Home / Lifestyle / Cultura

Aquarelas de Carybé, que retratam o candomblé na Bahia, ganham exposição em SP

by Redação taofeminino ,
Aquarelas de Carybé, que retratam o candomblé na Bahia, ganham exposição em SP

As 50 obras podem ser vistas até 28 de fevereiro na Caixa Cultural São Paulo. Por Mirela Mazzola

Conhecido pelos traços leves e coloridos e, principalmente, pela inspiração na cultura afro-brasileira, o artista plástico argentino Carybé (1911-1997) se considerava "baiano por opção". Suas obras são verdadeiros registros sobre as religiões de matriz africana, tão presentes na Bahia, terra onde viveu por quase 50 anos até a morte.

Pintor, escultor, ilustrador, desenhista, cenografista, ceramista, historiador, pesquisador e jornalista, Hector Julio Páride Bernabó, nome de batismo de Carybé, foi um dos artistas mais produtivos que o Brasil abrigou. Quem já conhece o trabalho dele ou ficou interessada pela temática superbrasileira de suas obras, pode conferir 50 aquarelas na exposição Carybé - As Cores do Sagrado, que já passou por Salvador, Recife e Rio de Janeiro e agora chega a São Paulo.

A mostra fica em cartaz até 28 de fevereiro de 2017 na Caixa Cultural São Paulo. A curadoria é de Solange Bernabó, filha de Carybé. Ela selecionou obras produzidas ao longo de 30 anos a partir da vivência do artista nos terreiros que frequentava. Uma curiosidade: como não é permitido filmar ou fotografar cerimônias do candomblé, a memória fotográfica de Carybé foi o seu principal recurso para retratar com exatidão e riqueza esses cultos, desde os ritos de iniciação até os rituais fúnebres.

As 50 obras selecionadas foram reunidas originalmente no livro Iconografia dos deuses africanos no candomblé da Bahia (1981), composto por 128 aquarelas, introdução do escritor Jorge Amado, seu amigo pessoal, e textos antropológicos do fotógrafo Pierre Verger. A publicação está esgotada desde a última edição e hoje só é encontrada nas mãos de colecionadores.

Há trabalhos de Carybé expostos em países como Argentina, Estados Unidos, Japão, Itália, Alemanha, França, Portugal, Espanha e México. Ele também já ilustrou vários livros, como Cem anos de solidão, do escritor Gabriel Garcia Márquez.

Serviço:

Exposição Carybé - As Cores do Sagrado
Onde: Caixa Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111, Centro), www.caixacultural.com.br.
Quando: Até 28 de fevereiro de 2017
Horários: 9h às 19h (fecha às segundas). A Caixa Cultural São Paulo estará fechada para manutenção de 19/12 a 2/1.
Quanto: Grátis.

Mais notícias do mundo da arte:

Veja mais aquarelas da exposição

Obra de Carybé © Divulgação
Obra de Carybé
See album
Redação taofeminino
you might also like