Home / Maternidade / Filhos

5 dicas para escolher os óculos perfeitos para o seu filho

by Redação taofeminino ,
5 dicas para escolher os óculos perfeitos para o seu filho© iStock

Quando é aconselhável realizar exames oftalmológicos para crianças? Como escolher os óculos para que a criança se sinta confortável com eles? Quais são os melhores materiais recomendados? Aqui estão as respostas. Traduzido por Juliana Couto

Summary
  1. · Com qual frequência você deve fazer uma revisão?
  2. · Quais são os sinais de alerta?
  3. · dicas para escolher os óculos perfeitos
  4. · Ainda não acabou! Mais dicas com crianças:
  5. · Taofeminino ♥ Pinterest

Se nós, mais velhos, temos várias dúvidas quando vamos para comprar alguns óculos, que dirá quando o assunto é cuidar da saúde visual das crianças – nossas dúvidas podem multiplicar por dois. As premissas de qualquer pai para comprar óculos para seus filhos incluem que eles sejam bonitos, de qualidade e resistentes (ser à prova de mãozinhas é importante). No entanto, se a criança precisa usar óculos desde muito pequeno, você precisará acompanhar de perto o desenvolvimento da criança, as fases de crescimento, a graduação que pode variar.

© Lafont/Lagaferia.es
See album

Com qual frequência você deve fazer uma revisão?

O início visual das crianças começa desde o nascimento e atinge a sua expressão máxima a partir 4 anos, decrescendo até os 8 ou 9 anos. A visão é um dos fatores que mais influenciam o desenvolvimento global das crianças e deve ser acompanhada adequadamente, tanto em sua evolução quanto em cuidados e/ou tratamentos. Quando realizar a primeira consulta oftalmológica? Partindo do nascimento, é o pediatra quem faz um primeiro exame para descartar doenças e anomalias congênitas. Em seguida, de acordo com especialistas, é aconselhável realizar uma primeira revisão entre primeiro e segundo anos de vida, e verificações anuais de conduta até os 7 e 8 anos, período que termina o aprendizado visual. Em seguida, o oftalmologista que irá determinar quando são aconselháveis futuras consultas.

Quais são os sinais de alerta?

Se você observar gestos diferentes ou perceber anomalias nos olhos do seu filho, vá ao oftalmologista. Entre os principais sinais: desviar demais os olhos para enxergar para algo, lacrimejar constantemente ou vermelhidão nos olhos, inclinar a cabeça para fixar a vista, muita sensibilidade à luz, mal desempenho escolar (como não enxergar a lousa se se sentar mais distante) – essas duas possibilidades podem ser levantadas caso algum professor perceba algum comportamento diferente.

5 dicas para escolher os óculos perfeitos

Depois que seu filho foi diagnosticado com uma anormalidade no olho e precisa usar óculos (ou renová-los), é importante considerar essas dicas quando for comprá-los:

1. Tendências: esse requisito pode parecer frívolo no início, mas é muito importante que a criança se sinta confortável com os óculos, especialmente se eles forem o primeiro. Envolva o pequeno para escolher cor, forma, tamanho. O mesmo vale para óculos de sol. O fator psicológico é muito importante para que a criança não os veja como um inimigo (possível provocação na escola), mas como uma vantagem para melhorar a sua qualidade de vida e de aprendizagem. É importante sempre dar confiança para as crianças em todas as suas facetas.

2. Armação: é comum pensar que as opções de silicone são as ideais para crianças, mas especialistas também recomendam o uso das armações de acetato, que emolduram melhor as lentes e são mais resistentes que as de silicone e de plástico injetado.

​3. Conforto: pode-se dizer que é o mais importante para uma criança, já que eles não serão tão cuidadosos. Recomenda-se ainda usar stoppers, pequenas borrachinhas de silicone que são presas na haste e pressionam os óculos atrás da orelha, de modo que ele não caia. Incomoda menos que as tiras de elástico ao redor da cabeça.

4. Óculos extra: é importante ter um par de óculos a mais, pois em caso de quebrar o que está sendo usado, a criança não fica sem o acessório.

​5. Graduação: o grau dos óculos de crianças varia muitas vezes, por isso é importante realizar consultas regulares e o mais importante, realmente ir às consultas. Se os pais observarem qualquer anormalidade, é aconselhável ir o quanto antes.​

Ainda não acabou! Mais dicas com crianças:

Taofeminino ♥ Pinterest

Redação taofeminino
you might also like