Home / Lifestyle / Cultura

Nova York anuncia novo museu da Estátua da Liberdade

by Redação taofeminino ,
Nova York anuncia novo museu da Estátua da Liberdade© iStock

A nova atração, apadrinhada por Diane von Furstenberg, deve abrir as portas em 2019. Por Mirela Mazzola

Um dos mais icônicos cartões-postais de Nova York (e dos Estados Unidos), a Liberty Island, onde fica a Estátua da Liberdade, deve ser repaginada e ganhar um novo museu em 2019. O anúncio foi feito na semana passada pela Statue of Liberty-Ellis Island Foundation, que já promoveu a restauração da área na década de 1980. Além do museu, a Liberty Island deve ganhar ainda paisagismo e iluminação novinhos – anualmente, cerca de 4,3 milhões de turistas visitam a atração.

Quem conhece a Big Apple sabe: já existe um museu dentro da Estátua da Liberdade, mas com os procedimentos de segurança após 11 de setembro, apenas uma pequena parte dos turistas que vão ao monumento consegue visitá-lo. Segundo a Statue of Liberty-Ellis Island Foundation e o National Park Service, o valor da obra, estimado em 100 milhões de dólares, será conseguido por meio de uma campanha de arrecadação, presidida por Diane von Furstenberg.

“Estamos honrados em ter Diane von Furstenberg, que foi inspirada pela estátua quando chegou pela primeira vez nos Estados Unidos, liderando a campanha de arrecadação do novo museu", disse Stephen Briganti, presidente e CEO da Statue of Liberty-Ellis Island Foundation, em nota. A estilista, naturalizada norte-americana, nasceu na Bélgica. "Foi a Estátua da Liberdade que muitos imigrantes avistaram pela primeira vez na chegada ao país, com os corações cheios de sonhos. Agora quero que o monumento e sua história fiquem vivos”, disse a estilista.

​Ela deve criar um mural inspirado na bandeira norte-americana na entrada do museu, que terá entrada gratuita. Cada uma das 50 estrelas deve ser esculpida em barras de ferro da estátua original e removidas na restauração de 1986. Esse foi o ano do centenário do monumento, um presente dos franceses aos americanos e construído pelo engenheiro francês Gustave Eiffel.

​Poderão ser vistas ainda exposições multimídia e artefatos históricos, como a tocha original. Marcas de peso, como The Coca-Cola Foundation, The Walt Disney Company e Chanel também apoiam o projeto.

Para quem estiver na cidade antes da inauguração, vale o aviso: Liberty Island continuará aberta aos visitantes durante a construção e os tickets e horários da balsa continuam disponíveis em StatueCruises.com. Mais informações em libertyellisfoundation.org/statueoflibertymuseum.

Mais sobre o mundo dos museus?

Veja imagens do novo museu da Estátua da Liberdade

Perspectiva do novo museu em Liberty Island © Divulgação
Perspectiva do novo museu em Liberty Island
See album
Redação taofeminino
you might also like