Home / Moda / Estilo / Saia mídi revelada: perca o medo e encare o estilo ladylike

Moda

Saia mídi revelada: perca o medo e encare o estilo ladylike

Fernanda Guimarães
por Fernanda Guimarães Publicado em 25 de maio de 2015
434 compartilhamentos

É hora de dar um break para a minissaia e de desmistificar o comprimento mídi!

A saia mídi ainda não encontrou chance no seu armário? Deixa a gente adivinhar: você acha que o comprimento médio só funciona para as altas e magras? Tsc, tsc - adiantamos: tem muitas bloggers plus size estilosíssimas por aí provando que não. O modelo é caretão demais? Longe disso. Você já até considerou arrematar uma saia mídi mas não saberia casá-la com as peças que já tem em casa?

Bom, missão dada, missão cumprida, cara leitora. Com a ajuda da personal stylist Juliana Parisi e da apresentadora do Esquadrão da Moda e expert em styling Isabella Fiorentino, fomos buscar as respostas para as principais dúvidas de estilo que impediam a saia mídi de ser pivô no seu closet. Garantimos: ao final do texto, ela vai ser sua peça queridinha, daquelas que a gente acha que vai sair andando sozinha de tanto que usamos, sabe?

1) Sou baixinha e quero usar saia mídi. Posso?

A saia mídi está liberada para as petites, sim. A regra: quanto mais curto o comprimento, menos a silhueta fica achatada. Na hora de escolher a sua, prefira modelos que terminam logo abaixo do joelho. “Assim, não haverá tanta quebra de silhueta e mais linha de perna à mostra”, ensina Isabella. A fórmula do sucesso: combine com um escarpin de bico fino para alongar e a saia com a cintura alta bem marcada, como sugere Juliana.

2) Sou alta e também quero! Como?

As mais altas não se prejudicam tanto com o 'fator achatador' da saia mídi e podem abusar de dimensões diferentes. “Para as mais altas, o comprimento pode ser até o ossinho do tornozelo”, afirma Isabella.

Taylor Swift © Getty

3) E as gordinhas têm vez?

A gente nem hesita na hora de responder um “sim” bem alto. Para quem quer disfarçar as formas, Juliana indica um modelo levemente marcado na cintura combinado com uma blusa de tecido leve, usada por dentro da saia. Para ganhar pontos na elegância: vá de salto alto!

© Reprodução/ Girl with Curves

4) E por falar em salto, qual é o melhor sapato para usar com saia mídi?

“Evite a saia mídi com sapatilhas e rasteiras para não deixar o visual achatado. Escolha um salto médio ou alto, sandálias ou escarpin para alongar e deixar o visual elegante e feminino”, explica Juliana.

Em tempos de tendência anos 70 na moda, Isabella aposta no combo saia mídi + sandálias de salto grosso, mais pesadas. “O escarpin é bacana, mas pode encaretar o look, se a parte de cima for uma blusa muito chique, como de seda", alerta. Quando usá-lo, a apresentadora recomenda combinar a saia com uma camiseta com estampa divertida ou camisa jeans para quebrar a sisudez.

America Ferrera © Getty

5) E com que bolsa eu vou?

Já que estamos no departamento de acessórios, a bolsa da vez para harmonizar é a clutch ou uma minibag. Ambas casam bem com a saia mídi por serem mais delicadas e femininas. O tamanho pequeno ajuda a equilibrar as proporções, principalmente se a saia for mais ampla. Se você é daquelas que carrega a casa na bolsa e não abre mão de dimensões máxi, prefira os modelos de bolsa com alça curta, das que você carrega na mão.

© Getty

5) Saia mídi no inverno ou no verão?

Os dois! Além de ser tendência e ter aparecido em passarelas mil, tanto nas temporadas de inverno e verão, você pode protagonizar looks com saia mídi, faça chuva, faça sol.

No inverno: combine com as peças-ícone da estação como meia-calça, botas de cano curto e jaquetas (nós amamos as de couro!). Saiba dosar as proporções e fuja de sobretudos. “Evite casacos muito pesados e longos, que escondem a saia”, diz Juliana.

No verão: pode reciclar sua saia mídi com regatinhas, blusinhas mais leves, camisas, etc. Nos pés, uma sandália de tirinhas finas dá o cheque-mate!

© Getty

6) Posso usar saia mídi no trabalho?

Super! O comprimento comportado e ladylike funcionam em ambientes de trabalho mais formal e garantem visual elegante e feminino com uma camisa, por exemplo. Se o seu escritório tem um dress code mais tranquilo, sinal verde para fazer uma combinação mais fun, com tênis ou camiseta, por exemplo.

© Getty

6) Amei e quero comprar! Em qual modelo apostar?

Para quebrar o cofrinho e investir certeiro, procure um comprimento que valorize o corpo e em cor neutra como preto, branco ou nude, sem estampas, para conseguir combinar com peças diferentes. Juliana dá as coordenadas: a saia mídi que favorece todos os tipos físicos é no modelo evasê, levemente rodada, que disfarça quadril largo e pernas grossas e destaca a cintura. Anotou?

© Getty

7) Atualizando a saia mídi...

Os looks mais-mais para as próximas estações? É para ontem! Use sua saia mídi com:

- Cropped top. “O visual é moderno e super feminino”, comenta Juliana.

- Estampas. “Faça uma combinação ousada como listras e floral ou com dois tipos de estampas geométricas”, sugere Isabella.

Emma Stone © Getty

Dicas de moda sem complicação:

Como usar as peças mais cool da temporada:

- Como usar camisa jeans? Superideias aqui!
- Todo mundo pode usar saia longa! Saiba como
- Moda até o pescoço! Veja como usar cachecol
- 30 looks para usar macacão jeans com pegada cool

Trends e mais trends:

- A hora e a vez do tênis branco no guarda-roupa
- Como adotar a tendência 70's, segundo as fashion weeks internacionais
- 5 tendências internacionais que valem o seu investimento
- O casaco é o protagonista! 8 peças-chave para usar neste inverno

por Fernanda Guimarães 434 compartilhamentos

você também vai <3: