Home / Lifestyle / Cultura / cinema

23 curiosidades sobre o Globo de Ouro

by Fernanda Guimarães ,
23 curiosidades sobre o Globo de Ouro© Into the Woods

A largada para a temporada de premiações do cinema americano está próxima: neste domingo, rola o Globo de Ouro 2015

Dia 11, em Los Angeles, acontece a cerimônia de entrega do Globo de Ouro. A premiação funciona como um termômetro para o Oscar. Entre os indicados estão filmes como Para Sempre Alice, que narra a luta de uma mulher com Alzheimer precoce e Boyhood, cujas filmagens levaram 12 anos para serem concluídas (assim, o crescimento real do ator principal poderia ser retratado). Ainda tem o gatinho inglês Eddie Redmayne como protagonista na biografia do cientista Stephen Hawking, A Teoria de Tudo, e Benedict Cumberbatch em O Jogo da Imitação, que conta a vida de um gênio matemático durante a Segunda Guerra Mundial.

E aí, ansiosa para descobrir os vencedores? Nós também. Enquanto a noite de domingo não chega, veja agora 23 curiosidades sobre o Globo de Ouro. A edição 2015 vai ao ar em tempo real no Brasil nos canais pagos TNT e E!, a partir das 23h (horário de Brasília).

© The Theory of Everything
See album

1. Julianne Moore provou que sabe fazer rir e chorar. A atriz foi indicada como melhor atriz em filme de comédia por Mapas para as Estrelas - longa que satiriza a vida em Hollywood - e melhor atriz em filme dramático por Para Sempre Alice, que conta a história de uma mulher diagnosticada com Alzheimer precoce.

2. Bill Murray também duplicou suas chances de levar um Globo de Ouro para casa. O ator foi indicado como melhor ator em filme de comédia por St. Vincent e melhor ator coadjuvante em minissérie ou filme para TV por seu papel em Olive Kitterredge.

3. Assim como Murray, Mark Ruffallo provou que se vira nos 30 tanto na telona quanto na telinha. O ator concorre como melhor ator coadjuvante no cinema com Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo - no qual interpreta um ex-lutador de batalha greco-romana - e melhor ator em minissérie ou filme para TV pela atuação em The Normal Heart como Ned Weeks, um dos primeiros homens a lutar contra a AIDS.

4. As indicações duplas deste ano não são inéditas e nem recorde: em 2005, Jamie Foxx apareceu em três categorias: melhor ator em filme dramático, melhor ator em minissérie e melhor ator em filme de comédia ou musical - e abocanhou o prêmio por esta última pelo seu trabalho em Ray.

5. Na história do Globo de Ouro apenas quatro atores saíram da cerimônia com dois prêmios: Sigourney Weaver (1989), Joan Plowright (1993), Helen Mirren (2007) e Kate Winslet (2009).

© A Teoria de Tudo
See album

6. Talento para as artes dramáticas corre vivo no sangue dos Gyllenhaal. Neste ano, Jake Gyllenhaal foi indicado como melhor ator em drama por O Abutre e sua irmã Maggie Gyllenhaal está entre as cinco que concorrem ao prêmio de melhor atriz em minissérie ou filme para TV por The Honourable Woman.

7. Outros irmãos de Hollywood já foram indicados e algumas vezes saíram vitoriosos (mas em anos diferentes) são Ben e Casey Affleck, Jon e Joan Cusack e Warren Beatty e Shirley McLaine (que apesar de terem sobrenomes diferentes também são irmãos). Tudo em casa!

8. Aos 65 anos, Meryl Streep é recordista com 29 indicações ao Globo de Ouro. Já levou oito e pode subir ao palco mais uma vez por sua interpretação como atriz coadjuvante em Caminhos da Floresta (que estreia em 8 de janeiro, como a gente já contou aqui).

9. Se Meryl ganhar este ano, empata em número de estatuetas com Barbara Streisand, que já levou nove prêmios na carreira - como atriz, produtora, diretora, melhor canção original e um Globo de Ouro honorário.

10.​ Nada de comédia romântica. Jennifer Aniston entrou na lista dos nomeados ao Globo de Ouro como melhor atriz em filme dramático por Cake - Uma Razão Para Viver . Passaram-se 11 anos desde que a bela levou o prêmio da Hollywood Foreign Press pela personagem Rachel na série Friends.

11. Aliás, Jen e Angelina Jolie não correm perigo de se cruzarem no tapete vermelho: o nome de Angie não apareceu esse ano nas premiações, nem por seu papel em Malévola ou por Unbroken, seu primeiro longa-metragem como diretora. Jennifer, pode dar uma risada maligna porque 2015 está começando muito bem para você!

Loading...

​12. O filme favorito da noite é Birdman, protagonizado por Michael Keaton, indicado em sete categorias. O longa com mais indicações ao Globo de Ouro foi Nashville (1975), que apareceu em 11 categorias mas teve sucesso apenas na categoria melhor canção original.

13. Em segundo lugar neste ano vêm O Jogo da Imitação e Boyhood, com cinco indicações cada um.

14. Ida, longa polonês em preto e branco, é a promessa na categoria filme estrangeiro. Com cinco European Film Awards e o título de melhor filme dado pela Los Angeles Film Critics Association no currículo, será que ele entra também na corrida para o Oscar?

15. Interestelar, um dos filmes que mais prometia estatuetas foi um dos esquecidos de 2015, levando apenas uma indicação na categoria melhor trilha sonora.

© Downtown Abbey
See album

16. A cantora Lorde faz sua estreia como indicada a um Globo de Ouro pela sua interpretação da canção Yellow Flicker Beat da trilha sonora de Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1. Entre outros, Lorde compete com Lana del Rey, com quem não se bica de jeito nenhum, numa briguinha de críticas e tuítes maldosos. Estamos só esperando para a ver quem vai levar a vitória - e a cara das duas quando se encontrarem!

Loading...

17. E por falar em Jogos Vorazes, Jennifer Lawrence ficou de fora das premiações esse ano. Mas quem já foi conferir A Esperança - Parte 1 sabe que ela poderia pelo menos dar uma palhinha na cerimônia cantando The Hanging Tree, como ela fez no filme.

Loading...

18. Ninguém segura Matthew McConaughey. Em 2014, o ator voltou para casa com o Globo de Ouro E Oscar de melhor ator por Clube de Compras Dallas e este ano foi indicado como melhor ator em minissérie ou filme para TV por True Detective. Tá bom, né?

19. E as séries cada vez mais ganham prestígio em Hollywood. Figurinhas carimbadas do Oscar como Jessica Lange, Kathy Bates e Kevin Spacey estão todos concorrendo em categorias de televisão.

20. E já que estamos falando de TV, vamos começar com o hit inglês Downton Abbey, uma fábrica de atores talentosos. A escolhida de 2015 foi a atriz Joanne Froggat por seu papel como Anna Bates na categoria de melhor atriz coadjuvante em série. Suas companheiras de elenco Elizabeth McGovern (Cora Crawley), Hugh Bonneville (Robert Crawley) e Maggie Smith (Violet Crawley) também foram indicadas ao Globo de Ouro em 2012. No ano seguinte foi a vez de Michelle Dockery (Lady Mary Crawley) e Maggie Smith - que acabou levando a vitória.

21. Julianna Margulies já é expert em Golden Globes. A protagonista de The Good Wife já foi indicada 12 vezes, seis delas pelo trabalho na série.

22. Lena Dunham pode aumentar sua coleção de troféus em 2015. É a terceira vez consecutiva que a criadora e protagonista da série Girls é indicada como melhor atriz em série de comédia e o programa como melhor série de comédia - em 2013 ela levou os dois prêmios. Será que esse ano ela reproduz o feito?

23. Os produtores da cerimônia provam que não se mexe em time que está ganhando: o duo Amy Poehler + Tina Fey pilota a noite pela terceira vez consecutiva e promete muitas risadas (de novo).

Cinéfilas, tudo para vocês:

Fernanda Guimarães
you might also like