Home / Bem-Estar / Dieta / Teatox, a dieta à base de chá

Teatox, a dieta à base de chá

Publicado por Alexandra Guida
em 9 de janeiro de 2017

Vamos colocar os pingos nos is sobre os chás milagrosos que, na teoria, fazem você perder peso

Você já deve ter visto no Instagram de famosas como Kendall Jenner, o queridinho da vez: o teatox, ou chá detox. Como o nome sugere, sua função seria desintoxicar o corpo e por consequência, enxugar uns quilinhos. De cara, é importante frisar que os chás não devem substituir refeições, eles são apenas um complemento para manter a saúde. Devem ser combinados com boa alimentação e exercícios físicos caso o objetivo seja perder peso.

Chás detox

Assim como a dieta detox, a função do teatox é limpar nosso organismo e descartar qualquer elemento tóxico. Para isso, ervas específicas são usadas, principalmente as que têm efeito diurético – que dão vontade de fazer xixi, sabe? Várias misturinhas podem ser feitas e você deve preferir sempre as versões menos processadas. Elas são encontradas facilmente em casas de produtos naturais.

Os ingredientes para preparar um teatox variam entre ervas, frutas e flores. Os mais comuns são: chá Pu-erh, que contém propriedades antibióticas e diuréticas, chá verde e de gengibre, conhecidos termogênicos, hibisco, que é diurético, hortelã e dente de leão, que são digestivos, goji berry e flor de sabugueiro, que são antioxidantes. Alguns chás são ótimos aliados na perda de peso.

Importante: evite ao máximo adoçar o seu chá para evitar calorias desnecessárias.

A dieta Teatox emagrece?

A dieta teatox acaba emagrecendo, sim. Mas, reforçando, sua principal função não é essa. Os chás têm ação diurética, que faz com que o corpo elimine as impurezas. O segredo para perder peso com os chás detox é saber combinar as ervas, dosar e aliar à uma boa alimentação. “Quando uma pessoa nota a diminuição de centímetros com essa dieta, é por causa da perda de líquido. Substituir alimentos ou bebidas calóricos por esses chás pode até fazer a pessoa perder peso, mas também envolve o risco de diarreia, desidratação e problemas no intestino”, diz a nutricionista Paula Castilho, de São Paulo.

Quais são os benefícios que os chás trazem?

De acordo com a especialista, os chás têm poderes medicinais, antioxidantes, ajudam na eliminação de toxinas do organismo e estimula o consumo de água. Ela ainda adverte: “Para preservar o efeito detox é preciso utilizar as folhas secas das plantas e não chás industrializados ou em saquinhos, que além de não ter o efeito esperado, ainda são repletos de componentes químicos que só irão intoxicar ainda mais seu organismo”.

Como inserir chás detox na alimentação?

Os melhores momentos para tomar um chá detox são nos lanches intermediários e na ceia. Assim, as bebidas ajudam a manter o corpo hidratado, usufruindo ainda dos benefícios das ervas. “É preciso lembrar que essas ervas não são inofensivas e algumas podem dar alergia. A maioria dos chás têm quantidades adicionais de cafeína, ingredientes diuréticos (que ajudam a eliminar líquidos) ou laxantes à base de plantas do gênero senna, que não devem ser consumidos por mais de uma semana sem supervisão médica”, alerta a nutricionista.

Ainda não acabou!

Continue por aqui :-)

Ou mude de assunto ;-)

Gostou? Tem mais

Simpática, Taylor Swift vai a chá de panela de uma fã

Simpática, Taylor Swift vai a chá de panela de uma fã

Simpática, Taylor Swift vai a chá de panela de uma fã Simpática, Taylor Swift vai a chá de panela de uma fã

A cidade de Barcelona como você nunca viu antes A cidade de Barcelona como você nunca viu antes

Google revela lentes de contato para diabéticos Google revela lentes de contato para diabéticos

Comentários