Home / Bem-Estar / Dieta

Ao leite, branco, amargo... colocamos a lupa nas informações nutricionais de cada tipo de chocolate

by Juliana Vaz ,
Ao leite, branco, amargo... colocamos a lupa nas informações nutricionais de cada tipo de chocolate© iStock

Já parou para pensar nas diferenças entre os tipos de chocolate disponíveis no mercado? Nós paramos – e traduzimos as letras miúdas das embalagens com o auxílio de experts

Summary
  1. · Chocolate ao leite
  2. · Chocolate branco
  3. · Chocolate meio amargo
  4. · Chocolate amargo
  5. · Chocolate diet
  6. · Chocolate orgânico
  7. · Alfarroba
  8. · Chocolate com whey
  9. · Chocolates funcionais

O pretexto Páscoa nem é necessário para nos depararmos com diversos tipos de chocolate nas prateleiras do supermercado. E você deve saber que o sabor do meio amargo é parecido com o do ao leite, mas não é a mesma coisa. Será que tem diferença em valores nutricionais? Tem também o sem lactose, com whey protein, o que diabos é alfarroba mesmo? Por falar nisso, tem espaço para um tantinho assim de chocolate na dieta? Dúvidas cruéis prontamente respondidas pelas nutris Regina Moraes Teixeira (SP) e Nadia Almeida, do Hospital São Cristóvão (SP).

“O chocolate não só fornece energia ao organismo, como estimula a serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Alguns tipos são ricos em polifenóis, excelentes antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce. Entretanto, não podemos nos esquecer que a moderação e a escolha são determinantes para que haja esse efeito”, diz Regina. Ahá! Mais detalhes, você lê a seguir.

Chocolate ao leite

É bem calórico e tem menor teor de cacau. Nadia Almeida alerta: "Chocolate ao leite possui de 15 a 30% de massa de cacau, manteiga de cacau, açúcar, além de leite em pó ou condensado, que são prejudiciais se consumidos em excesso". Quando combinado com nuts – nozes, avelãs e amêndoas, por exemplo –, o chocolate ao leite ganha ainda mais gordura saturada e açúcar, fazendo a glicemia disparar. "Pode, inclusive, gerar oleosidade na pele", completa Regina. É, você leu certo: é possível que seu rosto denuncie com espinhas que você detonou um tablete de chocolate.

Jean Claude Van Dame Chocolate

Chocolate branco

Imagine o chocolate branco como uma mistura de manteiga de cacau, açúcar e gordura. Não dá para aliviar a má reputação entre os especialistas: são calorias vazias mesmo.

Chocolate meio amargo

Possui de 40 a 55% de cacau e menor quantidade de manteiga de cacau e açúcar se comparado ao tradicional.

Chocolate amargo

“Quanto mais cacau, melhor”, afirma Nadia. Com cerca de 60 a 85% de cacau na composição, menos açúcar e gorduras, é a melhor opção para aproveitar todos os benefícios do cacau. A teobromina, uma substância com atuação semelhante à da cafeína favorece o sistema nervoso central e até os músculos cardíacos.

Chocolate diet

Contém massa e manteiga de cacau, leite em pó e soro do leite. Existe a restrição de açúcar, mas não significa que é light, ou menos calórico. Em seu preparo, há um acréscimo de gordura, muitas vezes, mais calórico que o tipo ao leite. Apesar de ser uma aposta certeira de muitos diabéticos, é mandatório procurar a orientação de um médico e nutricionista para que o especialista defina as quantidades adequadas de consumo.

urso desenho chocolate

Chocolate orgânico

O cacau e açúcar presentes neste tipo de chocolate são totalmente orgânicos, livres de conservantes. Há a garantia de que o alimento foi cultivado, colhido, preparado e transportado em um sistema sem a contaminação de produtos químicos sintéticos, fumigados ou irradiados.

Alfarroba

É utilizada para substituir o cacau na produção de chocolate. Possui pouca gordura e diversos minerais como cálcio, potássio e fósforo, além de vitaminas do complexo B. É ainda uma boa opção para pessoas com diabetes, pois não contém adição de açúcares.

Chocolate com whey

“É interessante para quem segue uma dieta visando o ganho de massa muscular”, comenda Regina Moraes Teixeira. Além dos ingredientes tradicionais, como a massa e de cacau, o Whey Protein (proteína extraída do soro do leite) é adicionado aos ingredientes, podendo impactar as calorias finais.

Chocolates funcionais

Imagine ter a cada mordida nutrientes que ajudam desde a firmeza da pele, a tpm ou eliminar gordura? Pois é essa a proposta do chocolates funcionais. Ativos como colágeno, óleo de prímula, óleo de cártamo (conhecido por ser um aliado na aceleração do metabolismo) e outros nutracêuticos, são associados ao doce e unem seus benefícios ao cacau. Mas, não é por serem "do bem" que podem ser consumidos desenfreadamente, ok? “Apesar de todos seus benefícios, os chocolates possuem muitas calorias. É preciso comer com moderação sempre”, finaliza Regina.

Mais sobre alimentação e dieta? Olhe aqui:

Mais bom humor? Acrescente alimentos com triptofano no menu!
Conheça 6 tipos de leites vegetais e seus (super) benefícios
Cozinha fit: 4 receitas de bolinhos funcionais

Juliana Vaz
you might also like