêndoas doces), manteiga de karitê e illipê. Para evitar as indesejáveis coceiras, produtos com pantenol, vitamina B, glicerina e lanolina ajudam. Para pés e mãos, o ácido glicólico é mais eficiente para combater rachaduras, já que penetra profundamente.

Lista de compras

Próxima parada? A farmácia, o supermercado ou shopping mais próximo! Produtos eficientes e com precinhos camaradas

Rostinho de boneca com produtos top

Mais cuidados para a você chegar cada dia mais perto da pele dos sonhos:
- O passo a passo de uma limpeza de pele caseira
- Nossa seleção de poderosos cremes hidratantes para as mãos
- Adeus, aspecto melecado! Os protetores solares ideais para a pele oleosa

E para quem quer continuar lendo sobre beleza:
- Sabe como passar delineador em menos de 5 minutos? A gente ensina!
- Famosas ruivas: os tons de vermelho dos cabelos das celebridades

    Gostou? Então curte o taofeminino lá no Facebook

Tags relacionadas #inverno#pele oleosa

+

Gostou? Tem mais

Katy Perry diz não ter tempo para besteiras

Katy Perry diz não ter tempo para besteiras

Katy Perry diz não ter tempo para besteiras Katy Perry diz não ter tempo para besteiras

Prepare-se para os grandes lançamentos do cinema Prepare-se para os grandes lançamentos do cinema

Kate Moss lança sua nova coleção de roupas para Topshop Kate Moss lança sua nova coleção de roupas para Topshop

Comentários