Home / Beleza / Pele

Os segredos da pele perfeita das coreanas

by Isabella Villalba ,
Os segredos da pele perfeita das coreanas© weheartit.com

As mulheres orientais sempre parecem mais jovens do que realmente são. Será que elas já nascem com a pele dos sonhos ou a rotina de cuidados seguida à risca causa o efeito “porcelana” made in Coreia do Sul? Descobrimos todos os truques de beleza das coreanas:

Summary
  1. · Oito regras de ouro para conquistar a pele dos sonhos:
  2. · Prevenir, prevenir e... prevenir!
  3. · 2 e pele limpa!
  4. · Não se esqueça de tonificar
  5. · Use filtro solar
  6. · Hidratação diária é fundamental
  7. · Ingredientes direto da natureza
  8. · Consumo alimentos e bebidas saudáveis
  9. · Seja disciplinada

Atualmente, a Coreia do Sul é o 12º maior fabricante de cosméticos do planeta e testa ingredientes um tanto exóticos (por enquanto) ao mercado ocidental, como a baba de caracol (mucina). O principal lema de beleza das coreanas é: "Cuidados com a pele em primeiro lugar". Por isso, a busca incessante por alternativas que evitam o envelhecimento precoce e as manchas estimula o uso de, pelo menos, dez cosméticos ao dia no país asiático.

A paixão por produtinhos para a pele é tanta que foi lá que o BB Cream, que nós tanto amamos, começou a bombar (apesar de ser uma ideia alemã). Conversamos com as especialistas em beleza coreana Yuna Shin, da Missha, e Charlotte Cho, fundadora da SokoGlam, marcas que têm apresentado os produtos pop do extremo oriente ao mercado ocidental.

Oito regras de ouro para conquistar a pele dos sonhos:

→ Prevenir é o melhor remédio
→ Limpeza dupla para eliminar resíduos de maquiagem e poluição
→ A hidratação diária é essencial
→ Tonificar refresca e nutre a pele
→ Prefira produtos que contenham ingredientes naturais na formulação
→ Use filtro solar
→ Você é o que você come
→ Seja coerente

Prevenir, prevenir e... prevenir!

As coreanas aprendem a cuidar da pele desde criancinhas. Ao ensiná-las a hidratar, tonificar e a proteger rosto e corpo dos raios solares corretamente, os adultos já transmitem às filhas como é importante estar no controle da saúde do maior órgão do corpo diariamente -- e, claro, uma certa obsessão por manter a pele branquinha, que é considerada um ideal de beleza, riqueza e poder no país.

Tradição ou símbolo de status, fato é: incorporar à rotina os cuidados com a cútis significa mais chances de exibir uma pele radiante no longo prazo.

1, 2 e pele limpa!

Para garantir uma pele livre de imperfeições, as mulheres coreanas dividem a limpeza facial em duas etapas. O primeiro passo é aplicar um produto à base de óleo na face para remover a maquiagem e os vestígios de oleosidade. Em seguida, vem a espuma para remover a sujeira.

Sabe por quê? Dois produtos são mais eficazes para atacar os diversos tipos de resíduos que se acumulam na pele. Um sabonete à base de água elimina impurezas com a mesma constituição, como o suor.

​Esta abordagem em dois passos garante pele lisa, brilhante e poros livres de resíduos. ​"A limpeza é o primeiro passo para uma pele ótima. É uma obrigação, tanto para quem usa maquiagem quanto para quem sai de cara lavada, porque a sujeira se acumula ao longo do dia", diz Yuna.

​O Egg White Pore Foam é uma espuma de limpeza que remove a sujeira sem retirar os óleos essenciais da pele, e é o produto número 1 da categoria na Coreia.

Não se esqueça de tonificar

Você certamente não quer pular esta etapa em sua rotina de beleza diária. "O tonificante, em geral, é o que prepara a pele após a limpeza para que os produtos seguintes sejam absorvidos corretamente pela pele", afirma Yuna.

Tonificantes reabastecem e nutrem a pele ao mesmo tempo em que diminuem o tamanho dos poros. Na Coreia, são chamados de 'refreshers', e isso é exatamente o que eles fazem. Refresque-se e vamos para o próximo passo para a pele dos sonhos.

Use filtro solar

Muitas mulheres coreanas não saem de casa sem passar o filtro solar. O melhor conselho é proteger a pele sempre, especialmente quando estiver ao ar livre. Não importa a estação do ano ou se o sol não está aparecendo, ok? Afinal, os raios UVA e UVB continuam agindo, até quando o céu está cinza e nublado. Com o protetor é possível previnir o envelhecimento precoce, rugas e manchas.

Hidratação diária é fundamental

Assim como você, sua pele sente sede. As sul-coreanas revigoram a tez com hidratantes carregados de ingredientes umectantes para prevenir as rugas. Se você quiser diminuir os sinais do envelhecimento, manter a suavidade, a firmeza e o brilho juvenil da pele, é muito importante hidratar a pele um dia sim e o outro também.

Uma ótima maneira de hidratar a pele é usar máscaras. Basta manter o produto sobre o rosto entre 20 e 30 minutos para garantir que os nutrientes sejam absorvidos. Uma outra forma de hidratar a pele é usar uma máscara de dormir à noite, que cria uma camada protetora sobre o seu rosto, mantendo todos os ingredientes ativos trancadas abaixo da superfície para uma melhor absorção, enquanto você dorme. Um ingrediente comum em produtos de beleza coreanos é o ácido hialurônico, que ajuda a manter o viço e a firmeza da pele.

Por lá, também são muito populares as essências, que são mais líquidos de textura leve, para tratar probleminhas específicos, como rugas e acne!

Ingredientes direto da natureza

Procure por cosméticos que contenham ingredientes naturais. Alguns ingredientes indicados pelas especialistas em beleza coreana são:

Mucina: também conhecida como extrato da baba de caracol (ugh!), é um ingrediente que está se tornando mais popular no hemisfério beleza. Coreanas costumam usar cremes com este ingrediente quando têm a pele sensível. Ele é conhecido por ajudar a regenerar as células da pele, trazendo de volta o aspecto saudável.

Chá verde: ajuda a revitalizar a pele cansada e manter um brilho natural e saudável. Sendo um dos ingredientes mais populares produtos de beleza asiáticos hoje, pode ser encontrada uma grande variedade de produtos com ele – de hidratantes a essências e todo o resto.

Levedura (yeast): faz parte do grupo da vitamina B. Os produtos com este ingrediente, incluindo as essências, ajudam a melhorar o metabolismo e manter a pele saudável. "Esse ingrediente tornou-se popular nos últimos anos por seus benefícios anti-envelhecimento", diz Yuna. Também é ótimo para a limpeza e hidratação da pele. Infelizmente, tem cheiro forte, mas os benefícios são tão bons que você logo deixará de notá-lo!

Consumo alimentos e bebidas saudáveis

Tudo o que você coloca em seu corpo afeta a aparência da pele. Se você quer um efeito natural e iluminando, deve saber que a beleza vem de dentro para fora! Os nutrientes das frutas e legumes vão ajudá-la a manter a pele livre de imperfeições.

O kimchi, por exemplo, é um prato típico coreano feito com repolho fermentado, que é carregado com probióticos, vitamina C e beta-caroteno, substâncias que melhoram a saúde da pele.

Muitas famílias coreanas mantêm o hábito de tomar o chá de cevada torrada. É uma bebida cheia de antioxidantes e fibras que ajudam a limpar as toxinas para fora do seu corpo, permitindo que sua pele preserve a elasticidade.

Outro ingrediente comum à dieta coreana é um vinho de arroz fermentado chamado Makgeoll, abundante em aminoácidos e minerais para ajudar a iluminar a pele.

Seja disciplinada

O segredo do sucesso da pele coreana é a consistência. É fundamental seguir a rotina de cuidados todos os dias, não importa o quanto sua vida seja corrida!

Para uma pele sempre jovem, não seja preguiçosa! Não espere até que seja tarde demais e haja danos irreversíveis. Como Yuna diz: "Sua pele é preciosa, e você tem que cuidar bem dela!"

Mais beleza para você:
​Ei, você está lavando o seu cabelo errado (é verdade)
Confira uma seleção de produtos para hidratar corpo e rosto
Pesquisa aponta que 37% das brasileiras querem ser loiras
➸ Tutorial mara: Aprenda a fazer as sobrancelhas em casa
➸ Treine fazer os olhos de gatinha: como passar delineador

Isabella Villalba
you might also like