Home / Lifestyle / Cultura / viagens

20 coisas que farão sua viagem ser (ainda) melhor

by Redação taofeminino ,
20 coisas que farão sua viagem ser (ainda) melhor© iStock

Apenas confie nessas dicas testadas e aprovadas

Poucas coisas na vida são mais gostosas que planejar uma viagem (a não ser a própria, claro!). Arrumar as malas e ir para um canto qualquer, além de revigorar as energias, nos revela um universo novo, em forma de cultura, arquitetura e gastronomia diferentes do que a gente está acostumada.

Viajar sempre é legal, mas há formas de chegar o mais próximo possível da melhor versão das suas férias. Se você fizer algumas coisas do jeito certo (aqui, a gente sugere 20 delas), pode ter certeza que as chances de a viagem ser incrível serão multiplicadas.

1. Saia de casa 30 minutos antes do planejado

Principalmente nas grandes cidades, vale sempre contar com imprevistos. Obstáculos – de uma blitz no trânsito até uma grande manifestação – podem aparecer no caminho. Sem contar que fazer as coisas com calma é uma boa dica para aliviar o stress.

2. Tenha um mapa de papel

Ninguém está livre de se ver no meio da viagem com o celular sem bateria, internet ou mesmo de perdê-lo. Não bastasse essa parte chata, você pode se ver perdidinha da silva em uma cidade estranha. Precisa dizer mais sobre ter uma alternativa analógica à mão?

3. Esboce um itinerário

Não precisa seguí-lo à risca, mas ter uma ideia do que se quer fazer naquele dia, além de evitar stress desnecessário, faz com que você economize tempo. Já pensou perder a chance de visitar uma atração bacana que fica pertinho de onde você estava no dia anterior?

4. Compre uma máscara de dormir

Nunca se sabe quando será preciso ficar além do previsto no aeroporto ou se as cortinas do hotel ou hostel deixam mesmo o ambiente escurinho. Lembre-se: uma boa noite de sono é meio caminho andado para um dia seguinte produtivo.

5. Leve sapatos velhos e confortáveis

Ok, é supertentador estrear peças novas durante a viagem. Mas, convenhamos: quem vai reparar naquelas sapatilhas incríveis (que só de chegar perto dos seus pés já fazem surgir uma bolha), a não ser você e seu band-aid? Outro ponto importante: nada mais chato que sair por aí preocupada em não detonar os sapatos, algo comum quando se anda o dia todo.

6. Dê um tempo na internet

Acredite, seu e-mail e todas as suas redes sociais continuarão lá quando você voltar. Dar uma checada eventual nas mensagens e postar algumas fotos em tempo real é muito diferente de passar o dia rolando a timeline, certo? E nada de olhar as curtidas a cada minuto também.

7. Entenda (ao menos um pouco) a cultura local

Uma das coisas mais legais em viajar é descobrir como vivem as pessoas naquele destino. Prefere não arriscar, comprando pacotes fechados e comendo todo dia no fast food? Tudo bem! Acontece que há regras que de fato desrespeitam a cultura e a religião daquele lugar, e você deve se inteirar delas.

8. Invista em uma câmera bacanuda

Sabemos que seu iPhone faz fotos lindas, mas uma câmera profissa (ou mesmo semi-profissional) faz fotos incríveis.

9. Carregue lenços umedecidos

De preferência, antibacterianos. Eles servem para muitas coisas: de uma higiene rápida no banheiro do aeroporto até para limpar uma mesa quando o garçom simplesmente te ignora.

10. Considere passeios em grupo

Sim, é ótimo viajar sozinha, com o amor ou a melhor amiga. Mas, principalmente em viagens longas, uma atividade em grupo cai muito bem! Não se esqueça: fazer novos amigos pode ser a melhor parte das suas férias!

11. Mantenha-se hidratada

Sabia que viagens longas de avião podem te deixar desidratada? Sem contar que determinados destinos têm clima seco, algo que você pode sentir na pele só alguns dias depois. Dores de cabeça, boca seca, além de pele ressecada, são só alguns sintomas. Garrafinha de água? Checked!

12. Tenha sempre um snack na bolsa

Principalmente em passeios fora da cidade, nunca se sabe quando vai bater aquela fominha e se você encontrará algo para comprar por perto. Biscoitos, granola ou mesmo uma fruta resolvem a questão. Para hipertensos e diabéticos, o alerta é dobrado.

13. Viaje leve

Não importa para qual canto do planeta você vá: não vai ser difícil encontrar uma lavanderia depois de alguns dias de viagem.

14. Leve um carregador portátil

Ainda que você esteja sem internet, não se esqueça que seu celular também serve para telefonar, tirar fotos, fazer anotações… E de que há aplicativos de viagem que funcionam offline.

15. Curta o momento e a paisagem (quando ainda estiver neles)

Está em um lugar incrível e não resistiu a uma foto? Tudo bem. Mas que tal guardar a câmera rapidinho, aproveitar a sensação de estar lá e postar só mais tarde?

16. Tire cópias dos documentos mais importantes

Passaporte, voucher do seguro-viagem, certificados de vacinação… tenha cópias com você e, se possível, com seu companheiro de viagem. Mandar versões digitalizadas para o seu e-mail é boa ideia também.

17. Aprenda o básico da língua local

Ninguém está falando em fazer aulas de mandarim seis meses antes da viagem, mas saudar, agradecer e até arranhar as frases mais usadas são sempre uma boa. Soa cordial quando um gringo que está no Brasil arrisca algumas palavras em português, não?

18. Tente acordar cedo

Ok, depois de alguns dias de viagem cai bem dormir um pouco mais. Mas tente fazer disso a exceção: ver o nascer do sol em um pico maravilhoso ou o amanhecer de uma grande cidade são experiências memoráveis.

19. Leia (antes ou durante a viagem) um livro sobre aquele destino

Um romance que se passa em Paris na sua primeira viagem à Cidade-luz? C’est parfait! Países menos visitados também têm histórias riquíssimas, e conhecê-las só vai acrescentar à viagem. Dá uma olhada nessa lista do blog Viaggiando, com publicações e clássicos de 198 países.

20. Abra a sua mente

Afinal, uma viagem também serve pra isso, certo?

Se viajar é com você mesmo...

Você é uma turista ou uma viajante?
22 sentimentos que temos quando uma viagem está para acabar
8 coisas que você sempre deve levar em uma viagem

Redação taofeminino
you might also like