Home / Bem-Estar / Dieta

Tem dormido pouco? Isso pode fazer com que você engorde

by Ana Paula Sanches ,
Tem dormido pouco? Isso pode fazer com que você engorde© iStock

Estudos comprovam que a obesidade está diretamente relacionada à restrição de sono

Se você anda abrindo mão das suas preciosas horas de sono nesses últimos tempos, cuidado: segundo estudos recentemente realizados nos Estados Unidos, o hábito de dormir pouco está diretamente relacionado ao ganho de peso, tanto em crianças quanto em adultos.

Existem diversos dados que comprovam a ligação entre os hábitos noturnos e a obesidade. Um deles mostra, por exemplo, que adultos que dormem menos de 5 horas têm 45% mais chances de se tornarem obesos. Quanto às crianças, foi comprovado que aquelas que descansam menos que 7 horas e meia por noite são 3 vezes mais propensas a desenvolverem obesidade infantil num período de 5 anos.

A restrição do sono leva ao aumento do peso porque, nessas condições, o corpo não consegue absorver corretamente a glicose e sofre alterações nos hormônios que controlam o apetite. Além disso, indivíduos que não dormem adequadamente costumam ter um desejo maior por alimentos calóricos, o que faz com que suas dietas sejam repletas de carboidratos, guloseimas, cafeína e alcool.

Comprovado: é hora de tentar desacelerar a rotina e se organizar para deixar o seu sono em dia, né? Dormir é bom para pôr ordem nos pensamentos, melhorar o raciocínio e, como descobrimos agora, ajudar você a se manter em forma. Motivos de sobra para garantir uma noite tranquila de sono.

Pra você ficar sempre em forma:

Ana Paula Sanches
you might also like