Home / Bem-Estar / Dieta

5 dicas para comer de forma consciente

by Juliana Vaz ,
5 dicas para comer de forma consciente© iStock

Com cada dia mais estressante que o outro, saborear uma refeição com calma pode significar uma mudança de filosofia de vida

Summary
  1. · Coma quando estiver com fome
  2. · Use pratos pequenos
  3. · Aproveite cada mordida
  4. · Pare antes de se sentir “cheia”
  5. · Mexa-se!

O ritmo do dia a dia faz com que mal prestemos atenção em coisas importantes, inclusive com o que colocamos no prato. Quando foi a última vez que você se sentou à mesa sem seu celular? Comer em 15 minutos e checar o feed das redes sociais está longe de ser algo saudável. Para driblar a ~correria~, coloque em prática alguns desses truques:

1. Coma quando estiver com fome

Escute seu corpo! Muitas vezes acabamos comendo só porque é a hora indicada socialmente, mas se você não sente apetite ao meio-dia, não force. Na dúvida, faça o teste: beba um copo de água. Se a sensação de fome desaparece, o que sentia na verdade era sede. É mais comum do que se imagina confundir os sinais que nosso organismo nos envia.

2. Use pratos pequenos

Eliminar um grupo alimentar da sua dieta pode impactar severamente a quantidade de nutrientes que o organismo precisa para trabalhar corretamente. A grande sacada para uma boa alimentação e uma digestão sem problemas é comer de tudo, nas devidas proporções. Para não acabar exagerando ou deixar sobras, escolha pratos menores. Se ao terminar ainda sentir fome, repita, oras. Pelo menos assim você saberá as quantidades que realmente lhe saciam.

3. Aproveite cada mordida

Mastigue e saboreie cada mordida. Alimentação também é prazer, não perca isso pela pressa ou ansiedade. Cada vez que levar a comida à boca, repouse os talheres no prato. Só isso já vai fazer com que acabe comendo mais devagar.

4. Pare antes de se sentir “cheia”

Voltamos a falar: preste atenção no seu corpo. O cérebro demora até 20 minutos processar os sinais que indicam que o estômago está satisfeito. E, até que entenda, pode ser que você já tenha repetido a sobremesa três vezes. Então, quando estiver à mesa, fique atenta para que todo ~o processo~ dure, ao menos, 15 minutos. Não, o tempo de checar a timeline do Instagram não conta.

5. Mexa-se!

Para que o organismo funcione como um relógio, cuidar da alimentação é só um dos passos a seguir. Incluir atividades físicas na rotina é tão importante quanto qualquer prato de legumes. Ir à academia é um sacrifício? Tente outra coisa. Que tal subir de escada em vez de pegar a escada rolante ou o elevador? O educador físico Marcio Atalla, em seu livro Sua vida em Movimento, aconselha a subir ladeiras como uma ótima maneira de variar o estímulo físico. “Há uma redução do impacto nas articulações e aumento do nível de esforço, que vai resultar em maior gasto calórico. Além disso, exige o trabalho muscular dos membros inferiores, que ficam mais fortes.”
Pequenas mudanças vão trazer mais saúde para sua rotina!

Não acabou, não! Leia mais aqui, ó:

Juliana Vaz
you might also like