Home / Bem-Estar / Dieta

A nova dieta Dukan está mais fácil de seguir

by Alexandra Guida ,
A nova dieta Dukan está mais fácil de seguir© iStock

Não é uma exatamente uma dieta, para falar a verdade

Summary
  1. · Dieta Dukan tradicional X Escada Nutricional
  2. · A escada nutricional foi feita para você?
  3. · Como funciona a escada nutricional
  4. · Liberou geral?
  5. · Dê uma olhada na escadinha proposta por Pierre Dukan:
  6. · Ainda não acabou!
  7. · Continue sua leitura:

Não sabemos exatamente como se diz "climão" em francês, mas deve ter sido essa a atmosfera no Conselho Médico Nacional da França, há alguns anos, quando Pierre Dukan, criador da dieta mais popular do novo século, foi expulso da ordem pelos colegas de profissão.

O nutricionista já havia pedido para sair: o próprio Dukan renunciou à participação no órgão em abril de 2012, logo após sua aposentadoria. Mas uma ação disciplinar por uso de nome e licença médica com fins publicitários já estava rolando. Resumo da ópera? Nenhum médico da França estava muito feliz com a conduta ou com os métodos de Pierre Dukan. O processo foi levado até o fim e, em de janeiro de 2014, o colegiado anunciou a expulsão.

Bom, águas passadas. Não deve ser a primeira vez (e nem vai ser a última) que você ouve que a dieta Dukan não é lá das mais saudáveis. E houve reformulação. A nova vertente não foi batizada de dieta – L'Escalier Nutritionnel (em português, a escada nutricional) é um programa de reeducação alimentar para quem quer emagrecer "via dukan" mas não consegue (ou nem tem muito saco) para seguir a dieta restritiva (e muitas vezes agressiva) que secou famosas do naipe de Kate Middleton. A boa notícia? Ela é bem mais fácil de seguir e por ser menos radical, não afeta os estoques de nutrientes do corpo.

Dieta Dukan tradicional X Escada Nutricional

A dieta Dukan tradicional é composta de quatro fases e vai evoluindo conforme o tempo e quantos quilos você quer perder. Em vez de seguir as fases de ataque, cruzeiro, consolidação e manutenção por vários dias, a ideia do cardápio da Escada Nutricional é se concentrar apenas nas fases de consolidação e manutenção.

No período de uma semana, o objetivo é ir introduzindo lentamente cada grupo alimentar diariamente, fazendo com que os períodos de restrição sejam mais curtos. O lado bom:

▸ Você consegue controlar as vontades e compulsões -- ou seja, fica mais fácil não ceder a uma barra de chocolate depois de 7 dias sem carboidratos.

▸ Privar-se por muito tempo de alguns grupos alimentares causa séria deficiência nutricional, o principal argumento contra a dieta Dukan tradicional

▸ A aprendizagem mais lenta leva a uma reeducação alimentar e novos hábitos de garfo -- e nós já sabemos muitos bem, anos e incontáveis dietas frustradas depois, que reeducar a boca é a única forma de perder peso.

A diferença entre o processo radical da dieta Dukan tradicional e da Escada Nutricional está na quantidade de quilos que você pode perder e o tempo que demora para se ver livre das gordurinhas extras. A estimativa segundo o site da dieta Dukan na França é de uma perda de 700 a 800 gramas por semana na balança.

A escada nutricional foi feita para você?

A dieta da escada nutricional é mais adequada para os três seguintes grupos de pessoas:

▸Aqueles que obtiveram sucesso com dietas no passado mas engordaram um pouco alguns meses depois;
​▸Querem eliminar apenas alguns quilinhos;
▸Não têm pressa para emagrecer e quer perder peso de forma lenta, eficaz e sem frustrações

Como funciona a escada nutricional

A escada nutricional tem sete degraus, um para cada dia da semana. Segundo Dukan, em seu site, a introdução gradual de grupos alimentares durante a semana chama atenção para a sua importância nutricional.

A dieta funciona na base da "recompensa pelo esforço" e um mecanismo "anti-pé-na-jaca". A cada dia que passa você pode introduzir um novo alimento na dieta e ao cabo de uma semana, se você seguiu a dieta direitinho, tem direito a uma refeição "de gala", pois neste dia você poderá integrar todos os grupos alimentares!

Liberou geral?

Ok, você vai poder comer pão, queijo e uma porção de carboidrato mais para o final da semana, mas não é para atacar o saco de bisnaguinhas! É permitida apenas uma porção dos grupos alimentares mais açucarados como frutas, pão e massas.

Dê uma olhada na escadinha proposta por Pierre Dukan:

Segunda-feira: ponteiros zerados, comece sua subida comendo apenas proteínas naturais, sem limite de quantidade

Terça-feira: hoje entram os legumes, à von-ta-de!

Quarta-feira: as frutas entram no seu cardápio, mais apenas UMA, ok?

Quinta-feira: finalmente! Hoje entra uma fatia de pão, mas integral, é claro!

Sexta-feira: hoje o dia do queijo, mas com o teor máximo de 20% de gordura

Sábado: hoje entra uma porção de carboidrato! Eba!!!

Domingo: você conseguiu, finalmente você tem uma refeição liberada no final de semana!

É recomendável que se faça exercícios físicos diariamente, como mostra o gráfico acima. No primeiro dia, 10 minutos de caminhada em ritmo acelerado, no segundo, 12 minutos, e assim vai até o sétimo dia com 20 minutos!

O que achou da nova Dukan? Consegue encarar? Antes de sair fazendo cardápio semanal, consulte um médico ou nutricionista para saber se você pode subir os degraus da escadinha! Cada um tem um organismo com suas particularidades e necessidades, não negligencie a sua saúde.

Ainda não acabou!

Veja também: Treino de modelo
O que as modelos fazem para manter a forma © Instagram/KarlieKloss
O que as modelos fazem para manter a forma
See album

Continue sua leitura:

Alguns preciosos conselhos para manter a forma no dia a dia
Emagrecer sem dietas rigorosas é possível, sim!
Sanduíche natural: receitas fáceis, gostosas (e light!)

Alexandra Guida
you might also like