Home / Lifestyle / Cultura / dicas de viagem

6 aplicativos que ajudam a economizar na viagem

by Luciana Console ,
6 aplicativos que ajudam a economizar na viagem© Istock

Porque planejar as férias e gastar menos do que o previsto é mara

Summary
  1. · Voopter
  2. · Quanto Custa Viajar
  3. · Tripadvisor
  4. · Couchsurfing
  5. · Kayak
  6. · Yelp
  7. · Mais dicas aqui

Viagens, adoramos! Mas um dos principais empecilhos, além do tempo, claro, é a grana. A gente sempre quer economizar, né? Com tantas coisas para pensar, podemos acabar nos enrolando nos valores simplesmente por não saber procurar os serviços nos lugares certos. Por isso, selecionamos seis aplicativos de celular que vão lhe ajudar a poupar $$$ na hora de pôr o pé na estrada.

Voopter

O Voopter é um comparador de passagem aérea que além de buscar os preços disponíveis pelas companhias, também usa a internet colaborativa para coletar informações, como por exemplo, promoções encontradas por outros usuários. Ele permite a escolha de até quatro datas diferentes ao mesmo tempo, com o diferencial de não precisarem ser sequenciais, como a maioria dos buscadores. Outra vantagem é a ferramenta de alerta de preço, muito útil para quem não tem pressa em comprar ou quem busca voos com muita antecedência: quando a passagem que você quer estiver com o valor que está disposto a pagar, o app te avisa.

Quanto Custa Viajar

O aplicativo mostra o custo médio de uma viagem em determinado país, já em reais. É ótimo para você ter noção de valores gerais, ou seja, de quanto custa viajar, literalmente. Ele calcula os gastos com hospedagem, passagem, alimentação, transporte e atrações do local, baseado no seu perfil de viajante, que se classifica em Mochileiro, Econômico ou Conforto. Você pode olhar detalhadamente os cálculos e opções escolhidas, além de verificar roteiros e estabelecimentos disponíveis, tudo com os preços. A interface do aplicativo é muito bacana e informativa, ele já abre em um mapa-múndi com indicativos coloridos dos custos de cada país, mostrando logo de cara o quão econômico é cada um.

Tripadvisor

O Tripadvisor já é um grande conhecido não só de viajantes, ele é muito usado na busca de recomendações de estabelecimentos. Faz buscas de hospedagem, restaurantes e pontos turísticos, trazendo os comentários de quem frequentou o lugar. Possui vários filtros de preço, estilo e localização, o que faz com que você consiga selecionar as opções mais econômicas e verificar se “o barato sai caro”.

Couchsurfing

O Couchsurfing, carinhosamente chamado de CS, é uma rede social de viajantes e foi criada com o intuito de “compartilhar o sofá da sua casa”, de graça. Parece loucura? A ideia da rede é justamente estimular a viagem colaborativa. O termo Couchsurfing significa literalmente “surfar no sofá” - não que você vá necessariamente ter que dormir na sala da pessoa. Funciona da seguinte forma, você cria o seu perfil no site e quando estiver viajando pode buscar hospedagem na casa de quem estiver com o “sofá disponível”. Você também seleciona a situação do seu sofá: se está ou não recebendo pedidos de hospedagem no momento. Nos perfis, além de fotos e informações, há as recomendações de quem já hospedou a pessoa antes ou de quem já ficou na casa dela, assim é possível avaliar melhor se aquele sofá será uma boa mesmo. Além de economizar, é uma ótima maneira de fazer amigos e de quebra, conhecer a cidade de uma maneira que você não teria acesso se ficasse em um hotel, afinal, você terá as dicas de um morador local.
Existem pessoas que fazem viagens inteiras só se hospedando no Couchsurfing e pegando caronas por aí, ou seja, custo baixíssimo de viagem!

Kayak

O kayak é um buscador que, apesar de ser mais utilizado para passagens aéreas, vai além dos voos: inclui hotéis e aluguéis de carro. Com a função My Trips, o aplicativo também organiza todo o seu roteiro de viagem em um lugar só, basta fazer uma conta e mandar os e-mails de reserva para o site. Ele cria um itinerário digital, monitora as mudanças e manda alertas caso um voo das suas reservas seja cancelado, por exemplo. Outro diferencial do Kayak é a projeção de preços. Esta ferramenta consegue analisar por estatísticas qual seria o melhor período para comprar determinada passagem. É como se você pudesse ser avisado: “Não compra hoje não, daqui a dois dias a tendência é baixar o preço”. Maravilha, não?

Yelp

O Yelp é um aplicativo de busca de serviços como restaurantes, postos de gasolina, lojas, padaria, etc. A vantagem dele é que por conta de sua função GPS, ao iniciar a busca são fornecidos automaticamente os estabelecimentos mais próximos. Uma mão na roda na hora que bate aquela fome, você não conhece a cidade e precisa achar um lugar ao redor!

Mais dicas aqui

Luciana Console
you might also like