Home / Lifestyle / Cultura / Mostra no Instituto Tomie Ohtake, em SP, reúne obras de artistas mulheres

Lifestyle

Mostra no Instituto Tomie Ohtake, em SP, reúne obras de artistas mulheres

por Redação taofeminino Publicado em 14 de junho de 2017

"Invenções da Mulher Moderna, Para Além de Anita e Tarsila" ficará em cartaz até agosto. Por Mirela Mazzola

O Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, tem uma das mais programações mais interessantes da cidade. Desde 13 de junho, o centro cultural abriga a exposição inédita Invenções da Mulher Moderna, Para Além de Anita e Tarsila, que destaca a produção e a trajetória de artistas mulheres que desafiaram convenções sociais e artísticas de suas épocas, nos séculos 19 e 20.

Resultado de uma pesquisa longeva do curador Paulo Herkenhoff, a mostra busca trazer uma reflexão sobre a obra de diversas mulheres artistas brasileiras. Ele toma como referências dois ícones modernistas brasileiros, Anita Malfatti (1889 – 1964) e Tarsila do Amaral (1886 – 1973), mas com o objetivo de desdobrar facetas pouco conhecidas de ambas e, principalmente, apresentar artistas femininas menos famosas ao público.

Imperdível!

Foram reunidas cerca de 300 obras, além de fotos e documentos, de nomes como a paulista Georgina de Albuquerque e a paraense Antonieta Santos Feio. Com olhar atento para representar figuras e costumes locais, suas obras se dedicam, em um primeiro momento, à figura da mulher engajada no trabalho e na religião. Depois, passa a mostrar a extração da borracha, universo majoritariamente masculino.

Ao percorrer a exposição será possível conhecer, por exemplo, a obra de Eufrásia Teixeira Leite (1850 – 1930), intelectual que libertou seus escravos, e Nair de Tefé (1886 –1981), a primeira caricaturista mulher de quem se tem notícia em escala mundial. Já a escultora Nicolina Vaz de Assis (1874 – 1941) tem na capital uma de suas obras mais conhecidas, a Fonte Monumental da Praça Julio de Mesquita.

A organização da exposição, não-linear, busca abranger tanto dados históricos quanto subjetividades das artistas. Além do pioneirismo, essas mulheres têm em comum já terem enfrentado tensões e conflitos durante sua trajetória.


Os dois pilares da mostra, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, também têm suas pinturas expostas. É o caso dos desenhos e esboços que compuseram o processo criativo de uma das obras mais representativas de Tarsila, A Negra, de 1923.

A artista japonesa Tomie Ohtake, que dá nome ao instituto e morreu em 2015, em São Paulo, também está representada no núcleo "Mulheres Japonesas", que traz questões sobre o silêncio, a fala e a escrita.



Invenção da Mulher Moderna, Para Além de Anita e Tarsila fica em cartaz até 20 de agosto.

Já pode se programar!

Serviço:

Exposição Invenção da Mulher Moderna, Para Além de Anita e Tarsila

Quando: Até 20 de agosto de 2017 (ter. a dom. 11h/20h)
Onde: Instituto Tomie Ohtake (Avenida Brigadeiro Faria Lima, 201, Complexo Aché Cultural, Pinheiros, São Paulo)
Quanto: Grátis.

Inspire-se!

Mais em Cultura:

8 razões para ler a tetralogia napolitana, de Elena Ferrante
Conheça a Japan House, o centro cultural japonês em São Paulo
10 livros de moda para você ou sua amiga fashionista

taofeminino ​♥ Pinterest

por Redação taofeminino

você também vai <3:

por Redação taofeminino
por Redação taofeminino