Home / Bem-Estar / Dieta

Saúde em dia: 8 hábitos alimentares que fazem muito bem para o seu corpo

by Ana Paula Sanches ,
Saúde em dia: 8 hábitos alimentares que fazem muito bem para o seu corpo© iStock

Pequenas atitudes, grandes melhorias ;)

Summary
  1. · Aprenda a se alimentar
  2. · Aposte nos alimentos diuréticos
  3. · Cozinhe de um jeito mais saudável
  4. · Jantares leves, por favor
  5. · Alerta vermelho: carboidratos à vista!
  6. · Olho maior que a barriga? Nem pensar.
  7. · Frutas entre as refeições
  8. · Aprenda a compensar

Você já deve saber que aquilo que você come interfere diretamente no funcionamento do seu corpo. Mas, que tal sair da teoria e começar a ter atitudes práticas para dar aquela forcinha para o seu organismo? Sim, nós sabemos que essa não é uma tarefa fácil, mas foi justamente pensando nisso que fizemos essa listinha com 9 hábitos alimentares que fazem um bem danado pra sua saúde. E, o melhor: eles são beeem fáceis de adotar no cotidiano. Vem ver!

1. Aprenda a se alimentar

O primeiro passo na caminhada rumo a uma vida mais saudável é melhorar seus hábitos alimentares - o que não significa comer menos, mas sim melhor. Inserir frutas, legumes e verduras no seu cardápio diário, por exemplo, já aumentará a quantidade de vitaminas e fibras ingeridas, nutrientes fundamentais para o seu organismo.

Veja também: 50 alimentos ricos em fibras para o seu organismo funcionar direitinho
50 alimentos ricos em fibras © iStock
50 alimentos ricos em fibras
See album

2. Aposte nos alimentos diuréticos

Tem se sentido inchada? Os alimentos diuréticos - ou seja, aqueles ricos em água - estão aí pra resolver esse problema. Abacaxi, melancia, limão e pepino são exemplos de alimentos que ajudam você a desinchar e eliminam toxinas que fazem mal ao seu corpo. Coma os alimentos abaixo, alternando a frequência para não enjoar, e você logo notará a diferença.

Pêras © iStock
Pêras
See album

3. Cozinhe de um jeito mais saudável

Evite receitas de alimentos fritos e empanados, além daqueles cozidos com óleo em excesso. Ao invés disso, priorize os grelhados, assados e vegetais que podem ser comidos crus, em saladas, por exemplo. Massas, doces e molhos também devem ser evitados sempre que possível devido a grande concentração de açúcares e gorduras presentes neles.

4. Jantares leves, por favor

Algumas pessoas comem alimentos pesados no jantar, outras pulam a refeição por acreditar que ela engorda... Qual atitude é a correta? Nenhuma dessas duas. O ideal é que você opte por uma refeição leve, como saladas, cereais, frutas e legumes cozidos. Ok, nós sabemos que isso não parece apetitoso, mas acredite: é a melhor escolha.

5. Alerta vermelho: carboidratos à vista!

Reduza o consumo dos carboidratos. Além de engordar, o excesso de carboidratos pode aumentar o risco de desenvolver diabetes, já que o nível de açúcar do sangue fica maior. Olho vivo, ok?

6. Olho maior que a barriga? Nem pensar.

O ideal é se servir de quantidades boas o bastante para suprir a sua fome, nada mais, nada menos. Mastigar devagar e bem, saborear o alimento e aproveitar a refeição sem pressa são hábitos que fazem com que você tenha a exata consciência daquilo que está comendo e, assim, evite pegar mais do que precisa.

7. Frutas entre as refeições

Esqueça os amendoins, docinhos e bolachinhas: na hora que bater a fome, aposte nas frutas! Comer frutas entre as refeições ajuda a acelerar o seu metabolismo da forma mais saudável possível. Não quer comê-las em pedaços? Vá nos sucos!

8. Aprenda a compensar

Às vezes exageramos e comemos tudo que não deveríamos: doces, massas, etc. Isso é o fim do mundo? De jeito nenhum. Você pode desfrutar dos seus pratos favoritos, por mais calóricos que eles sejam, mas, depois, compense comendo coisas mais saudáveis. Dá pra ser feliz comendo um pouquinho de tudo, viu?

Alimentação saudável? Deixa com a gente:

Ana Paula Sanches
you might also like