Home / Maternidade / Filhos

5 dicas fáceis para cortar o cabelo do bebê

by Redação taofeminino ,
5 dicas fáceis para cortar o cabelo do bebê© iStock

O tempo passa. Se aquele recém-nascido de olho inchado e orelha amassada cresceu, o que dirá o cabelo dele. Se você optou por cortar o cabelo do bebê em casa, veja algumas dicas que vão ajudar você a cortar o cabelo perfeito. Traduzido por Juliana Couto

Summary
  1. · Molhe o cabelo do bebê
  2. · Separe as mechas mais longas
  3. · As costeletas
  4. · A nuca
  5. · Tchau, cabelo
  6. · Fique com a gente:

Seu bebê está crescendo e inevitavelmente chegou a hora de cortar o cabelo. Por volta dos cinco ou seis meses (depende de cada bebê), o cabelo ou começa a crescer mais ou volta a crescer (para aquelas fofuras que nasceram cabeludas e foram trocando de cabelo ao longo dos meses). Para você esse momento pode ser importante, não só por razões estéticas, mas porque pode incomodar o bebê.

Mitos devem ser desvendados: cortar somente as pontas do cabelo não fará com que ele cresça mais forte. Bebês perdem muito calor por meio da cabeça e por isso talvez não seja ideal cortar muito curto. Especialistas recomendam descartar máquinas de cortar cabelo, máquinas de barbear ou navalhas, até porque o mais indicado é que esses equipamentos sejam usados por profissionais.

Se você ainda não se sente seguro sobre levar seu bebê ao cabeleireiro, a melhor opção é cortar o cabelo dele com uma tesoura de ponta arredondada, mas adequada para cortes de cabelo. Aproveite para seguir as sugestões abaixo (e se prepare para muito cabelo espalhado pela casa).

© iStock
See album

1. Molhe o cabelo do bebê

O primeiro passa é molhar o cabelo do bebê com um spray de água, espirrando-a cuidadosamente por todo o cabelo. Escolha um momento que você considere que seu bebê esteja mais relaxado e calmo para que essa não se torne uma experiência ruim para ele.

2. Separe as mechas mais longas

Com um pente de criança, separe as mechas mais longas com cuidado e as estique segurando com o indicador, na altura do seu coração. Deslize seus dedos para as pontas e corte as que mais se destacam. Repita esse movimento até que todas as mechas estejam com tamanho semelhante.

3. As costeletas

Uma vez que todo cabelo está com tamanho semelhante, você pode se concentrar nas costeletas. Cubra as orelhas do bebê para você se certificar de não assustá-lo com o barulho da tesoura e não correr o risco de, a qualquer movimento súbito dele, você possa machucá-lo. Nas laterais, incline um pouco a cabeça do bebê, mas o deixo confortável. Esses movimentos precisam ser leves e suaves.

4. A nuca

Agora que mechas estão iguais e as costeletas (ou patilhas ou as laterais do cabelo) estão ajustadas, é preciso finalizar o corte na parte do pescoço. Cuidadosamente, coloque o rosto do bebê para baixo para que você consiga os cabelos para cima, corte e após cortar veja se não há pontas sobressalentes. Repita esses movimentos até que você ache que está curto o suficiente ou se combina com o resto do cabelo. Você pode receber ajuda de outro cuidador, como pai ou avós, para conseguir manter a cabeçado pequeno para baixo.

5. Tchau, cabelo

Terminou o corte? Acredite, o melhor é dar um banho no bebê e lavar bem o cabelo. Desta forma, você vai evitar cabelinhos por todo o corpo ou roupa que podem incomodá-lo ao longo do dia. Como sempre, aproveite a hora do banho, mas se concentre em tirar os cabelos restantes.

Fique com a gente:

Quer ler mais sobre maternidade?


Mãe, confira mais tendências em:

Redação taofeminino
you might also like