Home / Comportamento / Relacionamento / namoro

12 conselhos amorosos fáceis de dar e difíceis de seguir

by Fernanda Guimarães ,
12 conselhos amorosos fáceis de dar e difíceis de seguir© Splitshire

Nos assuntos do coração (e em vários outros), é mais fácil falar do que fazer

Quem nunca fez o papel de oráculo amoroso em nome de uma amizade? Se você levantou a mão, provavelmente não sabe como é analisar páginas e páginas de conversas do Whatsapp (aquele abraço para o idealizador do recurso “Enviar conversa por e-mail” do app, aliás), nem oferecer ombro, ouvidos e colo para a amiga que está passando por revezes do coração. Faz parte do time #falaqueeuteescuto? Boa! Nós também.

Só que, quando a situação se inverte e é você quem está sofrendo, seguir as lições, ditas antes com aquele ar de sabedoria, parece tão difícil. Hipocrisia? Teimosia? Pode até ser, mas a gente entende. Raciocinar de forma objetiva sobre questões amorosas é tarefa quase impossível.

Os 12 conselhos abaixo saem com facilidade da boca se o coração partido, inquieto ou confuso não é o seu. Caso contrário, admita: você não segue à risca. Divirta-se com esta pequena dose de choque de realidade.

#1 “Espere ele ligar”

Conheceu o cara ontem? Já namoram há um tempo? O contexto, no fim das contas, pouco importa. Questões como E se ele perdeu o celular/Será que ele está esperando a minha ligação pipocam a cada minuto e, confesse, o seu dedinho já ensaiou a discagem três vezes no celular.

Fato: se a ansiedade gritar, não há conselho que a faça desistir de completar a chamada. Sem julgamentos.

#2 “Não ceda desta vez”

Pisar na bola é ok, afinal somos humanos. Agora, erros sucessivos magoam e demonstram certa falta de cuidado (pra dizer o mínimo, cof, cof), não é mesmo? A parte do casal que cede 100% das vezes é a que sofre 100% das vezes.

Fato: para algumas garotas, a possibilidade do namoro acabar assusta mais do que ter de engolir sapos. Mais uma vez, sem julgamentos. Um outro texto do taofeminino pode ajudar nessa questão – por que ignoramos os sinais de que deveríamos terminar?. Leia e reflita se a carapuça serve.

#3 “Você pode ficar com alguém melhor, vai!”

Talvez possa, talvez não. Quem consegue lidar com essa incerteza? A opinião da amiga conta muitos pontos, é verdade, mas a decisão é sempre sua.

Fato: mas ele é tão legal, bonito, inteligente... ah, conselho automaticamente ignorado: check! E a autoestima vai ladeira abaixo, sério.

#4 “Talvez ele não esteja tão a fim de você”

É mais fácil para alguém de fora enxergar se a química está rolando em um fluxo balanceado. Vamos combinar que, para uma amiga mandar esse conselho na lata, é porque alguma coisa não está certa mesmo.

Fato: não, ele não está só se fazendo de difícil. Pode ser que a sua best tenha razão.

#5 “Não se apresse (e nem pressione)”

Seu cérebro dá o play em I wanna have your babies toda vez que recebe uma mensagem do dito cujo.

Fato: muita calma nessa hora. Deixá-lo saber que você já está pronta para algo sério depois do segundo encontro pode causar certo... desconforto. Segure a onda, sra. Ted Mosby.

#6 “Não jogue demais”

Mas é isso que eles querem, certo? Homens gostam do desafio da conquista. Errr, a resposta é não e não, querida leitora.

Fato: desmarcar encontros constantemente, agir como se não estivesse nem aí será traduzido como “eu não gosto de você”. Péssima jogada.

#7 “Mantenha a calma”

O conselho mais fácil de dar e mais difícil de seguir de toda a história da humanidade. Sem mais.

Fato: Pera lá, ele realmente vale toda essa neura? Pois é, a gente concorda com a sua amiga e acha que não.

#8 “Relaxa, vai aparecer alguém”

Você completa exatas 23 semanas totalmente solteira no próximo sábado, sem perspectivas de uma nova paquera.

Fato: E só por querer um namorado você vai ficar com um cara que não tem lá muito a ver com você? Conquiste sua independência – você não precisa de ninguém para te validar. Sai da noia.

#9 “Não se cobre demais”

Quem não quer ficar linda, ser coberta de elogios pelo guapo? Para isso você dobrou as horas na academia, esqueceu das amigas e começou a fumar só porque ele sempre sai para um cigarro.

Fato: claro que é normal fazer concessões e uma forcinha para o relacionamento dar certo mas não passe por cima da sua identidade.

#10 “Você não pode mudar uma pessoa”

Ugh. Mania que só dá prejuízo que é querer mudar uma pessoa (sim, estamos julgando você agora).

Fato: o problema é lealdade ou caráter? Na maioria esmagadora das vezes, as coisas voltarão a ser do jeito que eram antes. Ele é quem ele é. Aceite-o ou deixe-o.

#11 “Não volte com ele!”

Dormir de conchinha, ficar em casa vendo filme. É muito melhor do que ter um caso de amor o um pote de sorvete.

Fato: assuma, você não sente falta dele e sim, da rotina do namoro. A vida de solteira pode ser muito divertida, sabia? Você tem nossa bênção para se jogar na balada.

#12 “O tempo é o melhor remédio”

Ele não sai da sua cabeça.

Fato: Às vezes é necessário o dobro do tempo que vocês ficaram juntos para curar algumas feridas, mas acredite, tudo fica melhor conforme o tempo passa.

Mais pílulas de sabedoria amorosa:

Guia definitivo da paquera via celular
O amor acabou? 12 sinais de que você não está mais apaixonada
13 dicas para se transformar na melhor versão de você mesma
Por que ignoramos os sinais de que deveríamos terminar?
6 tipos de cara pelos quais você não deve se apaixonar (de jeito nenhum)

Fernanda Guimarães
you might also like