Home / Bem-Estar / Dieta / dicas para emagrecer

6 coisas que engordam (mesmo que você siga a dieta)

by Juliana Vaz ,
6 coisas que engordam (mesmo que você siga a dieta)© iStock

Pode não parecer, mas a balança não mente: você ganhou peso. Como isso é possível?

Summary
  1. · Você faltou ao treino
  2. · Você ganhou massa muscular
  3. · Você comeu os alimentos errados!
  4. · Você comeu pouco
  5. · Você bebeu demais?
  6. · O nível de stress está alto

Comer mais do que o corpo usa como energia engorda. Parece uma regra clara quando se trata de ganhar peso. E quando você fez sua dieta direitinho e, ainda assim, o ponteiro marca um quilo além do esperado?

1. Você faltou ao treino

Fã de esportes, você pratica atividade física várias vezes na semana. Mas, a agenda cheia de compromisso complicou e você não conseguiu se exercitar. Essa pode ser a razão do quilinho extra, já que durante o treino há bastante queima calórica.

2. Você ganhou massa muscular

Músculos não crescem da noite para o dia, é claro. No entanto, se você tem treinado com afinco, pode ser que o resultado apareça na balança. Massa magra pesa mais que gordura, apesar do volume corporal ser bem menor. A vantagem é que quanto mais massa magra, mais seu metabolismo trabalha queimando calorias, sabia?

3. Você comeu os alimentos errados!

Comida congelada, salgadinhos ou frituras, mesmo que ~de vez em quando~, podem deixá-la inchada. Como esses alimentos tendem a ter altas quantidades de sódio, causam retenção de líquidos no corpo. Ou talvez você esteja mudando sua dieta. Inspirada na pegada #fitness, carrega várias nuts na bolsa. Cuidado!

Oleaginosas são altamente calóricas e não okay detonar um pacote desculpa de que são snacks saudáveis. Em média, 100g possuem 600 calorias. SEISCENTAS. E, vamos combinar, 100g tão pouquinho... alinhe com seu nutricionista a quantidade ideal, ok?

4. Você comeu pouco

É um paradoxo: comer pouco, pode engordar. O organismo entende que precisa armazenar energia e começa a “estocar” calorias. Dietas restritivas, como as famosas “detox”, são recomendadas por um curto período (poucos dias, por exemplo). Não caia na besteira de seguir dietas milagrosas sem aconselhamento de um especialista.

5. Você bebeu demais?

Seguir o menu foi fácil, mas dizer não para os drinks… É, bebidas alcoólicas e refrigerantes são bem calóricos, amiga, não tem jeito. Lembra aquele shot? Então, está aí, na balança com você agora.

6. O nível de stress está alto

Culpe o stress por esses quilinhos a mais. Ele pode impactar seu apetite, fazendo com que sinta mais vontade de comer. Quem nunca devorou um pacote de bolachas (sem nem se dar conta) em um dia estressante? Outro maleficio do stress é na bagunça que faz entre seus hormônios – o cortisol é um deles. O efeito negativo no organismo é a alteração do sono, na pressão sanguínea e no acúmulo de gordura abdominal.

Fique com a gente! Leia mais sobre dieta e alimentação aqui:

​5 dicas para comer de forma consciente
10 dicas de alimentação saudável para quem não quer fazer dieta
10 superalimentos que não podem faltar no seu cardápio

Juliana Vaz
you might also like