Home / Lifestyle / Cultura

Tarsila, Portinari e Lasar Segall na Pinacoteca de São Paulo

by Redação taofeminino ,
Tarsila, Portinari e Lasar Segall na Pinacoteca de São Paulo

A exposição Galeria José e Paulina Nemirovsky Arte moderna traz pinturas dos movimentos Modernista, Concreto e Neoconcreto e fica em cartaz até 2019. Por Mirela Mazzola

Quem curte arte brasileira ou quer saber mais sobre o assunto tem um acervo e tanto reunido em um único lugar: com cerca de 700 obras distribuídas em 2 mil metros quadrados, a Pinacoteca de São Paulo conta a História da Arte no Brasil do período colonial até os anos 1970. Esse panorama está distribuído em três grandes mostras de longa duração: Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo, Vanguarda brasileira dos anos 1960 – Coleção Roger Wright e a mais recente, Galeria José e Paulina Nemirovsky – Arte moderna, aberta no fim de outubro.

Com exemplares dos movimentos Modernista, Concreto e Neoconcreto, mais algumas pinturas abstratas, a exposição reúne 110 trabalhos. Trata-se de uma ampliação da mostra Modernismo, que ficou em cartaz durante quatro anos no anexo Estação Pinacoteca, com 49 obras. Artistas como Tarsila do Amaral (autora de Antropofagia, 1929), Lasar Segall (de Bananal, 1927) e Hélio Oiticica (Metaesquema, de 1957) têm pinturas que compõem o acervo da Pinacoteca, que conta ainda com trabalhos de Candido Portinari, Di Cavalcanti, Alfredo Volpi.

Quem conhece a Pinacoteca, sabe: ela está entre as atrações mais agradáveis de São Paulo – trata-se do primeiro museu de arte da cidade, fundado em 1905. Aos sábados, a visita é gratuita.

Quem estiver na capital paulista pode colocar na agenda.

Serviço:

Exposição Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte moderna
Quando: Até 26 de agosto de 2019
Onde: Pinacoteca do Estado de São Paulo (Praça da Luz, 2, Luz, São Paulo, SP)
www.pinacoteca.org.br
Horários: 10h às 17h (com permanência até 17h30, fecha às terças)
Quanto: R$ 6 (grátis aos sábados)

Dá uma olhada em outros programas culturais

Redação taofeminino
you might also like