Home / Bem-Estar / Dieta

Alimentos que dão energia

by Alexandra Guida ,
Alimentos que dão energia© Unsplash

Aposte neles e ganhe mais disposição no dia a dia. Spoiler: tem até chocolate na lista

A falta de energia é um dos sinais de que sua alimentação não é lá das mais saudáveis. Se você se sente desanimada para as tarefas diárias, seu organismo pode estar carente de ferro, potássio, proteína e açúcar. Listamos 10 alimentos que vão dar disposição de sobra para você aproveitar melhor cada minutinho do seu dia a dia.

Banana

Potássio, potássio e mais potássio! A banana é riquíssima nesse mineral que ajuda a normalizar a quantidade de água no corpo e a fortalecer os músculos. A fadiga e o cansaço se associam, quase sempre, à carência de potássio no organismo.

Ovos

Os ovos são um alimento ótimo para incluir (bastante) proteína na dieta. A proteína é responsável pela recuperação dos músculos após exercícios e também por transportar os nutrientes pelo sangue.

Castanhas e nuts

As castanhas e nuts em geral são alimentos superenergéticos. Têm grande quantidade de ácidos graxos essenciais (como ômega-3), que não são produzidos pelo corpo, ou seja, só podem ser adquiridos por meio da alimentação ou em capsulas. Além disso, castanhas são uma ótima fonte de proteína vegetal e antioxidantes. Mas atenção: são bastante calóricas, logo, é bom consumi-las com moderação.

Sementes e grãos

A linhaça e semente de girassol contém ácidos graxos, vitaminas do complexo B, ferro, ácido fólico (que ajuda no combate à anemia e doenças cardiovasculares) e outros nutrientes que são multiplicados durante o processo de germinação e são absorvidos e transformados em energia.

Alho

​O alho contém uma fibra chamada inulina. Ela ajuda a absorver o ferro, melhora a circulação sanguínea e reduz o colesterol. O ideal seria consumir o alho cru, já que depois de cozido ele perde mais de 90% de suas propriedades.

Aveia

A aveia contém fósforo, ferro, cálcio, lecitina, fibra e ajuda a reduzir o colesterol. Além disso, o corpo demora para digeri-la completamente, por isso, a sensação de saciedade é garantida – o momento ideal para consumi-la é no café da manhã.

Espinafre

Lembra do Popeye? Pois é, ele não ficava apenas forte, mas cheio de energia também. O espinafre é rico em ferro, magnésio, potássio, vitamina K, vitaminas do complexo B e favorecem a digestão e o funcionamento muscular.

Chocolate

A gente já sabia que um chocolatinho anima qualquer pessoa, né? Mas nada de devorar as versões brancas ou ao leite, hein? Escolha os que têm maior concentração de cacau, ricos em ferro, potássio, magnésio, vitamina A, E, B1 e B2. Também contém lipídios e proteínas. Consumindo com moderação, o chocolate é um excelente aliado!

Figo

O figo tem muitos açúcares saudáveis que se transformam em energia quase instantaneamente. A fruta também possui muito cálcio e ácido fólico, nutrientes essenciais para fortalecer nossos ossos, evitar a descalcificação e prevenir a osteoporose.

Por falar nisso...

Veja também: Alimentos que, na verdade, estão te deixando mais cansada
Alimentos que, na verdade, estão te deixando mais cansada © iStock
Alimentos que, na verdade, estão te deixando mais cansada
See album

Continue com a gente!

5 carboidratos do bem para garantir doses extras de energia
But first... 5 dicas para espantar o sono sem café
Saúde em dia: 8 hábitos alimentares que fazem muito bem para o seu corpo

tãofeminino ​♥ Pinterest

Alexandra Guida
you might also like