Home / Bem-Estar / Dieta / alimentação equilibrada

Já conhece o gelo detox? Aprenda a fazer a nova 'nutrimoda' em casa

by Fernanda Guimarães ,
Já conhece o gelo detox? Aprenda a fazer a nova 'nutrimoda' em casa

Água congelada? Agora é a vez do gelo ganhar ingredientes poderosos e status de funcional. O taofeminino ensina uma receitinha deli

Senta lá, suco verde, pois a mania da vez é o gelo detox. E não, não estamos falando daquele truque de congelar cubinhos de couve com água para bater um suco funcional. “Feitos com ingredientes especiais, eles garantem uma mistura de substâncias antioxidantes, desintoxicantes e energizantes”, explica a nutricionista esportiva Luciana Harfenist. A pedida é ótima para quem quer adicionar alimentos poderosos como a matchá, chá verde e outros termogênicos à dieta sem complicação. Os gelos detox podem ser combinados com sucos, água pura ou alcalina (que contém mais minerais que ajudam a equilibrar o pH do sangue).

Gelo detox em casa

A base do gelo funcional é feita a partir de chá da erva de sua preferência - capim-cidreira, camomila, chá verde, matchá, hortelã, flores de hibiscos ou de amora, você escolhe. Depois de ferver a infusão e coar é hora de adicionar power foods para bombar a receita:

1) Escolha uma fruta colorida para adicionar às forminhas em forma de suco ou inteira. “Gosto muito de blueberry, amoras, kiwi, melancia, morango, framboesa, groselha ou uva”, sugere Luciana.

2) Em seguida, aromatize o gelo com raspas da casca de frutas cítricas, como limão siciliano, tangerina, lima da pérsia ou laranja. Para aumentar o efeito detox, a nutricionista recomenda "adicionar ervas ou especiarias, como pimenta de cheiro, capim limão, cravo, canela, cardamomo ou gengibre”.

3) Por fim, acrescente um pouco de água, de preferência alcalina, despeje a mistura nas forminhas de gelo e coloque no congelador.

Receita de gelo detox para relaxar

Papel e caneta na mão para anotar a receita de gelo detox para relaxar e limpar o organismo que Luciana entregou. “Essa receita é rica em compostos bioativos fundamentais para a saúde das células. O gelo contém erva cidreira, que tem efeito calmante e ação antioxidante, cascas de limão siciliano, ricas em óleo essencial e bioflavonóides, gengibre, responsável por acelerar o metabolismo, e hortelã, que auxilia na digestão”, explica.

  • Ferva 400 ml de água
  • Desligue o fogo e adicione duas colheres de sopa de erva cidreira
  • Abafe por oito minutos e coe
  • Separe uma forma de gelo e, no fundo de cada quadradinho, coloque uma folha de hortelã
  • Após resfriar, despeje o chá nas formas
  • Acrescente gengibre ralado e uma colher de sopa de raspas de limão siciliano
  • Coloque a forma no congelador
  • Retire da forma e beba com limonada, suco de maracujá, abacaxi ou como um aromatize na água

Vem que tem mais:
Canela e mel: duplinha dinâmica para turbinar a dieta
8 razões para tomar suco de cranberry
Como fortalecer o sistema imunológico em 8 passos
Perca peso se divertindo! Os melhores hobbies para ter um estilo de vida saudável
Refresque-se! Conheça os benefícios da água de coco

Fernanda Guimarães
you might also like