Home / Beleza / Pele / Os segredos da pele perfeita das coreanas

Os segredos da pele perfeita das coreanas

Isabella Villalba Publicado por Isabella Villalba
em 14 de agosto de 2014

As mulheres orientais sempre parecem mais jovens do que realmente são. Será que elas já nascem com a pele dos sonhos ou a rotina de cuidados seguida à risca causa o efeito “porcelana” made in Coreia do Sul? Descobrimos todos os truques de beleza das coreanas:

Atualmente, a Coreia do Sul é o 12º maior fabricante de cosméticos do planeta e testa ingredientes um tanto exóticos (por enquanto) ao mercado ocidental, como a baba de caracol (mucina). O principal lema de beleza das coreanas é: "Cuidados com a pele em primeiro lugar". Por isso, a busca incessante por alternativas que evitam o envelhecimento precoce e manchas estimula o uso de, pelo menos, dez cosméticos ao dia no país asiático.

A paixão por produtinhos para a pele é tanta que foi lá que o BB Cream que nós tanto amamos começou a bombar (apesar de ser uma ideia alemã). Conversamos com as especialistas em beleza coreana Yuna Shin, da Missha, e Charlotte Cho, fundadora da SokoGlam, marcas que têm apresentado os produtos pop do extremo oriente ao mercado ocidental.

Oito regras de ouro para conquistar a pele dos sonhos:

→ Prevenir é o melhor remédio
→ Limpeza dupla para eliminar resíduos de maquiagem e poluição
→ A hidratação diária é essencial
→ Tonificar refresca e nutre a pele
→ Prefira produtos que contenham ingredientes naturais na formulação
→ Use filtro solar
→ Você é o que você come
→ Seja coerente

Prevenir, prevenir e... prevenir!

As coreanas aprendem a cuidar da pele desde criancinhas. Ao ensiná-las a hidratar, tonificar e a proteger rosto e corpo dos raios solares corretamente, os adultos já transmitem às filhas como é importante estar no controle da saúde do maior órgão do corpo diariamente -- e, claro, uma certa obsessão por manter a pele branquinha, que é considerada um ideal de beleza, riqueza e poder no país.

Tradição ou símbolo de status, fato é: incorporar à rotina os cuidados com a cútis significa mais chances de exibir uma pele radiante a longo prazo.

1, 2 e pele limpa!

Para garantir uma pele livre de imperfeições, as mulheres coreanas dividem a limpeza facial em duas etapas. O primeiro passo é aplicar um produto à base de óleo na face para remover a maquiagem e os vestígios de oleosidade. Em seguida, vem a espuma para remover a sujeira.

Sabe por quê? Dois produtos são mais eficazes para atacar os diversos tipos de resíduos que se acumulam na pele. Um sabonete à base de água elimina impurezas como a mesma constituição, como o suor.

​Esta abordagem em dois passos garante pele lisa, brilhante e poros livres de resíduos. ​"A limpeza é o primeiro passo para uma pele ótima. É uma obrigação, tanto para quem usa maquiagem quanto para quem sai de cara lavada, porque a sujeira se acumula ao longo do dia", diz Yuna.

​O Egg White Pore Foam é uma espume de limpeza que remover a sujeira sem retirar os óleos essenciais da pele e é o produto número 1 da categoria na Coreia.

Não se esqueça de tonificar

Você certamente não quer pular esta etapa em sua rotina de beleza diária. "O tonificante, em geral, é o que prepara a pele após a limpeza para que os produtos seguintes sejam absorvidos corretamente pela pele", afirma Yuna.

Tonificantes reabastecem e nutrem a pele ao mesmo tempo que diminuem o tamanho dos poros. Na Coréia, são chamados de 'refreshers' e isso é exatamente o que eles fazem. Refresque-se e vamos para o próximo passo para a pele dos sonhos.

Use filtro solar

Muitas mulheres coreanas não saem de casa sem passar o filtro solar. O melhor conselho é proteger a pele sempre, especialmente quando estiver ao ar livre. Não importa a estação do ano ou se o sol não está aparecendo, ok? Afinal, os raios UVA e UVB continuam agindo, até quando o céu está cinza e nublado. Com o protetor é possível previnir o envelhecimento precoce, rugas e manchas.

Hidratação diária é fundamental

Assim como você, sua pele sente sede. As sul-coreanas revigoraram a tez com hidratantes carregados de ingredientes umectantes para prevenir as rugas. Se você quiser diminuir os sinais do envelhecimento, manter a suavidade, a firmeza e o brilho juvenil da pele, é muito importante hidratar a pele um dia sim e o outro também.

Uma ótima maneira de hidratar a pele é usar máscaras. Basta manter o produto sobre o rosto entre 20 e 30 minutos para garantir que os nutrientes sejam absorvidos. Uma outra forma de hidratar a pele é usar uma máscara de dormir à noite, que cria uma camada protetora sobre o seu rosto, mantendo todos os ingredientes ativos trancadas abaixo da superfície para uma melhor absorção, enquanto você dorme. Um ingrediente comum em produtos de beleza coreanos é o ácido hialurônico, que ajuda a manter o viço e a firmeza da pele.

Por lá, também são muito populares as essências, que são mais líquidos de textura leve, específicos para tratar probleminhas específicos, como rugas e acne!

Ingredientes direto da natureza

Procure por cosméticos que contenham ingredientes naturais. Alguns ingredientes indicados pelas especialistas em beleza coreana são:

Mucina: também conhecida como extrato da baba de caracol (ugh!), é um ingrediente que está se tornando mais popular no hemisfério beleza. Coreanas costumam usar cremes caracol com este ingrediente para pessoas com pele sensível. Ele é conhecido por ajudar a regenerar as células da pele, trazendo de volta o aspecto saudável.

Chá verde: ajuda a revitalizar a pele cansada e manter um brilho natural e saudável. Sendo um dos ingredientes mais populares produtos de beleza asiáticos hoje, pode ser encontrada uma grande variedade de produtos de hidratantes para essências e tudo mais.

Levedura (yeast): faz parte do grupo da vitamina B. Os produtos com este ingrediente, incluindo as essências, ajudam a melhorar o metabolismo e manter a pele saudável. "Esse ingrediente tornou-se popular nos últimos anos por seus benefícios anti-envelhecimento", diz Yuna. Também é ótimo para a limpeza e hidratação da pele. Infelizmente, tem um cheiro forte, mas quando os benefícios são tão bom que logo não vai notar!

Consumo alimentos e bebidas saudáveis

Tudo o que você coloca em seu corpo afeta a aparência da pele. Se você quer um efeito natural e iluminando, você deve saber que a beleza vem de dentro para fora! Os nutrientes das frutas e legumes vão ajudá-la a manter a pele livre de imperfeições.

O kimchi, por exemplo, é um prato típico coreano feito com repolho fermentado, que é carregado com probióticos, vitamina C e beta-caroteno, substâncias que melhoram a saúde da pele.

Muitas famílias coreanas mantêm o hábito de tomar o chá de cevada torrada. É uma bebida cheia de antioxidantes e fibras, que ajudam a limpar as toxinas para fora do seu corpo, permitindo que sua pele para preservar a sua elasticidade.

Outro ingrediente comum à dieta coreana é um vinho de arroz fermentado chamado Makgeoll, abundante em aminoácidos e minerais para ajudar a iluminar a pele.

Seja disciplinada

O segredo do sucesso da pele coreana é a consistência. É fundamental seguir a rotina de cuidados todos os dias. Não importa o quanto sua vida é corrida!

Para uma pele sempre jovem de destaque, não seja preguiçoso! Não espere até que seja tarde demais e não há danos irreversíveis à sua pele. Como Yuna diz: "Sua pele é preciosa, e você tem que cuidar bem dela!"

Mais beleza para você:
​Ei, você está lavando o seu cabelo errado (é verdade)
Confira uma seleção de produtos para hidratar corpo e rosto
Pesquisa aponta que 37% das brasileiras querem ser loiras
➸ Tutorial mara: Aprenda a fazer as sobrancelhas em casa
➸ Treine fazer os olhos de gatinha: como passar delineador

Tags relacionadas #pele oleosa

+

Gostou? Tem mais

Você divulgaria uma foto das suas estrias no Instagram?

Você divulgaria uma foto das suas estrias no Instagram?

Você divulgaria uma foto das suas estrias no Instagram? Você divulgaria uma foto das suas estrias no Instagram?

Gisele Bündchen estrela campanha para a H&M 2014 Gisele Bündchen estrela campanha para a H&M 2014

Katy Perry diz não ter tempo para besteiras Katy Perry diz não ter tempo para besteiras

Comentários